Águas da Prata
Bertioga, cidade do litoral paulista nos limites com a Serra do Mar

Atibaia – Parque Estadual Itapetinga

Para aproveitar um dos melhores climas do mundo neste final de inverno, Atibaia pode ser uma opção agradável. Partindo de São Paulo pela ótima Fernão Dias (65 Km), sendo sábado antes do meio dia, ainda é possível comer um pastel de Belém quentinho, assim que sai do forno na loja de Fábrica de uma conceituada fábrica de doces portugueses da cidade, a Ricocó.

trilha-do-parque-estadual-itapetinga

Na saída 50 da Fernão Dias (Bairro do Portão), além dos tapetes arraiolos tradicionais de origem também portuguesa (Alentejo), começa a estrada para o Parque do Vuna, uma reserva florestal agora inserida no Parque Estadual de Itapetinga. Este parque é uma das novas Unidades de Conservação do Contínuo Cantareira e tem 14.500 hectares, muitos de floresta nativa.

Visitar um lugar como este, com quase o dobro do tamanho do atual Parque Estadual da Cantareira, valoriza a criação de áreas de preservação ambiental e manutenção de locais onde se pode encontrar boa parte da fauna e da flora da Mata Atlântica. As imagens parecem ter sido tiradas de um livro de Rugendas de 1835, que retratou o Brasil e suas imagens usadas como tema para decorar louças e papéis de parede na França do séc. XIX.

A entrada para este parque fica em uma fazenda dentro de um condomínio residencial sofisticado. Não raro podem ser vistas siriemas, macacos e outros bichos. Existem trilhas que podem ser percorridas em maiores e menores distâncias, mas todas com uma possibilidade enorme de interação com a natureza.

Existem locais no alto das árvores para observação de pássaros e lajes de pedra que abrem vistas incríveis do Parque.

Além do Parque, também foi criado o Monumento Natural Estadual da Pedra Grande, portanto estamos a mais de 1.000 metros de altitude, sendo possível, deparar com cenas inusitadas e bem típicas desta altitude.

Aqui podem ser vistas em abundância os xaxins ou samambaia –açú. São exemplares pré-históricos que podem chegar a 10 metros de altura e que são protegidos por lei.

Caso um dia seja pouco e se a preferência for ficar praticamente dentro do parque, a fazenda Vale Encantado oferece pousada, restaurante e até massagens relaxantes para depois das trilhas.

crepe-quente-de-queijo,-palmito-e-cogumelosNa cidade, uma das boas opções de alimentação são os crepes do Zulla Cozinha Artesanal (antigo Santana Café em frente entrada do Condomínio Flamboyant) que podem ser abertos ou fechados, frios ou quentes, enfim do jeito que seu dia pedir. Sugestões: quente: nº 2 – com queijo, palmito e cogumelos fria: nº 9 – rúcula, mussarela, tomate seco e presunto crú.

foundee-chinoise,-versao-suica-que-cozinha-a-carne-ao-inves-de-fritar-como-no-frances

Uma curiosidade deste lugar é o foundie chinoise, prato suíço com sotaque oriental que cozinha a carne (baby-beef) ao invés de fritá-la como no prato europeu.

À noite visite um dos melhores restaurantes da cidade, o Comadre, especializado em risotos. A proprietária Dona Ângela, cuida pessoalmente da cozinha e seu cardápio tem combinações inovadoras e saborosas. Experimentamos o de pêra com gorgonzola e o de morangos, queijo brie e amêndoas. Deliciosos!

Risoto-de-pera-com-gorgonzola

Enfim, a cidade de Atibaia é uma boa porta de entrada para este importante complexo natural e novo parque estadual, a menos de 70 Km de São Paulo, mas tão valioso como a longínqua Amazônia.

 

Serviço

Parque Estadual Itapetinga
fone: (11) 4416-8606

Restaurante Comadre
Al. Lucas Nogueira Garcez, nº 3372 – Atiabia – SP
fone: (11) 4411-2790

Pousada Fazenda Vale Encantado
Rod. Fernão Dias saída 50 – Estrada Clube da Montanha
fone: (11) 4416-8606
www.fazendavaleencantado.com.br

Zulla Cozinha Artezanal
fone: (11) 4418-2523