Ícone do site Olhar Turístico

Perú – Gastronomia revelação

A extensão territorial do Perú comporta três distintas regiões geográficas que oferecem grande diversidade cultural, étnica e estética. Com sociedades antigas e culturas milenares, este país andino traz em sua alma aspectos das civilizações Caral, Nazca, Inca, dentre outras.

Na região Amazônica existem tribos indígenas isoladas ate os dias atuais, o território peruano foi Vice-Reinado Espanhol durante séculos e recebeu imigrações europeias e asiáticas ao longo dos últimos duzentos anos.

A gastronomia resultante desta carga histórica e cultural é rica e variada por ser composta de culinárias nativas indígenas, espanholas, orientais, africanas e outras representações européias.

Com um grande litoral é rico em peixes, pimentas para aquecer o frio dos Andes e ingredientes nativos. Quatro mil tipos de batatas, uma variedade de milhos e tomates, além de centenas de frutas nativas.

Esta fantástica característica agronômica foi levada mundo afora pelos espanhóis e faz parte da alimentação diária de bilhões de pessoas.

A partir da segunda década do século XXI a cultura gastronômica peruana chegou a São Paulo pra valer. Mas a imigração dos peruanos para a cidade iniciou nos anos 80.

Os restaurantes peruanos da capital variam dos mais populares aos mais exclusivos e alguns pertencem a redes internacionais. Sem dúvida, uma gastronomia rica e cada vez mais reconhecida mundialmente.

 

Restaurantes Peruanos em São Paulo:

 

Sair da versão mobile