Benedetta – O Polpettone que é uma refeição!
Pizzaria Sacada

Cantina e Pizzaria Castelões

A Castelões é a pizzaria mais antiga de São Paulo, em funcionamento desde 1924, no mesmo bairro onde a comunidade italiana primeiro se estabeleceu na cidade, no Brás. Vicente Donato, que era garçom, virou gerente, depois proprietário e sua família administram a casa há três gerações.

A Castelões preza pela tradição e suas pizzas continuam fazendo sucesso, tanto que clientes de todas as partes da cidade substituíram a clientela local antiga. Mas o salão continua remetendo a uma São Paulo de outros tempos, com garrafas penduradas e inúmeras fotos nas paredes. O lugar conserva letreiro, mesas com toalhas quadriculadas nas cores da Itália e aparência original apesar de seus 90 anos de serviços.

Fornecedores antigos, ingredientes ainda escolhidos e preparados à moda antiga, método artesanal… Foi ao longo dos anos um dos locais prediletos para comemorações esportivas e políticas da cidade. Este museu gastronômico demonstra o pioneirismo da culinária italiana nos hábitos alimentares dos paulistanos.

Antipasto do Castelões

Antipasto do Castelões

Na entrada do restaurante fica uma mesa de acepipes, com numeras receitas típicas de antipasti italianas, com a berinjela enrolada com tomate seco, caponata e grelhada, sardela, salada de pimentão, de grão de bico, de feijão branco e de feijão fradinho, entre outras.

Mesa de Antipastos na entrada do Castelões

Mesa de Antipastos na entrada do Castelões

A mussarela é testada toda semana, enquanto no salão é possível ver as calabresas penduradas, que estão curando, para depois rechearem os discos. Do forno inaugurado em 1931 saem redondas com massa grossa e bordas altas e fartas.

Pizzaiolo no Forno da Castelões

Pizzaiolo no Forno da Castelões

São apenas 18 tipos, dos mais tradicionais, a última a ser introduzida no cardápio foi há 15 anos. A campeã com 45% dos pedidos é a Castelões com molho de tomate fresco e calabresa,coberta de mussarela. A Marguerita segue com 40% dos pedidos.

Pizza Castelões

Pizza Castelões

Para sobremesa raridades italianas como canoli, sacrapantina e a também tradicional Torta de Ricota completa a refeição que faz voltar no tempo.

Típica Torta de Ricota

Típica Torta de Ricota

Serviço

Cantina e Pizzaria Castelões
R. Jairo Góes, 126, Brás, SP
Tel. (11) 3229-0542