Ícone do site Olhar Turístico

Carnaval pelo Mundo

O Carnaval é uma das datas mais esperadas do ano. Já sabemos o que fazer no Carnaval no Brasil. Lugares mais agitados com bailes, desfiles e blocos, assim como locais de paz e descanso. Mas e em outros países, como se comemora o Carnaval?

 

Vivendo a magia do Carnaval Tcheco

Os dias frios de inverno animam o Carnaval. Personagens dançam pelas ruas,  bailes luxuosos, banquetes intermináveis… No carnaval mais colorido da República Tcheca, além das celebrações históricas e tradicionais inscritas na UNESCO, é possível  viver o boêmio Carnevale Praga que revive os tempos   de Mozart.

As festas de carnaval não são novas na República Tcheca. A primeira referência a ele data do século 13 e as festividades provavelmente se relacionavam com o antigo culto ao mitológico deus Baco.

No passado, o período festas começava em 6 de janeiro e, durante os dias de  carnaval era costume  organizar um casamento de família ou fazer a matança dos porcos, uma vez que durante o resto do ano não haveria tempo para festas mundanas.

No Carnaval, antes que as fantasias enchessem as ruas, era preciso convidar os fantasiados. Dizia-se que, quem estivesse nesse dia com a barriga devidamente cheia, seria forte durante todo o ano. Depois da comilança vinha a esperada terça feira de carnaval, quando os homens disfarçados iam de casa em casa e, por sua atuação, ganhavam carne, doce ou um copo de aguardente.

Cada traje do desfile tinha sua própria tarefa e posição. Não podia faltar o Multicolorido (Strakatý) e a Mulherzinha, (Ženuška), que paravam em frente de cada casa desejando saúde e felicidade. Acredita-se que o número de retalhos que decoravam o traje multicolorido indicava o número de dias de sorte ao longo do ano.

O Fanfarrão (Slaměný) abençoava as mulheres que queriam ter um filho e no desfile não podia faltar o quarteto de turcos que deveriam dar grandes saltos para que o trigo crescesse. A ronda acabava por derrubar a fantasia da Égua (Kobyla) e a festa seguia até a meia noite.

Quem quiser participar das celebrações mais tradicionais do carnaval deve ir à região de Hlinecko, uns 150 quilômetros a leste de Praga. Nas aldeias locais as rondas de fantasia conservam a tradição do século 19 e estão incluídas na Lista do Patrimônio  Imaterial da UNESCO. Os primeiros desfiles começam em  31 de janeiro no skánsen de Veselý Kopec (a Colina Alegre) ou em Hamry.
A pitoresca cidade de Český Krumlov oferece uns dias de festa no meio de fevereiro quando as ruas se enchem de fantasias, artistas de teatro e malabaristas. No mercado medieval é possível saborear as delicias do abate, especialmente o deliciosos chouriço negro  (jelito) ou o chouriço branco (jitrnice).

Fechando com chave de ouro, de 18 a 28 de fevereiro acontece o festival Carnevale  de Praga . É uma apresentação de ideias geniais, de sabores refinados e de muita criatividade. Lembra as históricas festas alegóricas que se organizavam no território tcheco desde a Idade Média. O evento acontece em espaços públicos, palácios, museus, galerias e teatros, restaurantes e lojas.

 

Mardi Gras 2017 – New Orleans em festa

O Carnaval no Brasil ainda não chegou, mas em New Orleans (Louisiana) a festa já começou!

New Orleans (em Louisiana) não é apenas a capital do Jazz, mas também a cidade que possui um dos maiores carnavais do mundo, o famoso Mardi Gras! A festa anual de Nola, mundialmente conhecida pelas máscaras de gesso, desfile de bandas, carros alegóricos e colares de concha, começa no mês que antecede o carnaval e tem o seu ponto alto na “terça-feira gorda”, que significa Mardi Gras em Francês, que esse ano cai em 28 de fevereiro.

A história registra que o primeiro Mardi Gras em Louisiana, feito pelos colonizadores franceses, aconteceu em 1699, e desde lá o festejo que atrai milhares de turistas, toma conta das ruas de Nola, especialmente no French Quarter, o bairro mais antigo, icônico e boêmio da cidade.

 

Snowmass, no Colorado, sedia a 35a Festa de Mardi Gras, com um dia repleto de eventos e muita folia na terça-feira de Carnaval

Snowmass, que faz parte da estação de esqui Aspen Snowmass, no Colorado,  é ótima opção para comemorar o Carnaval na neve com muita diversão.  Foliões de todas as idades estão convidados para fazer parte  das comemorações do 35o ano consecutivo de Mardi Gras em Snowmass, na terça-feira de Carnaval, dia 28 fevereiro .

A celebração de um dia, com o tema festivo “Creole for the Soul”, apresenta uma nova festa na montanha no Restaurante Elk Camp com um menu especial de Mardi Gras, música ao vivo e desfile de esqui. A celebração também inclui a tradicional celebração em Snowmass Village, com artistas, arremesso de colares de contas, desfile de fantasias, atrações e descontos  especiais em restaurantes e bares em Snowmass e show de queima de fogos.

