São Roque, alcachofras, história e diversão

    saoroque_abreCapela de Santonio, tombada pelo IPHAN feita de Taipa de Pilão.

    Próximo ao centro está a Rota do Vinho, que atravessa São Roque serpenteando as colinas com plantações, pastos e remanescentes de mata. É nesta rota que se encontram a maioria dos bons restaurantes da cidade, assim como adegas que podem ser visitadas.

    No Km 4 fica o Quinta di Olivardo, um restaurante pitoresco em meio às videiras. Especializado na culinária portuguesa, tem no cardápio uma variedade de pratos a base de bacalhau. Os mais pedidos são bacalhau ao forno com brócolis e batatas, alheira no réchaud e claro, bolinhos de bacalhau.

    [frame align=”right”]saoroque2 Restaurante do Olivardo, com bolinhos de bacalhau, alheira,
    batatas coradas e até vinho em paisagem agradável[/frame]

    Para beber, a boa surpresa fica por conta do vinho branco seco de fabricação própria (uvas Lorena), que acompanha muito bem as receitas lusitanas. Tudo ao som de muito fado e uma vista tranqüilizante. De Sobremesa? Os famosos Pastéis de Belém e mais deliciosos produtos típicos para levar para casa.

    Após o almoço, pode-se visitar as diversas adegas da região. Uma das principais é a Vinícola Góes. Com uma estrutura surpreendente, conta com restaurante, ampla loja de vinhos, taças e acessórios, onde se pode degustar praticamente todos os produtos. Tem ainda lojas de presentes e embutidos, além da fábrica que pode ser visitada em um tour com os guias da empresa. Lá dentro os visitantes conhecem a história da vinícola, o processo de produção e engarrafamento das bebidas.

    Um dos principais representantes da gastronomia de São Roque é o Stefano Restaurante (Raposo Tavares, Km 56). A família opera a cozinha desde 1960, elaborando delícias da região de Piemonte na Itália. Na época de alcachofras, eles criam um menu especial dedicado à famosa flor local.

    Saiba mais na seção de Vinhos

    Conheça outros destinos a 300 km de São Paulo

    Algumas das opções são:

    De entrada, Alchafofra a Dorê e AL Inferno (recheada com ervas) e como prato principal, Lazanha de Alcahofra e Alcahofras Gratinadas.

    saoroque3

    Como a cidade oferece outros atrativos muito interessantes, e amanhecer com o canto dos pássaros e respirar um pouco de ar puro vale a pena ficar mais de um dia, hospede-se no Hotel Cordialle que fica no centro da cidade. Além de ótima localização e serviço impecável, dispõe de agradável piscina com bar, acomodações diferenciadas e um café da manhã exuberante.

    O grande atrativo histórico de São Roque é o Sítio Santo Antonio, com a Capela e a Casa Grande do Bandeirante Fernão Paes de Barros, construídos em 1681 e tombados pelo IPHAN.

    A propriedade pertenceu também a Mario de Andrade que promoveu sua preservação e valorização cultural. Hoje os turistas são recebidos por guias que trazem informações interessantes sobre a vida dos Bandeirantes na época do período colonial brasileiro.

    [frame align=”right”]saoroque6 Capela do Sítio Santo Antonio de arquitetura bandeirista e que já pertenceu a Mario de Andrade[/frame]

    Ski Mountain Park
    Para quem gosta de aventura e ação, o Ski Mountain Park oferece circuito de arvorismo, pistas de mountain bike e claro, pista de esqui e snowboard. Do teleférico, além do parque, tem-se a visão da cidade e dos vales da região. Há opções de restaurantes, cafeteria, e estrutura para todas as idades.Seja sábado ou domingo,este programa vale o passeio.

    Nota de Sustentabilidade
    São Roque merece ser visitada e revisitada, não só por seus atrativos, mas pelo compromisso pelo turismo e bem receber seus visitantes. Além de incentivar o turismo e a produção local, a prefeitura mantém uma fazenda de alcachofras para abastecer as escolas municipais, garantindo boa alimentação e manutenção desta cultura de origem européia, mas já dominada nesta região do estado. Parabéns a todos.

    quarto-do-hotel-cordialle

    [frame align=”left”]capela-do-sitio-santo-antonio-de-arquitetura-bandeirista-e-que-ja-pertenceu-a-mario-de-andradeCapela do sitio Santo Antonio de arquitetura bandeirista e que ja pertenceu a Mario de Andrade[/frame]

    [frame align=”left”]Altar do Sítio santo Antonio em São Roque, que era todo revestido com pó de ouro.Altar do Sítio santo Antonio em São Roque, que era todo revestido com pó de ouro.[/frame]

    [frame align=”left”]A cidade de São Roque realiza anualmente grande exposição de orquídeas.A cidade de São Roque realiza anualmente grande exposição de orquídeas.[/frame]

    [frame align=”left”]Hotel Cordialle oferece hotelaria de qualidade no centro da cidade, próximo ao centro de ExposiçõesHotel Cordialle oferece hotelaria de qualidade no centro da cidade, próximo ao centro de Exposições.[/frame]

    [frame align=”left”]alcachofra-roxa-de-sao-roque-a-especie-mais-consumida-no-brasilAlcachofra roxa de São Roque a espécie
    mais consumida no brasil.[/frame]

    Serviço

    Ski Mountain Park,Estrada da Serrinha
    www.skipark.com.br

    Hotel Cordialle Rua Sotero de Souza, nº 500, São Roque – SP
    fone: 55-11-4784-9500

    Restaurante Stefano, Rod. Raposo Tavares Km. 56 – Estrada dos Pinheirinhos s/nº, São Roque – SP
    fone: 55-11-4714-1464
    www.restaurantestefano.com.br

    Sítio Santo Antônio
    www.guiasaoroque.com.br

    Quinta di Olivardo, Estrada do Vinho Km. 04, São Roque – SP
    fone:55-11-4711-1100
    www.quintadoolivardo.com.br

    Vinicula Góes, Estrada do Vinho Km. 09, São Roque – SP
    fone: 55-11-4711-3500
    www.vinicolagoes.com.br