Ícone do site Olhar Turístico

Festival de Sopas do Ceagesp, uma saborosa oportunidade turístico gastronômica desta época do ano em São Paulo

O evento já é tradicional na agenda gastronômica da cidade de São Paulo e traz toda uma história sobre a famosa Sopa de Cebola do Ceasa. Até hoje o Festival idealizado em homenagem a essa tradição se realiza de Maio a Setembro no atual Ceagesp, um dos maiores entrepostos e centros de abastecimento de alimentos do Mundo localizado na Zona Oeste da cidade de São Paulo.

A história conta que a Sopa de Cebola ficou famosa nas décadas de 60 e 70 com a construção do Entreposto. Havia muito poucos locais para comer na madrugada, naquela época. O local juntava boêmios e desde então atraia em média 800 pessoas por dia. Entre meados da década de 80 e 2009 essa história foi interrompida. Aproveitando as comemorações de 40 anos do Ceagesp foi organizado o primeiro evento e desde então continua um sucesso.

Atualmente o Festival é realizado dentro de uma área do Ceagesp e possui estacionamento e estrutura de restaurante, pois ali também se realizam outros festivais gastronômicos durante o ano.

Na entrada do local do Festival ficam algumas estações de queijos, frios, pães, patês e bebidas, onde os visitantes podem degustar por peso enquanto aguardam mesa, caso haja filas. E geralmente há.

O buffet é amplo e comporta até 6 sabores, além da famosa Sopa de Cebola. Durante o inverno as mesas internas apresentam maior conforto, mas o local é todo equipado com aquecedores que mantém o clima aconchegante nas mesas.

Buffet de Sopas e acompanhamentos

As receitas variam a cada semana e atendem a todas as preferências. Numa das visitas encontramos Sopa de Costelinha, Sopa de Brócolis com Gorgonzola, Caldinho de Feijão, entre outros.

Todas as sopas podem ser complementadas de ingredientes de cobertura como salsinha, queijo parmesão ralado, farofinha, pimenta… além é claro de um ótimo pãozinho para acompanhar.

O cardápio também apresenta boa carta de vinhos com rótulos nacionais e importados a bons preços. Aliás o vinho é visto em praticamente todas as mesas. Um lugar interessante para quem acha que o Brasileiro toma pouco vinho.

Ampla carta de vinhos para criar harmonizações

Dica: Em nossa última visita, nos foi indicado um Pinot Noir para regar a noite de caldos e sopas.

Na hora da sobremesa, um dos destaques aqui é o bem servido Merengue. mas outras receitas como Brownie e Pudim também podem ser pedidas.

Cafézinho no final e boa noite!

 

Serviço:

FESTIVAL DE SOPAS CEAGESP 2017

 

 

Sair da versão mobile