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Festivais Gastronômicos abastecem a fome de novidades de São Paulo

4º Organic Food Fest, receitas da alta gastronomia “orgânica”

A onda de interesse por comer orgânico, procurar produtos orgânicos e ter uma alimentação mais saudável tem crescido a cada ano e gerado feiras específicas e encontros gastronômicos. A abertura de novos restaurantes que primam pelo ingredientes orgânicos e a inserção de itens mais naturais nos cardápios de alguns dos principais restaurantes de São Paulo já acontece há alguns anos na cidade.

O Peito de Frango e Tagliatelle ao Molho de Tomate e Manjericão é um dos destaques do Felix Bistrot, restaurante localizado na Granja Viana, para o festival. Crédito da foto: Elvis Fernandes.

Uma dica para quem gosta uma alimentação natural e quer saber onde encontrar restaurantes que tenham esses alimentos no cardápio é um dos principais festivais de incentivo a uma alimentação mais saudável, o Off ou Organic Food Fest, que chega a sua quarta edição este ano. Durante quase todo o mês de junho (09 a 19/07), trinta restaurantes estarão participando do festival.

O evento apresenta menus-degustação exclusivos em três tempos, com pelo menos 50% os ingredientes orgânicos de preferência pequenos produtores e projetos que se preocupem com o ambiente.

Para ser orgânico, o produto não pode ter recebido adubo químico, agrotóxico, hormônio, antibiótico, insumo geneticamente modificado, radiação ou qualquer aditivo sintético. Na maioria dos casos, em edições anteriores, os chefs bateram as metas mínimas e conseguiram apresentar pratos de 80 a 100% orgânicos.

Criado pelo empresário alemão Matthias Börner, grande entusiasta do mercado de orgânicos, o festival visa disseminar o uso de alimentos orgânicos na alta gastronomia e fomentar o setor no Brasil.

Em São Paulo, os restaurantes Bossa, Chez Vous, Condessa Bistrô, Félix Bistrot, Mercearia do Conde e Sympa, são alguns dos participantes.

 

Negroni Week

Considerado a medida certa entre o doce e o amargo, a receita de drink Italiana  que mistura gin e vermute ganhou o Mundo. Uma releitura mais encorpada e seca de outro drink acabou caindo no gosto de amantes futuristas italianos no início do século passado e posteriormente a America para ser popular me todo internacionalmente como um dos coquetéis mais equilibrados pelos sabores, seco e aveludado, contrastantes, que proporciona.

Em sua última edição o evento criado em 2013 aconteceu em 60 países e no Brasil esta já é a quarta edição.

Diversas casas espalhadas de norte a sul do Brasil vão oferecer aos fãs experiências únicas, apresentando suas versões do equilíbrio perfeito entre o sabor do gim, o doce do vermute e do inigualável contraponto característico de Campari

Afinal, não existe Negroni sem Campari. A bebida italiana continua a desempenhar um papel fundamental tanto na receita original – os ingredientes  permanecem inalterados desde 1919 – quanto como um componente-chave nas novas versões.  O objetivo da Negroni Week é de angariar fundos e conscientizar a respeito de causas importantes.

Para fazer a doação, os bares e restaurantes participantes poderão escolher entre 42 instituições de caridade que foram as mais populares nos dois últimos anos da iniciativa. No Brasil, a Campari irá realizar uma doação de R$ 20 mil para o Banco de Alimentos, sendo uma parte como inscrição de bares na campanha e outra ao final do evento em nome da casa que vender a maior quantidade de Negronis.

CONFIRA OS BARES PARTICIPANTES ATÉ O MOMENTO      

SÃO PAULO

CATETO BAR PINHEIROS
SUBASTOR
MÈZ SP
LA MACCA
BIRI NAIT
RUAA

CAMPINAS

MAIALINI
BENEDITO RESTAURANTE

RIO DE JANEIRO

OSCAR
STUZZI
EL BORN
VIZINHO
LA BOCCA
SUB ASTOR

CURITIBA

TIGER
OFFICINA

 

Restaurantes da capital paulista oferecem descontos em vinhos durante a São Paulo Wine Week

Para os bebedores de vinho, entre os dias 5 e 11 de junho será realizada a 1ª São Paulo Wine Week, uma semana dedicada ao vinho em alguns dos mais renomados restaurantes da capital paulista. Entre as casas confirmadas estão Esquina Mocotó, Vinheria Percussi, Ville du Vin e Jiquitaia.

A mecânica é simples: os restaurantes participantes vão oferecer três taças de vinhos a um preço único e menor do que aquele praticado fora da SPWW. A ideia é que os estabelecimentos montem um flight de vinhos de diferentes estilos, começando com um perfil aperitivo e mais leve e aumentando em intensidade e complexidade.

O evento acontece no mesmo período do ExpoVinis Brasil (6 a 8 de junho), principal feira de vinhos na América Latina, e o objetivo é fomentar o conhecimento e o consumo de tintos, brancos, rosés e espumantes através da experiência com vinhos do Brasil, Chile, Argentina, Uruguai, África do Sul, França, Itália e Portugal.

A lista completa dos restaurantes participantes da SPWW pode ser conferida em: www.spww.com.br.

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