Ícone do site Olhar Turístico

Galeto al Primo Canto, um dos ícones gastronômicos do Rio Grande do Sul

Galeto Di Paolo

Juntamente com o Churrasco e o Arroz de Carreteiro, o tradicional rodízio do Galeto al Primo Canto, um dos ícones gastronômicos do Rio Grande do Sul é uma das criações mais conhecidas da mesa gaúcha.

A Passarinhada

Na verdade o Galeto atual é a versão contemporânea de uma tradição que era praticada em datas especiais, por imigrantes italianos do Sul do país. A Passarinhada, como era conhecida durava o dia inteiro e envolvia toda a comunidade na caça, preparo e comilança. No final do séc. XIX, o costume era abater diversas aves silvestres disponíveis, de vários tamanhos e espécies. Com o enrijecimento das leis ambientais, os pássaros foram abolidos e passou-se então a utilizar o Galeto, na época já criado em quintais e pequenas propriedades.

Uma das principais características deste preparo é que para se obter a melhor ternura da carne, o Galeto pode ser abatido ao final do primeiro mês de vida, o Galeto al Primo Canto.

Salão do Galeto Di Paolo da Vila Olímpia

A rede de restaurantes Galeto Di Paolo, que comemora 25 anos em 2019, já oferece a tradicional sequencia do galeto nas cidades de Garibaldi, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Gramado, Recanto Maestro, Porto Alegre e Itapema. Agora já estão em abertura do segundo restaurante em São Paulo.

” O Galeto al primo canto é o centro da nossa identidade, o que nos identifica. Ele e seus acompanhamentos são servidos com estética, por pessoas capacitadas e em um ambiente aconchegante, que cria uma experiência memorável ao cliente. Por isso queremos reforçar nossa especialidade também para auxiliar na expansão da nossa marca pelo Brasil.”

Paulo Geremia, sócio fundador

O Galeto Di Paolo trouxe para a cidade a tradicional sequencia e seus acompanhamentos: sopa de capeletti, pão colonial, salada de folhas, salada de batatas com maionese, radcci com bacon, queijo à dorê, polenta frita e brustolada, seis tipos de massas (spaghetti, tlagliarini, tortéi, nhoque, nerobiancoa e penne integral), nove tipos de molho (tradicional, ragu de costela, pomodoro, tomate seco, nocciole, funghi, quatro queijosa, manteiga e sálvia, alho e óleo.

” O Di Paolo tem um padrão de cozinha, um jeito próprio de ser, de preparar o galeto, a sopa de capeletti, as massas, respeitando a tradição italiana, mas sempre buscando inovar nos processos e na logística, especialmente na capital paulista, para que os produtos vindos do Sul como tortéi, sopa de capeletti, radicci e galeto chegue nas unidades 2x durante a semana com alto padrão de qualidade. É esse cuidado que trouxemos para o Sudeste do país e agora ampliamos com a chegada a Pinheiros, nossa 13a casa.”

Paulo Geremia

Interessante o formato, onde se pode pedir à vontade e os pratos de massas, molhos, saladas e polentas podem ser abastecidos junto com os galetos. A sopa é servida em grandes tachos com a concha e os clientes se servem na mesa.

Sequência de galetoa e seus acompanhamentos

Uma experiência divertida, saborosa e carregada de cultura. Vale a pena para conhecer o formato de refeição mais famoso do sul do país. E os clientes podem levar algumas das receitas para casa em embalagens especialmente preparada para viagem.

Serviço:

Galeto Di Paolo

Av. dos Bandeirantes, 1663 – Vila Olímpia, São Paulo – SP

(11) 2478-0890

http://casadipaolo.com.brcasadipaolo.com.br

Sair da versão mobile