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Cervejas em garrafas de vidro são melhores?

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Consumo de cerveja em embalagem de vidro garante sabor e demais propriedades da bebida

 

Ela está na mesa do bar, no churrasco com os amigos e até no sofá de casa. Tomar cerveja em garrafa de vidro é quase uma preferência nacional, tanto pela estética quanto pela visão mercadológica, já que o produto ganha maior destaque nas gôndolas nesse tipo de embalagem. Mas, além da questão cultural, há também fatores técnicos que indicam vantagens das garrafas de vidro.

 

O recipiente em que a cerveja é consumida pode influenciar na percepção dos sabores, por exemplo. Apesar de o produto ser sempre o mesmo, independentemente do tipo de embalagem, o processo de pasteurização e envase muda de acordo com o material escolhido, podendo o líquido receber mais ou menos CO₂ para garantir sua qualidade.

 

Para uma boa experiência, a cerveja precisa ter carbonatação adequada. Nesse sentido, as garrafas de vidro têm maior resistência à pressão e podem receber mais CO₂, o que faz com que o gosto da bebida seja levemente mais acentuado. “Quando a carbonatação é perdida, o resultado é o pior possível, pois a entrada de ar, que normalmente provoca oxidação da cerveja, é fatal. Nas garrafas de vidro, o risco de perda de CO₂ pela tampinha é bem menor”, explica Thomé Calmon, sócio da cervejaria pernambucana DeBron Bier.

 

Outra vantagem do vidro é a impermeabilidade do material, que impede a entrada de oxigênio e evita reações químicas. “Ele mantém a carbonatação e a vida útil da cerveja, sem falar que o vidro não passa sabor para bebida, não tem nenhuma interação com o líquido”, diz Thomé.

 

Com a evolução das tecnologias de envase, as diferenças entre tipos de embalagens têm ficado cada vez menores, mas na boca do freguês a garrafa de vidro ainda é queridinha nacional. “Ela tem um apelo cultural muito forte, sobretudo quando se trata de cerveja artesanal. Se o rótulo tiver um design diferente ou uma tecnologia inovadora vai despertar a curiosidade. Uma embalagem bonita agrega muito ao produto e estimula a escolha do consumidor”, afirma Thomé, que apostou na tecnologia e adotou em todos os rótulos da DeBron um modelo de garrafa que controla o colarinho da cerveja.

 

“Os clientes adoraram, é um sucesso. A tecnologia MyPour desperta o interesse pelo design e ficamos muito felizes com o resultado”, conta Thomé. A cervejaria fabrica atualmente seis variedades de cerveja e pretende lançar mais quatro ainda em 2017, com destaque para uma Imperial Stout envelhecida em barril de carvalho. Os rótulos podem ser encontrados em Pernambuco, na Paraíba e no Ceará, mas há previsão de chegada em cidades do sudeste do país até o final do ano.

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