Ícone do site Olhar Turístico

Bulgária, diversidade histórica resulta em gastronomia rica e diferenciada

A presença humana por terras búlgaras datam de antes de Cristo. As ocupações e influencias culturais são de origem eslava, celta, turca entre outras. Este país foi ocupado por vários povos diferentes em diferentes períodos de sua história, resultando em uma cultura diversificada e hábitos alimentares também.

A Bulgária tem região montanhosa em boa parte de seu território que é cortado pelo Rio Danúbio e a cordilheira balcânica. O país está localizado no Balcãs, região sudeste da Europa e que já foi ocupada de alguma maneira por persas, bizantinos e otomanos.

Sua rica gastronomia esta baseada em ingredientes como carnes, legumes e temperos marcantes que distinguem os pratos.

Um dos produtos da mesa búlgara mais reconhecidos é o seu iogurte, feito com elementos específicos da Bulgária e atualmente, um produto exportado para vários países. Este iogurte é considerado um dos responsáveis pela longevidade dos búlgaros e pode ser tomado com água (Ayran). Alguns dos ingredientes de destaque são a berinjela e os pimentões, além de batatas e pimenta negra.

No Brasil vivem aproximadamente 5.000 búlgaros e 60.000 descendentes, principalmente em São Paulo, no Paraná e Santa Catarina. Os movimentos migratórios mais importantes para o Brasil foram antes de 1989, antes do fim da União Soviética.

A Bulgária pertence a Europa Oriental que era ligada à antiga União Soviética. Somente a partir de 1990 o país goza de independência política.

Em São Paulo esta culinária é representada por dois estabelecimentos, pertencentes à mesma família de origem búlgara. Estes locais servem salgados típicos e pratos diversos, com sabores sensivelmente destacados.

Para conhecer um pouco sobre esta gastronomia é preciso ir ao bairro do Bom Retiro, onde estão localizados ambos os restaurantes.


Restaurantes Bulgaros em São Paulo:

Casa Búlgara, um reduto búlgaro no Bom Retiro

A Casa Búlgara existe desce 1975, sempre no Bom Retiro. A fundadora da casa chegou da Bulgária em 1974, vinda de Israel, onde viveu muitos anos […]

Shoshi Delishop, pratos tradicionais da culinária búlgara

Shoshana e o marido Adi abriram o Shoshi Delishop em 1990, no bairro do Bom Retiro, próximo à Casa Búlgara de sua mãe. O filho do […]
Sair da versão mobile