Escapada para Mogi das Cruzes
O que fazer em Mogi – Sabaúna oferece cenário bucólico em torno da Estação Ferroviária que virou museu

Mogi das Cruzes, um destino que oferece natureza, agro turismo e herança cultural

 

Templo BudistaQuando pensamos em Mogi das Cruzes pensamos em uma cidade de quase meio milhão de habitantes, com natureza exuberante a poucos quilômetros do Centro da cidade, além de forte herança da cultura oriental. Tudo isso bem perto da maior cidade do País, São Paulo.

A cidade de Mogi das Cruzes fica bem próxima da capital Paulista (aproximadamente 50 Km), portanto sendo alcançada facilmente, por estradas muito bem pavimentadas, em pouco mais de uma hora de viagem terrestre. Mas alguns detalhes fazem deste município um lugar singular para se visitar, a Imigração Japonesa e o Agroturismo.

O arvorismo é uma das atividades desenvolvidas no parque, por meio de passarelas como essa a alturas superior a 7 metros do solo.

Esta é uma cidade histórica que começou a aparecer ainda no início do século XVI, como parada para alguns Bandeirantes que saiam de São Paulo em direção às conquistas do interior do Brasil. Em seu perímetro urbano, Mogi das Cruzes guarda vários museus, casario e monumentos que materializam parte da história Brasileira. Na parte rural apresenta sua face mais Japonesa, com pequenas propriedades de imigrantes e descendentes do país do Sol nascente. No seu sertão convergem não apenas o maior rio do Estado, mas também algumas das principais formações de floresta de São Paulo (Serra do Mar, Serra de Itapeti e Matas Ciliares do Rio Tietê).

Lagos do Parque Centenário

Para amparar os turistas que visitam a cidade, Mogi dispõe de Hotéis para todos os orçamentos, uma variedade de restaurantes de culinária nacional e internacional, claro notadamente também os orientais.

Suas propriedades rurais oferecem oportunidades de contato com o cultivo de vários frutos, hortaliças e culturas especiais, como orquídeas, cogumelos e frutas exóticas. Existem vários passeios em que se pode viajar e fazer a feira, literalmente.

IMG_1021

Mas não é apenas no chão de terra em que podemos sentir a presença destes produtores, em alguns locais seus produtos poderão ser degustados em verdadeiros menus de “terroir” Mogiano. Em seus supermercados e quitandas também aparecem itens frescos e no geral graúdos para a venda.

O passeio do Trem Turístico, um sábado por mês, desde a Estação da Luz, na capital, até a Estação de Mogi das Cruzes. Os vagões utilizados para o trasnporte de turistas manteve as características originais do século passado e combinam perfeitamente com a tocante arquitetura interior da Estação da Luz. Quando se é recepcionado pelo maquinista à caráter é como voltar ao passado por alguns instantes.

Escapada para Mogi das Cruzes (bate e volta de Trem Turístico)

.

Acompanhe as matérias e desvende as oportunidades turísticas de Mogi das Cruzes

O que fazer em Mogi das Cruzes

IMG_8333Paraíso das Microrquídeas (Turismo Rural)

A maior coleção de microrquídeas do Mundo, com mais de 10 mil plantas, com apresentação de uma autoridade no assunto, o simpático e didático Sr. Masuji. Eles representam o Turismo Rural único de Mogi das Cruzes que mistura a natureza e a cultura japonesa. Aqui a fauna, flora e homem se integram com ótimos resultados e muita beleza. Ou melhor, micro belezas!

.  

Amanhecer no lagoCantos da Mata (Turismo Rural)

Um local repleto de natureza, excelente para fazer trilhas e praticar birdwatching. São frequentes os cursos e workshops oferecidos, como Sobrevivência na Mata, Desenho de Pássaros, Fotografia e Eventos Gastronômicos. Além das atividades o Cantos da Mata tem cozinha gourmet e industrial, bar e adega e até área de eventos.

.

Vasos e acessórios para o cultivoOrquidário Oriental

Um local onde se encontra variadas espécies de orquídeas, com serviço atencioso que orienta os visitantes nas formas de plantio e cuidados com as flores, amplo estacionamento e área de Turismo Rural para conhecer de trator.

.

.

Frutos premium no mercadoSítio Hoçoya (Turismo Rural)

Propriedade tradicional na produção de alimentos, com prêmios e marca valorizada no mercado de frutas. O colhe e pague é realizado no sítio e os visitantes poderão além de comprar frutas recém colhidas, aprender muito a respeito de plantio e desenvolvimento do sabor dos alimentos.

.

