Jacaré de Papo Amarelo – Réptil característico da Mata Atlântica

Tucano – Ave cartão postal do Brasil e da América do Sul
Quati – mamífero e carnívoro, vive em bandos nas matas brasileiras

Jacaré de Papo Amarelo – Réptil característico da Mata Atlântica

jacarepapoamarelo_abreA proibição da caça diminui o risco para esta espécie que já esteve mais ameaçada. Interesses em seu couro e carne contribuíam para sua caça, mas a principal causa atual de perigo para eles é a poluição e desmatamento do meio ambiente.

Tem cor esverdeada e o papo amarelado, o focinho é curto e chato ( por isso é jacaré, pois os crocodilos tem o focinho fino e longo).

Fica em áreas baixas que formam lagoas e beira de rios e lagos. Seus filhotes são atacados por teiús e quatis, por isso é agressiva no período de crescimento de suas crias. Constrói o ninho em beira de lagoas e charcos, embaixo de folhas secas. Apesar de fazer ninho em local ermo, sem movimento de humanos, vale à pena tomar cuidado, pois os adultos chegam a 2,5 metros de comprimento e sua mordida é forte o bastante para romper uma carcaça de tartaruga.

É um animal muito importante dentro da cadeia ecológica, pois alem de se alimentar de insetos transmissores de doenças, suas fezes alimentam outros peixes e seres aquáticos. Onde há jacarés há mais peixes.

Embora seja considerado carnívoro este espécime se chama Dódi e foi encontrado no litoral da Bahia e come pão de queijo! Nos finais de tarde é possível observar os pequenos gatinhos que vivem próximos lamber seu enorme focinho. Não é criado em cativeiro, mas prova que é afável quando se tem respeito.

Estes animais são da época dos dinossauros e conseguiram se adaptar às intempéries dos tempos. No Brasil eles podem ser encontrados em vários estados de Mata Atlântica e também na vizinha Argentina.

Ter a oportunidade de observar estes animais é como voltar no tempo e deparar com criaturas somente encontradas em enciclopédias e filmes de ficção. Portanto tem uma beleza envolvente e hipnotizante.

[frame align=”left”]encongtra-se-nos-alagados-da-Mata-Atlantica-do-litoral-baianoEncontra-se nos alagados da Mata Atlantica[/frame]

[frame align=”left”]especie-encontrada-no-litoral-da-bahiaEspécie encontrada no litoral da Bahia[/frame]

[frame align=”left”]jacare-do-papo-amareloJacaré do Papo Amarelo[/frame]