Ícone do site Olhar Turístico

St. Louis – Classic Burgers

Este restaurante numa esquina dos Jardins em SP apresenta uma coleção de hambúrgueres clássicos, que resumem uma pesquisa de sabores feitos pelo proprietário Luis Cintra e seu filho Gustavo. Segundo Luis foi mais de 25 estados Americanos e por volta de 100 restaurantes visitados.

Luis é Americano, nascido em Boston e conta que como todo garoto Americano cresceu comendo hambúrguer. Após trabalhar com alimentos e bebidas, já no Brasil, na hora de abrir um negócio voltou-se para uma paixão antiga e abriu o St. Louis. Já coleciona sucesso e é considerado um dos melhores da cidade, tanto que já abriu outra unidade.

O local do primeiro restaurante, há oito anos na Rua Batatais é um salão pequeno, mas aconchegante, pois tem decoração temática esportiva Americana, com equipamentos como tacos, capacates, raquetes…

A clientela é jovem e de executivos que trabalham na região da Paulista e a noite é mais amigos e casais. Sempre cheio, com mesas de turmas, o salão costuma ter fila na porta. A razão do sucesso é que aqui os hambúrgueres são levados a sério. São usados os ingredientes certos e os métodos corretos.

Ambientação típica

No St. Louis a carne é 100% Contra Filé, com dose certa de gordura para deixar sabor e maciez. Os pães também são mais resistentes aos molhos e queijos e as maioneses são um diferencial. O prato da casa é oferecido em dezoito versões.
Para receber os expatriados e outros estrangeiros oferece cardápio bilíngüe e recebe indicações dos hotéis próximos.

Salão lotado do St. Louis

Half & Half

No cardápio o St. Louis começa com acompanhamentos bem típicos dos hambúrgueres, a batata frita (french fries) e cebola frita em rodelas (onion rings). A batata foi uma das, senão a maior descoberta culinária das Américas, assim como o tomate. Apesar de ter feito muito sucesso na Europa, onde os Belgas primeiro a fritaram, a batata foi muito bem aceita pelos Americanos, sendo que Tomas Jefferson já havia pedido para o chef da Casa Branca fritá-las à moda francesa em 1802. De lá pra cá elas estão em todos os locais de hambúrgueres do mundo.
As cebolas em formato de anéis fritos já são conhecidas por ser invenção Americana, provavelmente no Texas. Aqui a farinha de milho é usada na composição do mix para empanar as cebolas atribuindo um sabor sulista à receita.
No St. Louis a porção Half & Half oferece ambas as receitas para acompanhar os burgers.

O Good Stuff é um dos mais pedidos hambúrgueres do St. Louis. Tem 160 gramas de carne (carne alta com 2 a 3 centímetros de altura), queijo gruyere, Bacon assado, cebola roxa agridoce, rúcula e dijonnaise (uma maionese especial preparada com mostarda Dijon). Tem sabor suavizado pelo queijo suíço Gruyere, que derrete muito bem na carne e nas cebolas levemente adocicadas.

Good Stuff

O LA Burger é o carro chefe. Também com 160 gramas de carne, tem queijo cheddar derretido, house hickory sauce, alface e picles de pepino.
Cheddar – segundo mais consumido queijo dos Estados Unidos, criado na Inglaterra no local de mesmo nome e que se espalhou pelo mundo.
Hickory – tipo de barbecue sauce feito com a madeira da arvore Americana chamada Hickory
e o picles de pepino, também popular e encontrado em vários formatos e receitas nos Estados Unidos, ocupa lugar de destaque a ponto de comemorarem o Dia do Picles em Nova Iorque.

LA Burger

A Torta de Maça “Apple Pie” não só representa a principal sobremesa desta gastronomia como também ícone cultural do país. Tem até um dito popular que diz “as American as Apple Pie”. As receitas das tortas foram trazidas pelos colonizadores, mas se tornou a receita Americana no século XVIII e daí em diante.
Embora possa ser encontrada em vários estilos, a receita inglesa tem uma cobertura de massa crocante, o que a diferencia da Francesa Tarte Tartin.

Apple Pie

Serviço

St. Louis Burger
R. Batates, 242, Jardim Paulista, SP
Tel. (11) 3052-3435

 

Sair da versão mobile