Expedição – Estação Ecológica da Juréia

Expedição Guará Vermelho – Uma visita ao Mangue Paulista

Os Guarás Vermelhos e o Estuário de Santos

Seu próprio nome denuncia o interesse dos indígenas nestas aves. Em tupi o nome “guará” significa penas que enfeitam. Devido à sua beleza, desde antes da colonização brasileira, os índios locais já caçavam os pássaros para confeccionar seus cocares e adornos mais exuberantes. Este fato levou a total extinção destas aves no Sudeste do Brasil. Eram encontrados até meados de 1986 somente na região Norte do país, principalmente na Ilha de Marajó. Agora esta beleza pode ser vista em abundancia no litoral paulista sendo uma das regiões de ocorrência destas aves, o estuário de Santos.

Mas a região se vê constantemente ameaçada pelo crescimento das áreas operacionais do Porto de Santos, por comunidades indevidamente localizadas às margens das águas sem estrutura adequada de saneamento básico e pelo descaso com áreas estritamente ambiental e de preservação.

guara-vermelho

Mas apesar de ser a atração principal da expedição outras 27 espécies de aves estarão esperando para ser fotografadas. Entre elas socós, biguás, colhereiros, garças, Martins… Um Tiê – Sangue, quem sabe? A previsão para esta data é de clima ameno e cores vibrantes.

 Mais informações e imagens sobre Santos

 Saiba mais sobre o Colhereiro Cor-de Rosa também encontrado no Mangue Santista

Esta expedição prevê amanhecer junto aos Guarás, no Mangue do litoral. Algumas horas são investidas nos vários canais do mangue. Após ampla sessão de contemplação e fotografia, a expedição ruma em meio ao mangue, para o Canal de Bertioga, com seus 30 km de calma, pescadores, barcos e aves! Em seu final encontram-se o Forte São João e o São Felipe, já em ruínas no meio da mata. De lá voltamos e desembarcamos no Porto de Santos para um almoço especial em um dos restaurantes mais antigos do Brasil, o Café Paulista com 102 anos.

Após o almoço sairemos de Bonde Elétrico para apreciar o Centro Histórico de Santos.

Participe da expedição! Consulte a próxima data.

Quer Participar? 

Entre em contato por aqui!

Roteiro – sábado

    • 4:00 – partida de São Paulo em direção à marina (van executiva)
    • 5:00 – chegada na Náutica da Ilha (Cubatão) e café da manhã
    • 5:30 – saída de barco para o Mangue
    • 6:20 – nascer do sol já em meio aos Guarás–Vermelhos
    • 8:30 – saída do Mangue em direção ao Canal de Bertioga. Neste trecho iremos pausadamente apreciando a natureza da parte continental de Santos, por entre mangues e canais, até chegar ao Forte de São João já na foz do canal de Bertioga.Comunidades Caiçara e Atrações avistadas ao longo do percurso de barco
    • Monte Cabrão(vilarejo de pescadores)
    • Ilha Diana (vilarejo de pescadores)
    • Ilha Barnabé (exclusiva para explosivos)
    • Embraport(terminal com última geração de tecnologia portuária – a inaugurar)
    • Base Aérea de Santos(Pista e Prédio Escola)
    • Forte de São João
    • Forte de São Felipe(escondido na mata)
    • 12:30 – Chegada ao Porto de Santos
    • 13:00 – Almoço em restaurante centenário
    • 14:30 – Passeio no Centro Antigo de Santos via Bonde Elétrico
    • 16:30 – Retorno para São Paulo

E como foram as últimas:

 

Reveladora, inspiradora, única, só para tecer alguns significados da Expedição Guará Vermelho. A viagem, que se inicia em São Paulo tem sua primeira parada na náutica em Cubatão. Após o café da manhã encorajador a embarcação segue pelo Rio Casqueiro até a entrada para o mangue.

Este percurso é feito ainda no escuro, apenas interrompido pelas luzes dos

guara_abre

guindastes gigantes do Porto de Santos.

Após cruzar as estradas que levam à Baixada Santista por baixo e pela água, ainda à noite chega-se aos inúmeros canais do mangue. O barqueiro se dirige para um local considerado dormitório dos pássaros, portanto com grande probabilidade da presença deles. Como num cenário, o dia começa a clarear e as primeiras luzes acusam dezenas de pontos vermelhos, nas árvores do mangue ou na lama aguardando o melhor momento da vazante para se deliciar com os pequenos caranguejos disponíveis.

Mangue de Cubatão

Mangue de Cubatão

É essa alimentação que resulta nas cores de suas penas. As máquinas fotográficas devem estar apostos, pois assim que qualquer pássaro se incomodar com nossa presença haverá uma revoada memorável.

