Ícone do site Olhar Turístico

Tailândia – Arroz e muitos outros ingredientes coloridos e exóticos

Esta culinária é reconhecida pela riqueza de ingredientes empregada nas receitas, notadamente ingredientes regionais. Os mais comuns são o sempre presente arroz Thai ou arroz de jasmim, o leite de coco, o gengibre tailandês, a cúrcuma…

Muitos povos freqüentaram o país asiático ao longo da história, sendo que os portugueses trouxeram as pimentas no século XVI, os indianos ensinaram a cozinhar com curry e assim por diante. Com o tempo, todas essas misturas e influencias fizeram surgir uma cozinha nova e marcante.

O arroz particularmente fará parte de praticamente todos os pratos como acompanhamento, pois seu sabor é quase neutro (às vezes adocicado), sua mistura com os outros ingredientes do prato pode servir meramente para aliviar as pimentas utilizadas. Esta iguaria pode também ser tostada e batida em pilão para ser utilizada em pó sobre outros pratos.

Na Tailândia são muito comuns as refeições de rua, em barracas que servem de tudo.
Outro aspecto de grande destaque é a capacidade criativa dos cozinheiros tailandeses na preparação de pratos, molhos e temperos.

É comum nesta cozinha a mistura de vários ingredientes realçando sabores agridoces e amargos. As pimentas utilizadas são vermelhas, verdes e amarelas. Os vegetais são apenas pré-cozidos mantendo assim suas propriedades naturais.

O uso acentuado de ingredientes, não tão comuns nas cozinhas ocidentais apresenta grande exotismo nos pratos tailandeses, com a presença, às vezes inesperada de elementos que dão toques únicos no sabor e aromas das receitas.

Exemplo é a tamarindo usada para dar certa adstringência nos pratos. São estes ingredientes os maiores responsáveis por cheiros tentadores e cores atraentes.

Assim como outras cozinhas orientais, a culinária tailandesa prima pelo requinte da apresentação dos pratos, sempre com folhas, frutos e legumes expostos em formatos decorativos, assim sendo considerada uma assinatura do cozinheiro.

Os talheres oficiais são o garfo e a colher, mas também há quem recorra ao hashi (os pauzinhos) e mesmo às mãos, como por exemplo, para enrolar o arroz e mergulhar em molhos. As refeições típicas tailandesas são formadas por vários pratos, sopas e caldos.

Com pouco óleo, sem açúcar e muitos vegetais, a culinária Tailandesa pode ser considerada uma gastronomia leve e até dietética.

Restaurantes Tailandeses em São Paulo:

Tantra, experiência gastronômica oriental, onde o cliente personaliza seu prato

O Restaurante Tantra do Chef Eric Thomas tem a característica e o objetivo de entreter, além de oferecer uma alimentação de qualidade. Apresentar ingredientes exóticos em […]
Sair da versão mobile