Culinária Argelina

Por Culinária Comentários , ,

nur_abreA cultura da Argélia não é uma das mais difundidas no Brasil, nem os argelinos tiveram grandes movimentos migratórios para São Paulo, mas sua gastronomia pode ser provada em restaurantes de cozinha mediterrânea na cidade.

A Argélia está localizada na África do Norte, tem grande litoral no Mar Mediterrâneo e faz parte do Magreb, região poente do mundo islâmico. Até por integrar o Magreb, que é composto também por Marrocos, Sahara Ocidental e Tunísia, a culinária tem suas semelhanças, mas com muita originalidade. Esta parte da África é ocupada pelos Berberes, um povo que vive nas montanhas e desertos da região.

Os pastores nômades do deserto aqui são chamados de Tuaregues. Por se tratar de um país muçulmano, a carne de porco não é consumida e o denominador comum é a carne de cordeiro. Mas o alimento mais consumido na Argélia é o cuscuz feito a base de semolina.

Apesar de a Argélia compor o mundo árabe, sua gastronomia recebeu influencias desde tempos remotos.

Mas esta rica gastronomia não é tão largamente representada em São Paulo como gostaríamos que fosse. A cozinha mais parecida com a sua é a marroquina, que já conta com alguns estabelecimentos na cidade.

Como podemos encontrar alguns pratos fartamente consumidos na Argélia, tratamos de oferecer ao conhecimento de todos que queiram provar desta cozinha centenária.