O que fazer em Maresias e Região
Brotas, natureza acessível e produtos artesanais locais, no interior de SP

Litoral Norte, praias e estrutura para todos os tipos de turistas

Imagens bucólicas na Praia de Cambury

Para a maioria dos Paulistanos, o Litoral Norte teoricamente começa depois de Bertioga, para quem vai para o Rio de Janeiro. Considerando isso, abrange as cidades de São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba.

É um lugar que remete à ideia de natureza, estradas menores, praias mais “conservadas”, ou seja, que não tenham aspecto de praia urbana e sim o mais próxima possível de seu estado original. A categoria de hospedagem denominada “pousada” parece ter sido criada para esta região que desfruta dos últimos remanescentes da quase extinta Cultura Caiçara.

Uma das mais intensas viagens possíveis pelo litoral Brasileiro é pela Rio – Santos, uma estrada onde o visual de suas praias não são encontrados em nenhum outro ponto da costa. A forma como a vegetação e as praias são formadas, costuradas por rios que descem a Serra do Mar, em pequenos espaços entre as encostas de pedras, contemplada com inúmeras ilhas de todos os tamanhos e formas e um lindo Mar, presente na maior parte da vista do viajante.

 

São Sebastião

A cidade de São Sebastião é a primeira de quem vem da capital e figura entre os principais atrativos do litoral norte do Estado de São Paulo.

Em sua extensão litorânea encontram-se ilhas desertas, praias tranquilas ou agitadas, mata atlântica protegida e remanescentes da cultura Caiçara.

Tudo isso pode ser visitado com muito conforto e conveniência, pois a cidade é atendida por estradas em boas condições e de beleza cênica, além de possuir em muitas de suas praias, uma extensa estrutura de hotéis e restaurantes para encantar e atender a todos os gostos e bolsos.

A cidade é formada por bairros principais, que são suas praias mais populares como Maresias, Cambury e Juquehy, entre outras.

Praia de Santiago

Praia de Santiago

Para quem pretende variar na hora da praia, em até 20 minutos de carro a partir de qualquer bairro chega-se a várias outras praias vizinhas como a de Santiago, com águas mais calmas e pequenos serviços de praia. De lá se tem vista das Ilhas de Toque Toque Pequeno, Montão de Trigo e Alcatrazes, uma delas com formato que lembra uma cena frequente das águas deste litoral, Tartarugas Verdes ou de Pente respirando na superfície do mar. Uma nascente no canto sul da praia fornece água doce ao visitantes.

Vale a pena fazer uma pequena caminhada para chegar a Calhetas, uma das mais belas da região, com água de dois lados. Local ideal para descanso, sem serviço de praia. Em todas as praias é possível estacionar o veículo com facilidade. Para a Calhetas o estacionamento está na beira da estrada, mas é tranquilo.

Praia de Calhetas

Praia de Calhetas

A bem conservada estrada conhecida como Rio-Santos liga as praias por meio de curvas que apresentam uma paisagem surpresa a cada quilometro, sempre com o azulou verde do mar ao fundo. Para dentro do continente o Parque Estadual da Serra do Mar garante a manutenção da imensa Mata Atlântica.

 

Sem dúvida São Sebastião é um destino que deve ser explorado em vários dias.

Todas as praias tem características próprias e valem a pena passar o dia, não faltam opções gastronômicas e locais para descansar com qualidade.

Escolha sua praia para invadir e boa viagem:

 

Em Maresias:

Uma das praias mais badaladas deste litoral abriga boa estrutura de hospedagem e rede de restaurantes com oferta diversificada.

Maresias, no litoral norte do Estado de São Paulo é uma ótima opção para quem busca lindas praias, trilhas e natureza. O bairro que dista 170 km da capital e apenas 25 km do centro de São Sebastião é cercado pela Serra do Mar com morros elevados cobertos de Mata Atlântica e costões com vegetação litorânea. Cenário com show de cores característico do litoral norte paulista e um perfeito encontro do mar com a floresta.

