Ícone do site Olhar Turístico

Paellas Pepe e as grandes paellas!

O simpático restaurante do Ipiranga e tocado por uma família de descendentes de espanhóis. O bairro do Ipiranga abriga muito dessa colônia na cidade.

Como o nome diz a especialidade da casa e o principal prato da gastronomia espanhola, a Paella Valenciana. Jose Gutierrez Espin foi o patriarca da família e sua receita e modo de fazer inspirou outras gerações a criar o Paellas Pepe. A receita famosa tem preparo artesanal e e elaborada com muitos frutos do mar, legumes, frango e temperos como azafran.
Nas noites de fim de semana e indicado fazer reservas, pois o movimento costuma ser grande. Na entrada do restaurante já se encontram duas paelleras enormes onde são feitas metade dos pratos, a outra metade, outras duas paelleras enormes, fica no fundo do extenso salão que comporta as mesas e palco de apresentações ou “ Tablao Andaluz”.


Essas paelleras são usadas simultaneamente de forma que as paellas fiquem prontas na sequencia ao soar dos sinos dos cozinheiros, sem deixar nenhum dos comensais ansiosos.
As paellas vêem carregadas de lagostins, camarões rosa, camarõezinhos menores, lulas, mexilhões, vagem, pimentão, ervilhas…

Paellas que são preparadas simultaneamente

Paella Valenciana
Este prato teve um inicio no século XV, o arroz valenciano, sendo apenas ingredientes adicionados ao arroz pelos camponeses em suas viagens a partir de Valencia na costa espanhola do Mediterraneo. Mais precisamente na região de Albufera onde proliferam grandes arrozais e verduras frescas.
O prato já teve origem na herança árabe através do uso do arroz como grão. Posteriormente o refinamento do prato com a adição de frutos do mar, de temperos do Oriente como o açafrão e outros legumes estrangeiros que transformaram este num dos mais famosos pratos do mundo. Os ingredientes da Paella sempre foram considerados caros e valorizados, por isso e considerado um prato festivo.
Os ingredientes devem ser frescos e o arroz especifico, em geral tem menos amido. As paelleras são usadas para distribuir o calor por igual em todos os ingredientes. O principal atrativo deste prato alem do sabor inconfundível, e o ritual de seu preparo, com a introdução metódica (aos poucos) dos ingredientes e o colorido do prato. As carnes de caca como lebre e coelho, vagem e ervilhas soa adicionadas antes do arroz para dar cozimento.

Sangria
A espera pelas paellas no Paellas Pepe pode ser regada a Sangria Del Pepe, preparada com vinho suave tinto ou branco (clericot), frutas marinadas em espumante, soda limonada e gelo. Aqui elas são servidas em jarras e meias jarras.

Sangria del Pepe, bebida típica espanhola

Jamon
Uma das mais típicas entradas da refeição espanhola e o Jamon Pata Negra. Trata-se de presunto cru fatiado, que no Paellas Pepe a farta porção de jamon é acompanhada do também popular Pão com alho e tomate.
O Pata Negra representa uma das marcas gastronômicas da Espanha no mundo. São pernas de porcos Ibéricos especialmente alimentados e criados em locais apropriados para gerar carne da melhor qualidade. Seu nível de qualidade compreende desde a criação e alimentação dos animais ate o processo de corte da carne em finas fatias.
O sabor diferenciado depende de quantas belotas o porco comeu durante seu crescimento ou da cura do jamon, que pode chegar a até 36 meses. As belotas são os frutos do carvalho e são muito apreciadas pelos porcos de Portugal e Espanha.

Pan com Tomate
Este pão de origem na Catalunha é utilizado como base para se comer com o jamon. É coberto com tomates maduros, alho e azeite. Esta receita também é muito utilizada como café da manha na Espanha.
Pa amb tomàquet na pronuncia catalã. Existem versões destes Paes com tomates em diversos outros países mediterrâneos.

jamon pata negra

Crema Catalana

Para sobremesa também uma receita das mais tradicionais espanholas, a Crema Catalana. Um creme delicioso por baixo de fina camada de açúcar queimado levemente com o maçarico.
Doce originado na Idade Media na Espanha, também conhecido como creme de São Jose e que consiste em creme a base de ovos coberta por açúcar caramelizado com um maçarico. Uma das sobremesas mais antigas da Europa. Tradicionalmente as famílias faziam esta sobremesa no almoço do dia de São Jose.

crema catalana, sobremesa típica da Espanha

Nas noites de fim de semana o palco é ocupado por dançarinos de Flamenco, a dança mais tradicional da Espanha e Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

show de flamenco

Por tudo isso ir ao Paellas Pepe concede ao visitante uma viagem gastronômica para terra da Península Ibérica.
Serviço
Restaurante Paellas Pepe
Rua Bom Pastor, 1660 – Ipiranga
(11) 3798-7616
http://www.paellaspepe.com.br/

Sair da versão mobile