A diversão começa logo cedo com a competição Mother of All Ascensions, que tem início na base da Vila de Snowmass , às 7h, numa subida de 630 metros que termina no restaurante de montanha Gwyn’s High Alpine, com um café da manhã especial para competidores, que podem participar fantasiados e concorrer a prêmios. O valor das inscrições será revertido para instituição Aspen Hope Center.  snowfusion.com.

Logo depois, das 11h30 às 15h acontece uma festa  no badalado  restaurante de montanha  Elk Camp , com djs, banda de jazz, brindes para os fantasiados, entre outras atrações. Além disso,  no Mall de Snowmass haverá performances de artistas de rua, e  crianças e adultos pintam os rostos para curtir a folia.

 A tradicional cerimônia de arremesso de colares de contas começa às 15h em Snowmass Mall, com cerca de 30.000 colares e prêmios jogados para o público. Em seguida, desfile de carros alegóricos  apresentando  Rei e rainha do Mardi Gras  aos foliões. Às 19h30 acontece uma queima de fogos em Fanny Hill.

Bares e restaurantes de Snowmass apresentam  menu e descontos especiais para pratos, petiscos e drinques durante a Fat Tuesday .

Mais informações e agenda completa do Mardi Gras em Snowmass em: www.GoSnowmass.com/MardiGras.

 

Flórida celebra seu próprio Carnaval com muitas cores

Enquanto no Brasil nós temos festas tradicionais de Carnaval no sambódromo e pelas ruas das cidades, nos Estados Unidos a celebração anual que deixa todo mundo em clima de agito é o Mardi Gras. Conhecida por suas máscaras de gesso, colares de miçangas, desfiles com bandas e muito jazz, a festa carnavalesca significa literalmente “terça-feira gorda” e se refere à prática de comer alimentos ricos antes do jejum ritual do tempo de quaresma. Festas tradicionais de Mardi Gras acontecem em várias regiões do Estado do Sol e garantem animação para todas as idades durantes os primeiros meses do ano.

Orlando: a tradição de Mardi Gras de New Orleans pode ser encontrada no Universal Studios Orlando Resort com 50 noites recheadas de artistas mundialmente consagrados, desfiles, carros alegóricos festivos, colares de miçangas e a famosa culinária cajun com tradicionais receitas de Mardi Gras. Com datas entre 4 de fevereiro e 25 de março, os visitantes podem desfrutar plenamente o feriado com a celebração do Mardi Gras na Universal Orlando já inclusa no preço de entrada, então quem estiver passando pela Flórida perto do período de Carnaval pode aproveitar para curtir os emocionantes passeios do parque temático e participar de uma das maiores festas do Estado.
Leesburg: as ruas do centro de Leesburg, pequena cidade a cerca de 50 minutos de carro de Orlando, ganham ainda mais vida na época de Carnaval. O Mardi Gras de Leesburg conta com cerca de 12 horas de diversão para toda a família, apresentando três desfiles, comidas deliciosas, grandes performances de música ao vivo, tradicionais bandas de jazz no estilo de Nova Orleans, malabaristas, domadores de fogo e, é claro, muitos colares de miçangas. Não perca a chance de acompanhar os desfiles de crianças e bichos de estimação, além de conferir a coroação do rei e da rainha do Mardi Gras, em um evento que, pelo vigésimo ano consecutivo, dá o pontapé inicial às festas na cidade.
Panama City Beach: a celebração de Carnaval em Panama City Beach também garante diversão para toda a família em um evento aberto nos dias 24 e 25 de fevereiro. O Mardi Gras & Music Festival, que acontece em um parque com anfiteatro a céu aberto, inclui performances musicais ao vivo de grandes nomes da música tradicional sulista dos Estados Unidos, espetáculos de fogos de artifício, competições de fantasias e os tradicionais desfiles com a ostentação de coloridos colares de miçangas. A festa é dedicada a agradar turistas de todas as idades com muita música e muitos desfiles de carros coloridos e exclusivos.

Pensacola: a região norte da Flórida também é um local tradicional para as celebrações de Mardi Gras no Estado do Sol, especialmente em Pensacola, onde a vista para o Golfo do México e as praias paradisíacas também servem como palco para a festa. As celebrações de Mardi Gras por lá começam logo em janeiro, com um “desfile ao contrário”, onde os carros ficam parados e as pessoas passam por eles para ganhar seus colares, e duram até o final de fevereiro. Entre os dias 24 e 26, a cidade concentra o maior número de desfiles e atrações, toda preparada em clima de celebração para receber eventos como a Grand Mardi Gras Parade, maior e mais conhecido desfile da temporada na região, que costuma atrair cerca de 75 mil pessoas. As famílias podem ainda curtir as atividades gratuitas acompanhando os desfiles dos carros alegóricos coloridos e divertidos, e colecionando muitos colares de miçangas.

Divirta-se e/ou planeje-se!

 

Sair da versão mobile