Os eventos de vinhos em São Paulo: mercado em evolução

Estações do Armazém Morumbi
Agenda Hilton Morumbi: Brunch com inspiração Portuguesa no 7 de Setembro
Hotel Beach Cambury
O que fazer no Feriado de 7 de Setembro

Os eventos de vinhos em São Paulo: mercado em evolução

Skyline de São Paulo

Skyline de São Paulo

Cada vez mais a capital Paulista tem recebido eventos destinados aos profissionais e apaixonados por vinhos. São encontros, cursos, feiras e eventos que trazem importadoras e produtores, lojas e fornecedores de acessórios, enfim o trade completo para atender todas as preferências e manter o público atualizado com as novidades e aqueles produtos que vale a pena conhecer.

Estes eventos mudaram e continuam mudando com vistas a atender melhor os anseios dos enólogos e tem mudado para melhor. Os locais de realização também estão merecendo atenção, pois estão sendo escolhidos baseados na vista da cidade, no conforto e na comodidade dos visitantes.

Além dos tradicionais Expovinis e Wine Weekend, atualmente encontros de determinadas regiões e países produtores vem crescendo no gosto dos Paulistanos.

Dos últimos eventos marcou a qualidade da organização da 4ª International Wine Show organizada no bem centralizado e conveniente Shopping Frei Caneca, que se não ofereceu nenhuma vista do skyline, pelo menos esbanjou organização no salão, tanto no que diz respeito à qualidade dos rótulos apresentados, quanto pelo espaço e alimentação disponível aos degustadores.

Promotor do International Wine Show

Promotor do International Wine Show

Mais uma vez parabéns a toda a equipe liderada pelo organizador Francisco Separovic, do Empório frei Caneca que ressaltou “realizar, pela primeira vez, a ‘International Wine Show’  em um sábado foi uma estratégia correta, pois ampliou a oportunidade de quem desejava participar do evento, planejado em cada detalhe para que os apreciadores de vinhos tivessem uma experiência única e inesquecível”. O local recebeu mais de 1 mil visitantes e contou com 45 importadoras.

Vinho Tinto Amarone Della Valpolicella

Vinho Tinto Amarone Della Valpolicella

Destaque do autor: Neste evento o destaque foi para o vinho Anteprima Amarone della Valpolicella Classico 2006, importado pela Épice. Depois de tomar este vinho não tive vontade de tomar mais nada! As uvas me surpreenderam, pois não as conhecia. O Amarone vem do Vêneto, na Itália e é composto pelas castas Corvina Veronese, Corvinone, Rondinella e Molinara. Ele fica em Carvalho Francês e Esloveno e o final amendoado é memorável.

O elemento gastronômico também vem ganhando destaque. Primeiro foram apenas a água para lavar as taças e perceber melhor as características de diferentes rótulos. Depois perceberam que não apenas as taças, mas também a boca fica carregada de diferentes estruturas, corpos, acidez… então disponibilizaram água mineral, indispensável para aliviar a boca antes de outro rótulo.

As bolachas de água e sal ou pequenos pedacinhos de pão foram gradativamente sendo substituídos por queijos, canapés, sopas, salgados… Tudo reposto assim que se abre algum espaço nas bandejas expostas permanentemente em ilhas montadas entre os stands.

No último Tannat Tasting Tour Brasil a organização já se preocupou com as possíveis harmonizações do serviço de alimentação e os vinhos apresentados. O resultado foram rótulos de encorpados Tannat entre os 125 apresentados, todos do Uruguay acompanhados de Empanadas e de Cordeiro Uruguaio.

Harmonização de Empanadas com vinho tinto

Sugestões de harmonização durante os eventos

Destaque do autor: neste evento fica para a estrela da noite, a Tannat com suas várias facetas em uma personalidade e para os produtores Moinhos de Vento, Alto de La Balena, Bodegas Carrau e El Capricho com um Tempranillo do Novo Mundo que vale a pena conhecer.

Stands de Expositores de vinhos

Stands de Expositores de vinhos

stand de importador de vinho durante a feira

Com os produtores sempre uma interação didática e curiosa

Mas não foi só isso que marcou o evento. O local escolhido foi desbundante, o espaço que abrigou as 29 vinícolas uruguaias e bateu recorde de participação, em cima do Museu de Arte Contemporânea, em frente ao Parque do Ibirapuera deixou a todos encantados durante as luzes do final da tarde e início da noite. Ou seja, tudo perfeito.

 

Vinhos El Capricho

Tempranillos surpreendentes!

Que seja assim e continue assim e muito sucesso aos organizadores!