Daí pra frente, o barco viaja pelos canais para avistar outros guarás e acaba não só os avistando nas margens e em revoada, mas também flagra capivaras e várias outras espécies de aves.O desenvolvimento à espreita da natureza

O desenvolvimento à espreita da natureza

Saindo do mangue a próxima parada é Ilha Diana, local de acesso apenas marítimo com tradição caiçara. Recentemente a fachada das residências da ilha vem sendo coloridas transformando a paisagem.

raizes-das-especies-do-mangue

Raízes das espécies do mangueA Expedição ainda depara com aves ao longo do Canal de Bertioga até os fortes na frente do Atlântico. O desembarque dessa viagem foi no Porto de Santos, próximo ao centenário Café Paulista, um restaurante histórico com 102 anos. O prato saboreado foi a Garoupa à Guanabara que é o prato mais pedido há mais de 30 anos.

Para a tarde, um calmo e pitoresco passeio de bonde elétrico escocês, pelas estreitas ruas do Centro Histórico de Santos que apresenta um pouco da história da cidade e do país.

Muitas oportunidades fotográficas, um cenário natural e histórico impares e tempo só para contemplar. Voltaremos.

Expedição realizada no Mangue da Baixada Santista em busca dos guarás vermelhos e tantas outras aves do local

Mangue a transição entre o mar e a terra

Mangue a transição entre o mar e a terra

caranguejos-que-alimentam-os-guaras-vermelhos

Caranguejos que alimentam os guaras vermelhos

 

Quer Participar? 

Entre em contato por aqui!

 

 

Comentários

  1. sou de santos gostaria de participar do encontro fotografico

  2. Luiz Gonzaga Calazans disse:

    PArabéns Juliana, Excelente a Proposta do Programa, Projetos e Excursões. Fiquei fascinado pelas afinidades: Fotografia, Gastronomia e Viagens, também minhas paixões, como a Administração, como um ex GV. Já montei muitos restaurantes, pois eles representam a construção do Cenário. Você é parente do George. Fui seu colega, acho que no Alberto Conte. Passe os valores da excursão do canal de Bertioga, pois menino fiz muitas viagens em direção ao SESC. Gostaria de mArcar uma reuniãoGrande Abraço. Luiz Calazans

  3. Ricardo Biserra disse:

    Tenho interesse, quais os valores?

  4. Marco Antonio Albuquerque disse:

    Favor enviar o preço do passeio.

  5. Douglas disse:

    olá.
    Gostaria de participar da expedição do guará vermelho. Gentileza informar os dados para depósito.

    Obrigado.
    Douglas.

  6. claudia disse:

    ola gostaria de saber o preço deste passeio.
    aguardo retorno

  7. Boa noite. Gostaria de saber mais informações sobre valores e como procedo para ir nessa excursão. Enfim. Estou bem interessado. Ficarei no aguardo.

    Att.

  8. Ana Taemi disse:

    Valor e local de saída de SP?

  9. lourdes disse:

    Achei ótima a idéia, mas qual o preço pra quem é do grupo click fotografando São Paulo e por favor de que ponto em São Paulo sairá a van?
    obrigada

  10. Kamá Ribeiro disse:

    Estou super interessado! Qual o valor?

    Abraço

  11. vilma amaro disse:

    Muito legal a idéia. Eu conheci os guarás vermelhos no pará, ms sei que eles estão, também, em Cubatão. Quem sabe, dá para eu ir, tenho um compromisso no dia 14, mas se der, será bem legal, abração e parabéns pela inicaitiva, brilhante ! Roteiro ótimo!

  12. Márcia disse:

    e o preço?

  13. Olá,
    Estamos interessados.Eu e minha esposa.
    Qual o preço?
    Porque não colocam tudo logo no site?????????

  14. Achei interessante o passeio… Qual o valor por pessoa e vcs dão descontos para grupos?

  15. Karina Batista disse:

    Preço?

  16. Iara schaeffer disse:

    Por favor envie o preco!

  17. Mauro machado disse:

    Qual o preço desta excursão Guará-vermelho?

  18. Carolyn Lindsay disse:

    Estou interessasda Nesse passeio ao mangue. Pode me mandar mais detalhes do passeio para duas pessoas. Eu tenho dores de costa e acho muito incomodo viajar em carro com assento que não reclina. Tem a possibilidade de agente ir no nosso carro e te encontrar lá?

  19. Me interessei por essa aventura, gostaria de saber os valores.

    1. Aderbal Cervo Peres disse:

      Qual é o valor deste evento?