Ícone do site Olhar Turístico

Carne – Bassi, o Templo da Carne

São Paulo tem muitos personagens que fizeram parte de sua história e que atualmente é motivo de orgulho para a cidade. Marcos Bassi, o jovem açougueiro do Brás é um desses personagens. Ainda jovem já trabalhava com cortes de miúdos para vender no bairro.

Com esforço adquiriu com sua mãe, um espaço no mercado municipal; seria o primeiro açougue. Depois, em 1979 veio o local já no bairro do Bexiga, de onde não saiu mais.

Precursor de vários cortes e técnicas relacionadas ao manuseio e preparação das carnes, Marcos Bassi foi reconhecido desde cedo como um especialista apaixonado. À frente de seu tempo, Bassi introduziu uma grelha no açougue para experimentar alguns cortes e carnes especiais para os imigrantes ricos da cidade. Chegou mesmo a freqüentar consulados atrás de informações sobre os cortes solicitados pelos imigrantes estrangeiros.

Cortes expostos no salão

Daí nasceu o Templo da Carne. O sofisticado endereço da Rua 13 de Maio faz jus aquele que estudou e pesquisou a vida toda sobre “carnes”. Novos cortes como bombom (miolo da alcatra), o bife de açougueiro e até a fraldinha no espeto teve sua influencia.

Atualmente o restaurante é administrado por Cesar Vicenzi, o jovem companheiro do Marcos, amigo da família e que acompanhava o mestre em todas as etapas operacionais do negocio. Cesar lembra que para Marcos Bassi não havia carne de segunda e sim boi de segunda.

Por isso ele sempre fez questão de trabalhar com animais selecionados, além de acompanhar o corte das peças no próprio fornecedor. Com isso o restaurante sempre garantiu o sabor, a maciez, a textura e o diferencial das carnes servidas.

Couvert

O restaurante tem amplo salão, bar executivo, facas artesanais expostas e à venda (uma paixão de Bassi), uma espaçosa adega, ambientes para eventos privados e geladeiras com cortes já embalados para os clientes.

Madeiras de reflorestamento compõem a decoração e o sistema de exaustão faz parte dos diferenciais da casa. As carnes, só cortes campeões de preferência. Eles são expostos no salão, embalados em filmes plásticos, para facilitar a escolha pelos clientes.

Para começar a experiência gastronomia no Templo da Carne, o couvert faz sucesso desde o primeiro dia, pode ser servido à vontade e é composto de Pão Italiano Basilicata (antiga padaria italiana ao lado do Bassi), patê de cenoura, manteiga, torradas, molho chimichurri, berinjela caponata, abobrinha (com azeite, sal, alho poro, salsinha e azeitonas), mussarela de búfala (com tomate, azeite e orégano), calabresa curada com erva doce e molho de cebola.

Facas à venda e em exposição

Os cortes vãos da Fraldinha, corte criado por Marcos Bassi em 1967, ao também de autoria dele, Bombom. A Bisteca Fiorentina é uma exclusividade do Templo da Carne. O corte é o preferido na Itália.

Com uma adega considerável, a casa oferece a oportunidade para grandes harmonizações.
O Carré de Cordeiro, com sabor saliente pode ser servido com o vinho português Casa do Lago Grande Reserva (R$ 75,00), do premiado José Neiva.

O Carré vem acompanhado de palmito pupunha assado na churrasqueira. O destacável palmito veio temperado com azeite, sal, limão, mostarda dijon, salsa e pimenta do reino a gosto.

A farofinha especial é feita de farinha de mandioca, ovos, bacon, lingüiça, salsinha e alho. Colorida e deliciosa.

Carré de cordeiro

O molho servido com as carnes também foi criado por Marcos Bassi. Trata-se de alho cozido no azeite, alecrim e pimenta dedo-de-moça sem semente. Funciona como um azeite de muito aroma e sabor sutil.

A Fraldinha é o orgulho da casa, derivado do pedido de uma cliente francesa, uma criação do açougueiro Marcos Bassi que se tornou uma preferência dos brasileiros e apesar de ser a Bavete francesa, é exclusivamente feita na maneira do churrasco no Brasil.

Esta delicia considerada a mais macia das carnes pelo Bassi, pode ser acompanhada do vinho Alicante Bouchet da DFJ de Portugal (R$ 75,00). A dança entre este vinho e os sumos carnívoros da fraldinha fica na memória um tempo…

O Bassi mantém o título de Templo da Carne por apresentar respeito pelas características do ingrediente que foi o tema da vida deste empreendedor incrível.

Fraldinha

Sair da versão mobile