Ícone do site Olhar Turístico

Brasserie Victoria, comfort food sírio libanesa tradicional

O restaurante Brasserie Victoria teve como fundadora Dona Victoria, libanesa e pertencente às primeiras imigrações sírio-libanesas para o Brasil. Sua experiência de vida e conhecimento gastronômico, aliado ao aprendizado de várias receitas legítimas, fez com que seu estabelecimento, atualmente gerenciado por seus netos, continue um dos principais árabes da cidade.

Este estabelecimento teve inicio na região da rua 25 de Março, reduto de árabes da cidade. O vistoso restaurante da Av. Juscelino Kubitschek tem espaços amplos e agradáveis, onde são servidos pratos à La carte, em sistema de rodízio, para delivery e para eventos. Tudo com o capricho e seriedade deixada na cozinha por Dona Victoria. O salão interno com detalhes em treliça é muito aconchegante e goza de luz natural.

Para começar a Salada Fatuch, uma salada de tomate, pepino, alface, torradas de pão árabe, ervas e molho especial de gergelim. Os pães torrados garantem o aspecto crocante desta entrada diferenciada pelo tempero e ervas. Mas a casa também serve a salada tradicional, com legumes inteiros, conforme costume. Esta última salada, também servida no rodízio, junto com as pastas tradicionais, o Kibe Cru e o Tabule. Destaque para as esfihas de massa folhada, o mesmo sabor porem mais leve e crocante.

Como pratos quentes, a casa oferece Charuto de Repolho, Abobrinha e Berinjela, recheadas de arroz e carne moída e cozidas no molho de tomate. A Kafta é outra opção, sendo que nesta versão grelhada, realça ainda mais o sabor, devido à pimenta síria empregada no prato. Além destes, a tripa recheada também é servida. Tripa de Vitela com arroz, grão de bico, carne moída e temperos.

Veja outros restaurantes árabes de São Paulo aqui!

As sobremesas do restaurante são artesanais e deliciosas. Duas sugestões são o Mamul, que é um amanteigado, desenhado, recheado de nozes ou tâmaras e o Halawi Gibinie, um doce de queijo delicioso e diferente. Dizem os saudosos funcionários que Dona Victoria se encarregava de fazer a massa, pois necessita de ponto certo. Muito delicado e saboroso.

Este é sem dúvida um dos lugares para se curtir a tradicional cozinha árabe, com toques artesanais que garantem a qualidade por tanto tempo. Bom apetite!

Serviço

Restaurante Brasserie Victoria
Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 545 – Itaim Bibi
São Paulo – SP
(11) 3040-8897
www.brasserievictoria.com.br

Sair da versão mobile