Ícone do site Olhar Turístico

Brotas, natureza acessível e produtos artesanais locais, no interior de SP

Destino turístico concentra opções de Turismo de Aventura, vistas das Cuestas, Gastronomia local feita com produtos e know-how locais e muita sensação de sossego.

Famosa internacionalmente pela prática de Rafting e Canoagem em seu principal curso fluvial, o Rio Jacaré Pepira, a pequena cidade do interior de São Paulo foi a pioneira na regulamentação do Turismo de Aventura e Natureza no Brasil, preserva as tradições e apresenta estrutura turística de qualidade, com atendimento personalizado e descontraído, ao mesmo tempo que profissional e eficaz. Deve ser por isso que o lema do município é Cidade da Amizade. Desde 2014 é considerada Estância Turística do Estado de São Paulo.

casal de maritacas

Em uma primeira incursão na cidade percebe-se a abundância de pássaros, principalmente os picetacídeos, as maritacas agitam as árvores e fios de forma perceptível inclusive para o passante. Mas basta sair um pouquinho da estrada para encontrar muitas mais espécies. Esta região tem ocorrência de Cerrado e Campo em sua vegetação.

Dica do autor: O uso de repelente em locais próximos a cachoeiras e cursos d’agua é recomendado para manter o conforto durante a viagem.

Portanto a característica de tranquilidade é uma das mais evidentes. A agitação fica por conta das atividades de Turismo de Aventura proporcionadas pela geografia singular da região e por empreendimentos estruturados para receber visitantes, com segurança e comodidade até incríveis cachoeiras, campos e riachos, por meio de trilhas, mirantes, decks e plataformas.

A região oferece oportunidades fotográficas incríveis tanto das paisagens como birdwatching (observação de pássaros).

 

O que Fazer 

 

Recanto das Cachoeiras

Um dos locais mais bem preparados para passar o dia inteiro relaxando ou fazendo atividades é o Recanto das Cachoeiras.

Leia mais:

 

A maioria das cachoeiras fica na região do Bairro Patrimônio, em Brotas. Trata-se de um povoado bucólico, banhado por uma represa, com praça principal, igrejinha recém pintada, muita árvores que abrigam muitas aves, mercadinho, senhor sentado com o cachorro do lado…

Nesta praça o visitante, principalmente aquele proveniente dos grandes centros, vai encontrar Ovos Caipira e Leite Fresco de qualidade à disposição.

Pelas estradas do bairro chega-se tanto à cidade quanto nas fazendas e empreendimentos para atividades turísticas.

 

Onde ficar

 

Pousada das Nascentes

A oferta de hospedagem na cidade é farta mas no Bairro Patrimônio a agradável Pousada das Nascentes se destaca.

Leia mais:

 

Além do Turismo junto à natureza, Brotas e região oferece alguns locais ligados à gastronomia, que vale a pena ser visitados. Chefs e cozinheiros preparam pratos marcantes, com produtos orgânicos e diferenciados, equanto empreendedores criam bebidas únicas e de padrão internacional.

 

Onde comer e beber

 

HZB Cervejas Artesanais

A HZB é uma cervejaria artesanal que segue o Método Alemão de produção, com mestre cervejeiro atento e rígido nos padrões de qualidade.

Leia mais:

 

 

Adega Casarão

A Adega Casarão tem preciosidades em espaço centenário e técnicas para produzir as melhores Cachaças Artesanais.

Leia mais:

 

 

Brotas Bar

O temático Brotas Bar é uma homenagem ao passado e ao presente da cidade, com cardápio extenso para atender todas as preferências.

Leia mais:

 

Conhecer Brotas nos meses mais quentes do ano pode ser uma ótima opção, tanto nas férias como em feriados nacionais. Próxima da capital, facilmente acessível por estradas excelentes e de natureza exuberante, a Estância que conta com boas opções de hospedagem e alimentação é capaz de entreter o visitante durante dias sem tédio.

Boa viagem!

Sair da versão mobile