Ícone do site Olhar Turístico

Restaurante Brasiliani – Reduto Napolitano

O restaurante Brasiliani, localizado no bairro da Vila Romana é especializado em delícias do sul da Bota. A família veio em 1954, da cidade de San Vittore de Lazio, próximo de Nápoles na Itália.

Giancarlo já cozinhava com os avôs desde cedo.

Na Itália a família era envolvida na colheita do tomate e na fabricação de molho, além da produção de vinho.

Quando Giancarlo abriu o restaurante em São Paulo sabia que poria em prática receitas antigas de família e que precisaria manter os sabores originais de pratos que tanto fizeram parte de seu imaginário alimentar.

Para isso, se dispôs a utilizar os ingredientes mais fiéis possíveis ao que se utiliza na Itália. Por exemplo, o Filé a Parmeggiana, que embora muito difundido na cidade, na maioria esmagadora de locais serve-se com mussarela derretida, quando o ingrediente original e sabores pedem parmesão derretido.

Ele dá dicas de que os tomates escolhidos são italianos, sempre os menores com mais sumo e os limões são os mais ásperos, que tem o limão mais concentrado.

Além disso, Giancarlo ensinou e formou todos em sua cozinha, sem que nenhum deles tivesse conhecimento gastronômico prévio. Ou seja, sua cozinha, como diz Mariangela esposa de Giancarlo, tem de todas as profissões.

Fusilli a Calabresa

E olha que tudo o que é servido no restaurante é feito lá, praticamente todos os dias. Este é outro segredo que faz com que o público mais saudoso se emocione com sua comida, pois se lembram da infância e da comida de alguém que se têm saudades…

Da culinária desta região italiana os pratos criados se espalharam e fizeram sucesso no mundo todo, como por exemplo a pizza, o espaguete …

Mas por exemplo o molho “à putanesca” também é uma criação da região e tem uma história por trás. Giancarlo conta que foram as prostitutas que inventaram o molho e mais tarde, a comunidade acabou incluindo a receita na dieta regional. O molho é composto de azeitonas pretas fatiadas, aliche, alcaparras e manjericão.

Capeletti

Dos pratos diferenciados da casa destacam-se a Lasanha de Porpetinha, feita com pequenas porpetas enroladas na mão, uma a uma. A massa chega a desmanchar na boca evidenciando a carne temperada e crocante das porpetas.

Um dos pratos mais solicitados do Brasiliani e com razão. Giancarlo afirma que esta receita é de sua cidade.

O Fusilli a Calabresa é um dos melhores que já degustamos. A massa vem bem al dente e a calabresa é delicadamente apimentada como deve ser.

O molho vem com faias de calabresa italiana seca apimentada, com pedaços de tomate. O resultado é uma pasta que conforta e deve ser comida vagarosamente para aproveitar o sabor marcante dos ingredientes.

Assim Giancarlo diz que deve ser comida a salada, sem cortar as folhas para provocar a degustação das folhas.

Outra receita praticamente exclusiva é o Garganelle, também enrolado um a um. Uma massa curta diferente, também servida al dente, mas com molho que mistura abobrinha, tomate cereja, rúcula…

Lasanha de Porpetinhas

O restaurante ainda serve capeletti, ravióli de ricota com passas, spaguetti, tagliatelle, reginette e variados molhos.

Para quem quer comer bem, com muita qualidade, em ambiente de cantina colorida pode ir no Brasiliani da Vila Romana, um dos mais autênticos recantos napolitanos da cidade.

Garganelle

Salão

Serviço

Restaurante Brasiliani
Rua Marco Aurélio, 102 – Vila Romana
Tel: 3875-3915
www.brasiliani.com.br

Sair da versão mobile