Ilha do Mel – Transporte e Hospedagem nas Encantadas

Ilha do Mel, no Litoral Paranaense é preservada e sossegada

ilhadomel_abreApesar de estar a uma distância considerável de São Paulo, a Ilha do Almirante Mehl – atualmente conhecida como Ilha do Mel, vale cada quilômetro rodado até lá e mais tarde, cada onda transposta no Canal das Galhetas, até atracar na Ilha que fica no litoral de Paranaguá, no estado do Paraná.

O caminho até o mar pode ser feito pela bela Estrada das Graciosas (saída da Rodovia Regis Bittencourt). Uma vez no litoral paranaense, vá até Pontal do Sul. Escolha um dos estacionamentos disponíveis, bem perto do embarque para deixar seu carro.

ilhadomel1Não são permitidos automóveis na ilha, sinal de que não se encontra trânsito, nem suas devidas poluições sonora e atmosférica. Ar puro, perfeito para a prática de caminhadas ou pedaladas.

São 25 minutos de travessia até a ilha, com direito a apreciar o canal percorrido pelas grandes embarcações até o porto de Paranaguá. Com sorte e algum cardume por perto, pode-se avistar golfinhos nos arredores das ilhas. Os horários de travessia são realizados de hora em hora.

São muitas as opções de camping, quartos e pousadas na Vila do Farol, onde está o Trapiche da Praia de Brasília. Dos mas rústicos aos mais sofisticados, os estabelecimentos atendem a todos os bolsos.

Os quartos para alugar podem estar em propriedades simples ou em campings. Em geral têm apenas uma cama ou beliche e compartilham o banheiro. Já as pousadas, utilizam materiais e componentes visuais nativos, porém com maiores tratos nos detalhes e conforto.

ilhadomel2As ruas da vila são trilhas de areia, que permeiam o povoado e conduzem à Praia Grande, Praia de Fora, Praia do Farol e o próprio Farol das Conchas, este com todo seu romantismo desde 1872, com torre de ferro de aproximadamente 18 m. trazida da Inglaterra. Ao todo são aproximadamente 2.000 metros de trilhas no povoado, onde se encontram mercearias, restaurantes e lojas para conveniência dos turistas.

Todas as trilhas da ilha valem a pena e podem ser percorridas com bicicletas de aluguel ou a pé. O terreno é plano, portanto não existem trilhas de grande dificuldade. Próximo à Vila do Farol está o istmo, que vem encolhendo a cada ano. Ele une as duas extremidades da ilha e conduz à Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres.

ilhadomel4

A fortaleza foi construída no séc. XVIII para proteger o Brasil dos espanhóis, mas seus canhões foram utilizados pela primeira vez com a ajuda de moradores da ilha, contra embarcação britânica na baía de Paranaguá, (1850) quando havia tráfico negreiro.

Mais tarde, como pode ser visto no mirante da fortaleza, foram trazidos canhões britânicos do início do séc. XX, para modernizar a artilharia. As praias e paisagens são de uma beleza memorável. São 4 quilômetros, portanto, vá cedo e almoce por lá. Existem bares e pousadas com opções de petiscos e refeições. Vá pela praia e volte pela trilha interna, com mais sombra e uma exuberância de bromélias.

Outra opção de trilha é para Encantadas, passando pela Praia Grande e do Miguel, a Ponta da Nhá Pinha e sua capela, a Praia da Bóia e a Gruta das Encantadas. Atravesse a ilha pela trilha ao lado da praça de alimentação na Praia do Miguel e estará na Vila das Encantadas, a Praia das Encantadas e o outro trapiche. São várias as opções de alimentação, lojas e conveniências. Para voltar, pegue um barco que estiver retornando para o trapiche de Brasília e consiga uma parada na Praia do Belo.

ilhadomel6ilhadomel7ilhadomel3

Isolada, selvagem, de frente para o continente, com certeza a Praia do Belo irá te surpreender. Não há estrutura de alimentação e a trilha de volta para a vila é maravilhosa, com bromélias diferentes.

Não perca o pôr do sol do istmo, o luar no Farol das Conchas e as belas paisagens do alto dos poucos morros existentes. Para os amantes do surf, Praia de Fora ou Praia Grande proporcionam as melhores ondas.

Leve repelente, bloqueador solar, creme hidratante e chapéu, pois o sol não perdoa. Não existem bancos ou caixas eletrônicos na ilha, mesmo assim, muitos estabelecimentos não aceitam cartões, portanto é melhor levar quantia suficiente de dinheiro. Na ilha também não existem farmácias, mas conta com posto de saúde.

Enfim, a Ilha do Mel é um paraíso com vilas de pescadores nativos, praias selvagens e paisagens paradisíacas, com Estação Ecológica e em Parque Estadual.

Boa viagem!