Ícone do site Olhar Turístico

Akimatsuri de 2016 traz a produção local de alimentos e comida japonesa variada, além da cultura oriental

KODAK SMART LENS Camera

 

Caqui de Produtor Local

No próximo fim de semana acontece a 29a Akimatsuri, em Mogi das Cruzes. A festa celebrada em homenagem ao outono.

Os japoneses têm o costume de praticar oferendas aos deuses para agradecerem pela colheita e bem-estar das pessoas. Para isso, os nikkeis (imigrantes e descendentes de japoneses) realizam uma cerimônia religiosa com o intuito de mostrar a gratidão e pedir proteção contra doenças e o mau tempo.

A festa acontece durante dois fins de semana e no último sábado visitamos a feira. O mais interessante desta festa é perceber o quanto a cultura japonesa é importante na cidade de Mogi das Cruzes o que pode ser uma ótima oportunidade para visitantes conhecerem mais de perto e experimentarem um pouco desta cultura.

Os produtores levam produtos escolhidos para a festa e adotam preços bem razoáveis para frutas, legumes, verduras e notadamente cogumelos. Os amantes da culinária podem fazer a feira literalmente. Os caquis, cogumelos e vários tipos de verduras acusam a presença da origem oriental.

Espaço do Produtor oferece alimentos frescos para os visitantes

Mas na feira montada para o evento também são vendidos molhos e outros ingredientes próprios para a culinária oriental.

Fábricas de doces japoneses mostram sua linha de produtos e apresentam sabores exóticos como os típico doces de feijão.

Nesse espaço ainda são apresentadas as artes da escrita japonesa, o Ikebana e o tradicional ritual do chá.

Já na arena gastronômica a variedade de comidas japonesas oferecidas é significativa. Das churrasqueiras saem espetinhos de shimeji com bacon, das chapas os yakissobas, mas também pratos prontos como o Udon e Bentôs. Ao todo são 25 boxes de comida japonesa. Uma importante expressão da cultura gastronômica da colônia japonesa de Mogi das Cruzes e região.

Alguns pratos oferecidos são yakissoba, udon, tempurá salgado e de sorvete, gyoza, harumaki, takoyaki, oniguiri, yakitori, e outras iguarias.

Udon

Outro destaque da feira foi o espaço de apresentação dos melhores produtos da região. O zêlo e ostentação em torno dos alimentos plantados na região incita um agro turismo com características culturais únicas.

Couve Flor vencedora

A beleza dos vários tipos de cogumelos

Mais informações:

http://www.akimatsuri.com.br/

Sair da versão mobile