No passado remoto a região era ocupada pelos índios Tupinambás ao norte e pelos Tupiniquins ao sul tendo a Serra de Boiçuganca como divisa. Com a ocupação portuguesa vieram os engenhos de cana de açúcar, fazendas de café e a pesca artesanal, esta ainda visível até os dias atuais em algumas praias da região, antes ocupadas apenas por comunidades caiçaras. Em algumas delas vê-se ao longe perto dos costões as boias das fazendas de mariscos, além de capelas de pau a pique em frente a praia.

Maresias que já foi a mais badalada praia do litoral paulista tem agora público formado por famílias e casais. As famosas casas noturnas da cidade realizam apenas eventos esporádicos e o bairro atualmente tem sido muito procurado para a realização de casamentos. Já a estrutura comercial dispõe de tudo o que o turista necessita como farmácias, lojas e restaurantes. Com boa disponibilidade para hospedagem, o destino oferece acomodações de todos os níveis e diárias que variam entre R$ 150 e R$ 600. Existem opções na beira do mar e dentro da mata.

A Praia de Maresias tem pouco mais de 4 km desde o Canto do Moreira até o Canto do Rio onde se pode comer, beber e alugar caiaques e pranchas de Stand Up Paddles.

Ainda muito procurada por surfistas que vem em busca de ondas fortes e frequentes, notadamente no Canto do Moreira, a faixa de areia branca e águas claras  fica em frente ao Arquipélago de Alcatrazes e também de uma laje de recifes submersa.

O que fazer em Maresias e região

Onde comer em Maresias e região

Onde se hospedar em Mareias e região

Pousada Pura Vida

 

Em Cambury:

Ostenta ótimos hotéis “pé na areia”, com apenas alguns metros que separam a areia das piscinas e dos quartos. A tranquilidade de ruas não asfaltadas e resquícios de mata escondem ótimos restaurantes.

 

Villa Bebek Hotel

Beach Hotel Cambury

Beach Hotel Sunset

Taioba Gastronomia

Antigas Restaurante

Do Villa Bar e Restaurante

 

Em Toque Toque:

Duas praias vizinhas que tem o mesmo prenome. A Toque Toque Grande tem a praia menor e a Toque Toque Pequeno tem a faixa de areia maior.

Antigas colônias de pescadores caiçaras, ambas são cercadas pela mata e abastecidas com poucos e bons restaurantes.

A pequena Toque Toque Grande abriga um dos núcleos de pesca artesanal do município de São Sebastião e a maior Toque Toque Pequeno de areia fofa e clara era uma antiga vila de pescadores que ainda conserva uma capelinha centenária.

Casa de caiçara

Casa de caiçara

Ilha de Toque Toque Boutique Hotel

Restaurante Pimenta de Cheiro

 

praia do litoral norte paulistaEm Boiçucanga:

Porém nem só de praias preservadas e água salgada vive a região de Maresias, a Cachoeira do Ribeirão do Itu compensa a curta trilha já no Parque Estadual da Serra do Mar, com entrada pela estrada do Cascalho, após a Ponte de Boiçucanga. Com 37 metros em sua maior queda, oferece piscinas naturais em seu entorno. Para chegar a este local especial é necessário o acompanhamento de guias autorizados.

A trilha começa em um estacionamento,c om serviço de bar simples e banheiro. Trilha sem muita dificuldade, com direito a travessia de riacho e caminhar sobre pedras. Um calçado versátil é recomendável.

 

Em Paúba:

Esta pequena faixa de areia guarda uma das mais pitorescas praias do litoral. Com apenas 1 restaurante ela congrega além de hotéis e pousadas, condomínios e flats.

Porto Paúba Residencial e Flats

Canto do Paúba

 

Em Juquehy:

Esta praia, apesar da mais próxima de São Paulo e já bem ocupada por veranistas, ainda abriga vias antigas, como por exemplo a avenida da praia que continua com pontes de madeira sobre os rios e solo acidadentado.

Beach Hotel Juquehy

Pousada Jabuti

Restaurante Tamanás