Sítio Matsuo (Turismo Rural)Tomatinhos orgânicos

No Sitio Matsuo os visitantes encontram a tradição Japonesa em forma de cultura, história e produtos orgânicos colhidos na hora. Lá está o Templo Budista Mogi Hakone

.

.

pastagens bucólicasQuerência Ismael e Antônia (Turismo Rural)

A propriedade oferece trilhas e colinas, com vistas da cidade e da região. No local são criados carneiros que completam a paisagem e as pedras formam um mirante.

.

.

Parque das NeblinasA área do Parque das Neblinas é repleta de trilhas que oferecem beleza e sossego aos visitantes.

Parque preservado com Mata e trilhas, atividades de arvorismo e atividades de rafting em cenário exuberante. Dispõe de sinalização ou guias para enfrentar as atividades. O parque dispõe de infraestrutura de alimentação. Opção de turismo de aventura e de natureza.

 

Casas de funcionários da Estrada de FerroSabaúna

Distrito tranquilo e retirado de Mogi das Cruzes oferece cenário bucólico na Estação Museu Ferroviário. As muitas ladeiras de paralelepípedos, o cachorro na calçada, os trilhos de trem e muitos outros detalhes compõe a imagem deste lugar. O Museu está instalado na Estação Ferroviária mostram a trajetória deste transporte na região.

 

Meditação na margem do lagoParque Centenário

Área de Proteção de Várzea do Rio Tietê com lagos, trilhas, animais…

Os símbolos Japoneses em cores vermelhas dão um aspecto diferente ao parque que também inclui um Museu com artefatos dos primeiros imigrantes.

.

IMG_9787Casarão do Chá 

O prédio construído com técnicas japonesas e paredes de taipa é um dos maiores ícones da cultura Oriental no país. Vale a pena conhecer a estrutura por encaixe e as exposições que sempre acontecem no local.

.

.

1140 metros de altitudePico do Urubu

O ponto mais alto da cidade de MKogi das Cruzes deve ser visitado em dias claros e limpos, pois de lá de cima avista-se não só Mogi das Cruzes, mas também o vale do Rio Tietê. Os mais aventureiros podem fazer um voo de paraglider, com ou sem instrutor.

.

Onde ficar em Mogi das Cruzes

Apartamento do MercureMercure Hotel

Hospedagem com padrão internacional de qualidade e atendimento e que não decepciona em Mogi das Cruzes. O hotel conta com piscina na cobertura e restaurante aconchegante para comodidade dos hóspedes. Os quartos ae=lém de espaçosos contam com minicozinha. O maior diferencial é a localização central do Hotel.

.

Entrada do HotelHotel Ibis

Este Hotel é muito bem localizado, está no meio de um dos principais cruzamentos da cidade, entre universidades, shoppings e restaurantes. Sua vista abrange parte da cidade com a Serra de Itapeti ao fundo. Distância a pé para lojas e restaurantes de marcas já consagradas e restaurantes locais de boa qualidade. A estrutura é moderna e eficiente.

.

Quartos espaçososHotel Marbor

O conforto aliado ao atendimento são os destaques do Hotel Marbor. Inserido no centro comercial de Mogi, o Hotel oferece mitas comodidades para quem vem a trabalho a lazer. Para relaxar, academia, sauna e quartos espaçosos.

.

.

Espaços abertos da casaCantos da Mata

Para quem procura hospedagem de qualidade fora da cidade, em meio à natureza, com suítes confortáveis e cozinha de Chefs. Todas as refeições, fogo de chão, degustações… Tudo com atendimento impecável e opções de atividades na mata ou de contemplação.

.

.

.

.

Roteiro Gastronômico de Mogi das Cruzes

Combinados servidos em barcosNoborisushi

O melhor representante da culinária Japonesa na cidade de Mogi das Cruzes oferece os pratos consagrados desta Gastronomia em ambiente familiar, com opção de ambiente difrenciado. Ozashikis para grupos ou pequenos encontros privados que oferecem a forma típica de mesa com tatami.

.

Galinhada do Cantos da MataCantos da Mata

Com estrutura para receber de casais a grandes grupos, o Cantos da Mata tem dois Chefs residentes que organizam eventos gastronômicos durante todo o ano. O cardápio sempre utiliza ingredientes de produtores locais, frescos e escolhidos especialmente para o restaurante.

.

T-Bone Steak com Risoto de ParmesãoPlancha Trattoria

O restaurante do Mercure Hotel está aberto o dia todo, pois serve além das refeições, também o café da manhã dos hóspedes do hotel. O menu traz especialidades Italianas, com receitas consagradas e grelhados, uma boa carta de vinhos e ambiente discreto. O Hotel dispõe de estacionamento e o bar oferece Happy Hour durante a semana, além de rodízio de massas e pizzas.