Ícone do site Olhar Turístico

7 Molinos

Pão da 7 molinos

Desde o forno de barro do Egito nunca a arte de fazer pão encontrou terreno tão fértil como na França. Após a queda do Império Romano, os pães que antes eram fabricados em padarias, agora teriam de ser feitos em casa. Mas a situação de assar pães constantemente ou os fornos comunitários duraram soberanos somente até o séc. XII, quando surge a Boulangerie Francesa. Já no séc. XVII a França era reconhecida como a Meca dos pães e centro mundial de fabricação.

 

Croissants e Baguetes

No Brasil o maior sinal da influencia da boulangerie francesa nos costumes mundiais foi a criação do pão francês. Este pão se originou pela demanda das classes mais abonadas e que viajavam a Paris constantemente, por um pão mais claro e leve como os franceses, ao invés dos pães escuros e pesados feitos até meados do séc. XIX no Brasil. Atualmente esta receita é a mais usada pelos brasileiros no café da manhã e lanches em geral. Por isso o consumo é de mais de 50 g per capita.

Recentemente houve um surto de abertura de padarias em São Paulo, das mais diversas etnias e técnicas de panificação. Uma delas foi a 7 Molinos, no Jardins. Esta “Boulangerie e Pâtisserie” foi aberta em 2011 e traz uma linha de produtos franceses desenvolvido por consultor francês e que permanentemente atesta a qualidade dos itens que fazem mais sucesso no cardápio.

 

Um dos trunfos da padaria 7 Molinos é o cultivo e uso de fermento natural, Levain. Este fermento é usado na confecção dos pães e provocam cascas crocantes e miolos macios, que tem texturas de diferentes ingredientes adicionados em várias receitas francesas. O da 7 Molinos é feito à base de mel.

O pão Multigrãos é o campeão de venda da padaria e tem sabor diferenciado, com textura na massa macia e uma casca muito crocante. Este pão aceita perfeitamente degustações com manteiga, queijo cremoso ou o azeite. Justifica sua fama a leveza e a grande presença de fibras em sua composição.

Pão Multigraos

Mas a casca crocante não é privilégio só do Multigrão, mas também de todos os pães da casa.

O Pão de Campo, mais claro e também muito leve. A sensação é de comer e não sentir. Mas tem miolo compacto o que torna seu uso, tanto para lanches como para foundes.

O mais famoso símbolo da boulangerie francesa no Brasil, o Croissant também é oferecido na 7 Molinos.

A massa deste pão é esticada e amassada várias vezes para produzir este efeito único.

Lanche Franchute

 

Pode-se apreciá-lo em forma de lanche como o Franchute com recheio de queijo prato, presunto, manjericão e tomate, ou se preferir doce, o pão vem recheado de amêndoas. A massa é perfeita. Levemente crocante e macia, muito macia.

 

Caracol de canela

Ainda tem os Caracóis que são oferecidos com cobertura de canela, com recheio de pistache com chocolate…

O Financier é um pequeno bolinho que acompanha bem o café. Talvez por isso tenha se tornado popular no distrito financeiro de Paris e assumindo esse nome.

Financier

Dos doces, o destaque vai para o Jèsuite, que foi originalmente feito no formato dos chapéus dos Jesuítas. É um triangulo de massa folhada recheado com creme e tem as dobras do chapéu.

Jèsuite

Além dos sabores a padaria é um lugar agradável, meio aberto para a rua e a luz natural, com mesinhas de frente para o movimento dos Jardins.

 

Serviço

7 Molinos
Alameda Lorena, 1914 – Jardins
São Paulo – SP
(11) 366-4433
facebook/7molinos.

 

Sair da versão mobile