Ícone do site Olhar Turístico

Salvador, o destino predileto dos brasileiros

Vista Panorâmica de Salvador

Vista Panorâmica de Salvador

Escolhida pelos turistas como destino turístico número um, a Bahia comporta uma série de postagens especiais, sobre algumas das principais cidades e regiões turísticas do estado. A porta de entrada deste eldorado turístico é a sua capital, Salvador.

Especialmente composta de elementos afros, esta capital, a primeira do Brasil, oferece um extenso cardápio de atrações que merecem um roteiro bem pensado para extrair o melhor de uma visita à cidade.

Ladeira do Pelourinho

O tradicional continua atual em termos turísticos na cidade, portanto uma visita de mais de um dia ao Pelourinho e locais históricos proporciona uma melhor exploração das principais atrações. Somente o caminhar pelas ladeiras do centro histórico já vale a viagem, pois demonstra uma urbanização centenária; é como um museu a céu aberto. É chamado de Centro Cultural do Mundo pela Unesco que certificou Salvador como Patrimônio da Humanidade.

Baianas pousam para fotos de turistas

 

Esta é cidade com maior número de descendentes africanos no mundo, portanto, centro da cultura afro-brasileira. Isto se traduz em arte, as pessoas nas ruas, gastronomia e locais da cidade.

Certamente, uma experiência única, um destino singular. A mistura das religiosidades é evidente, assim como a presença de várias culturas e costumes.

Casario do Pelourinho

No Pelourinho notadamente encontram-se muitos locais a serem visitados. Mas como Salvador é Cidade Alta e Cidade Baixa, os locais mais importantes encontram-se também em outras regiões.

 O Mercado Modelo, na Cidade Baixa tem 263 lojas que vendem artesanatos e lembranças da cidade. Além de opções de restaurantes que oferecem bonitas vistas do píer e da baia, existe um museu no subterrâneo, onde ficavam os escravos quando chegavam via marítima no Brasil Colônia.

Forte de São Marcelo

De lá, a cidade é ainda mais empolgante. Este passeio representa conhecimento cultural e apreciação visual diferenciadas.

Um dos marcos arquitetônicos é o Elevador Lacerda. Ele leva os visitantes à Cidade Alta com vista para o mar.

Uma vez lá em cima, conheça o Pelô de ônibus Double Deck. Estes ônibus são interessantes em dias de pouco sol.

Mas se preferir, passear a pé é a melhor opção para quem quer detalhes histórico – culturais da cidade. Existem bares e lojas, além das intermináveis igrejas e museus.

Elevador Lacerda

A Igreja de São Francisco, com suas toneladas em ouro, a belíssima vizinha Igreja da Ordem Terceira de São Francisco e o museu, deveriam ser incluídos na lista de prioridades da visita. É considerada uma das mais belas e significativas expressões do barroco português no Mundo.

Pateo da Igreja do Carmo

Conheça também a Igreja do Carmo, com seus túneis de até 8 km, por onde só os escravos caminhavam. Procure a entrada da cripta ao lado da igreja.

Igreja do Pagador de promessa – Santíssimo Sacramento do Passo

Se estiver à procura de um local cinematográfico, vá à igreja que serviu de cenário de “O Pagador de Promessas”. Suba as mesmas escadas que Leonardo Vilar usou nas cenas centrais do clássico do cinema brasileiro.

Igreja de Nosso Senhor do Bonfim

As ruas e ladeiras exibem a arte afro brasileria, pinturas Naif, e restaurantes típicos.
E por falar em restaurantes…

Embora seja conveniente a moderação, além do acarajé, encontrado em vários locais, a gastronomia baiana convida para uma viagem de descoberta de cores e sabores. Um dos locais onde se pode conhecer vários pratos da culinária local é o Restaurante do Senac, também no Pelourinho, ou o acarajé do Rio Vermelho (melhor no horário noturno).

 Além do Pelourinho, as atrações mais tradicionais da cidade são a Igreja do Nosso Senhor do Bonfim, cuja lavagem da escadaria é dia 15/01. Vá buscar sua fitinha, muito usada pelos fiéis.

Embora Salvador não tenha seu maior atrativo nas praias, a famosa Praia de Itapoã, imortalizada pela Bossa Nova, proporciona uma vista pitoresca de seu farol.

Outro grande atrativo é o bem cuidado Jardim Zoológico Municipal.

Sair da versão mobile