Teiú – O dragão brasileiro pode atingir 2 metros de comprimento

Palmito Jussara – Espécie ameaçada por seu sabor
Quero Quero – Ave de canto característico presente em todas as regiões do país

Teiú – O dragão brasileiro pode atingir 2 metros de comprimento

teiu_abreUm dos maiores bichos encontrados em nossas viagens tem sido o Teiú. Saiba que este é um dos maiores e mais pesados lagartos do Brasil, o que o transforma no nosso dragão oficial.

Enfim, ele pode ser próximo de 2 metros e até 5 kg. Ovíparo e Onívoro. Os filhotes são verdes, mas vão mudando à medida que crescem com manchas brancas ou amarelas. Pode ser um animal agressivo, portanto exige cuidados, desfere mordida e chicotada com sua cauda. Mas normalmente é muito arisco e logo foge na presença das pessoas. Embora possam viver próximos a humanos, pois são vistos inclusive em parques públicos, não devem ingerir alimento industrializado, extremamente prejudicial ao animal.


Se sua viagem for próximo a pedras e campos onde bate muito sol, você pode encontrá-lo, pois ele é uma espécie de sangue frio.

Tem sido muito gratificante o encontro com animais como o teiú em muitas de nossas viagens, pois é um animal belo e interessante. No cerrado são semelhantes aos seus parentes da África que monitoram a savana.

Conheça nossas Expedições Fotográficas para ver a natureza

Veja alguns dos Patrimônios da Humanidade no Brasil

Alimentam-se de ovos de galinha, quando tem acesso a galinheiros, senão se viram com camundongos, rãs, pintinhos e frutas doces, roedores e insetos.

Podem ser criados em cativeiro, onde precisam estar a temperaturas entre 28 e 32 graus.

[frame align=”left”]jacu-ataca-teiuJacu ataca teiu[/frame]