Ícone do site Olhar Turístico

Cortile Siciliano – Pequeno, exclusivo, aconchegante e puramente italiano em Jundiaí

A cidade de Jundiaí tem em sua história inúmeras chegadas de imigrantes italianos e que hoje são representados pela grande maioria dos descendentes. Os italianos ocuparam e ainda estão presentes em vários bairros da cidade, inclusive alguns deles conhecidos pelos restaurantes típicos.

A gastronomia italiana pode ser encontrada em muitos locais da cidade, a maioria notadamente com traço do Norte da Itália. A imigração no entanto aconteceu ainda no século XIX e início do XX. As tradições são cultuadas até hoje, inclusive os costumes alimentares.

Para colaborar com essas tradições de forma diferente se estabeleceu na cidade o Cortile Siciliano, um autêntico ristorante do sul da Bota, comandado pelo casal Daniela e o chef Leonardo. Os restaurantes sicilianos não são comuns em São Paulo, portanto este local é um dos poucos com esta especialidade. Uma cozinha que vale a pena conhecer ou revisitar. O local muito bem decorado tem apenas 13 mesas, o balcão de serviço da cozinha é bem próximo integrando o ambiente e o atendimento é próximo e atencioso feito por funcionários treinados e a própria Daniela que explica com dedicação as receitas nem sempre tão familiares.

Conheça também o Restaurante Brunholi

Gastronomia Italiana em São Paulo

Isso mesmo, o cardápio do Cortile tem inúmeras surpresas, cujas preparações podem ser acompanhadas de perto através do aquário da cozinha ou por meio de monitor instalado no pequeno salão. É possível ver seu prato sendo preparado, o movimento da cozinha e a finalização das criações já no balcão pelas mãos do próprio Leonardo. O chef está atento a todos os pedidos e trata cada prato de forma personalizada.

Chef Leonardo, siciliano

Tudo produzido na casa, a começar pelo pão. Duas fornadas diárias e já é sucesso absoluto nos pedidos para levar pra casa. O pão é estilo Ciabatta, com massa bem leve e aerada. Além do pão fresquíssimo a entrada mais popular são os Arancinis, delicados bolinhos de arroz fritos recheados, neste caso de Ragu e Provolone. A porção tem quatro unidades e acompanha salsa especial.

Arancini

Dentre as receitas a massa Girasoli puxada na manteiga tem formato de girassol,  e aparece recheada com peras e gorgonzola. A vistosa massa feita com zaferano ou açafrão veio al dente . A pera suaviza o forte sabor do queijo italiano provocando equilíbrio de sabores no recheio. O prato ainda é finalizado com sálvia, nozes e queijo parmesão. Prato especial, massa genuína, com sabores além dos básicos, muito bom.

Girasoli recheado, massa com açafrão

Outro destaque do cardápio é a Salciccia  com Lenticchie ou Linguiça bem temperada com “funcho” usado no mediterrâneo como planta aromatizante. O sabor marcante é harmonizado com a lentilha. O prato ainda acompanha o pãozinho caseiro tostado. Delicioso e com sabores marcantes.

Salciccia com lentilhas. prato que esquenta e de sabor marcante

Sobremesas diferenciadas como Tiramissu de Laranja vem servida num pote de vidro e colher. Porção generosa, para saborear sem remorso.


O Cannoli di Ricota recheado com ricotta fresca, frutas cristalizadas e chocolate amargo. A leveza da massa morena de chocolate é vista nas bolhas da casca. O chef Leonardo explica que o efeito de bolhas é provocado pelo uso de Vinho Marsala e Vinagre na composição. O recheio é de textura cremosa com interrupções crocantes das frutas cristalizadas. Este é o recheio tradicional do Cannoli Siciliani.

Tiramissu de Laranja, delicado e de doçura leve

Cannoli di Ricota Siciliani

Um restaurante com cozinha empolgante, nova  e deliciosa e que sabe desfrutar de seu tamanho ainda pequeno e personalizado.

 

Serviço

Cortile Siciliani
Rua Eduardo Tomanik, 900, Loja 18, Jundiaí-SP

http://cortilesiciliano.com.br/

 

Os apoiadores do Projeto Jundiaí

          

  

Sair da versão mobile