Ícone do site Olhar Turístico

As histórias por trás da fotos vencedoras do HIPA 2015-2016

Todo os anos, após a Cerimônia de Entrega dos Prêmios, o HIPA Award oferece um dia específico para que jornalistas possam entrevistar os vencedores, para que falem ao público sobre sua foto e como a conseguiu.

Conheça o Prêmio HIPA Award em detalhes

Veja as fotos vencedoras da Quinta Edição (2015 – 2016)

Estatísticas de participação dos fotógrafos no Prêmio

Hameed Husain Isa

1st Place – Hameed Husain Isa – Bahrain

O fotógrafo do Bahrain registrou a imagem que ficou em Primeiro Lugar na Categoria Happiness.

Ele conta que não conhecia as pessoas na foto e que eles não perceberam que estavam sendo fotografados. São companheiros de trabalho de longa data e que estavam comemorando uma festa após o serviço.

Para Hamneed o mais importante na foto é a história, em Preto e Branco para dar maior dramaticidade.

Steven Winter

1st Place – Steven Winter – United States of America

O Americano é fotógrafo da National Geographic Magazine. Sua foto ficou com o Primeiro Lugar na Categoria Wildlife.

Ele revela que utilizou alumínio preto no Flash enquanto se escondia atrás do veículo e aguardava o melhor momento. A foto foi tirada na volta para o acampamento e Steve já sabia que o Leopardo costumava ficar naquela árvore. Enquanto os outros guardavam os equipamentos, ele achou a hora certa para captar esta foto incrível.

Minming Lin

3rd Place – Minming Lin – China

O fotógrafo teve o Terceiro Lugar na Categoria Wildlife com uma foto que prima pelo momento.

Minming conta que planejou muito esta foto, que levou 3 meses para chegar na imagem final. O local é um parque próximo à sua residência e que ele quis tirar a foto para mostra a natureza do local.

Não apenas o animal, mas a época do ano, a hora do Sol e até mesmo o momento do dia mais indicado foi pensado pelo Chinês. A foto foi tirada no inverno, quando as garças vem se alimentar nos Rios. O horário foi escolhido por ser logo após a alimentação da ave, quando ela permanece estática por tempo prolongado. A foto foi captada em 2 segundos.

Min Ouyang

4th Place – Min Ouyang – China

O Chinês ficou com o Quarto Lugar na Categoria Wildlife com este Leão que olha para a câmera em Preto e Branco.

MInming é topógrafo e viaja vários países a trabalho. Em todos os lugares aproveita para praticar seu hobby que é fotografar. Ele está morando há 3 anos na África e toda a vez que pode vai at;e o Parque próximo que fica a 60 Km de seu trabalho.

Nesta imagem ele preza pelos galhos da árvore, que monstra o animal em seu habitat, com os olhos refletindo as lentes e mostrando levemente os dentes. Todos os elementos considerados por ele como essenciais na face do animal.

Para captar a imagem o fotógrafo ficou em uma tenda, fora do circuito dos safaris, que costumam interferir no comportamento dos animais. A uma distância de 10 a 12 metros ele usou uma lente pequena para fotografar o bicho.

Fabian Berg

5th Place – Fabian Berg – Germany

O Alemão Fabian Berg faturou o Quinto Lugar na Categoria Wildlife com esta belíssima foto em Preto e Branco.

Fabian conta que de 15% a 20% de suas fotos são P&B e ele prima pelo aspecto geométrico, sendo este estabelecido antes de mais nada durante sua captação de imagens. Para ele a foto precisa transportar uma mensagem que faça pensar.

Nesta foto Fabian está em uma tenda alta, de 20 a 30 metros distante fotografando Zebras na África e de repente chegou um Elefante. Ele usou uma câmera rápida, própria para fotografar animais e auto foco rápido. Nesta oportunidade foram feitas de 5 a 10 fotos deste momento para escolher a melhor.

Zhiqiang Zhang

4th Place – Zhiqiang Zhang – China

Outro Chinês e este ficou com o Quarto Lugar na Categoria Geral.

Como trabalha para o Governo não pode ostentar outra profissão, mas é fotógrafo nas horas vagas.

Nesta foto ele enquadrou a imagem como a vemos e se preocupou com a mensagem da foto, que é considerado o principal aspecto de uma imagem. A foto foi tirada para encorajar o esporte e propagar a bicicleta como o instrumento ideal. No geral a imagem transmite uma forma olímpica de se exercitar.

Fausto Podavini

5th Place – Fausto Podavini – Italy

Fausto além de fotógrafo profissional é professor de fotografia em Roma. Sua foto ficou com o Quinto Lugar na Categoria Geral. Para ele a composição geométrica vem primeiro.

Ele esteve na Etiópia por 3 anos para captar imagens da religião local. Na foto a luz de fundo precisou alcançar um momento exato da proporção justa para a foto. Foram 4 fotos deste momento para que esta fosse escolhida.

Ele ressalta a importância de vivenciar o cotidiano dos fotografados para obter os melhores resultados. Dormir com eles em uma cidade pequena estabeleceu uma relação humana antes da foto ser tirada.

Mais informações: hipa.ae

Sair da versão mobile