Ícone do site Olhar Turístico

Japão – Ritual, apresentação e delicadeza

Prato Japonês

O Brasil recebeu grande número de imigrantes japoneses durante o inicio do séc. XX. Hoje, a colônia japonesa brasileira representa a maior fora do país do sol nascente.

Como esta imigração se deu pela necessidade de mão de obra nas fazendas de café, São Paulo comporta a maioria destes imigrantes e descendentes, que mais tarde saíram do campo e vieram para a capital.

Na cidade esta presença é percebida nos milhares de descendentes e especificamente em bairros como Aclimação, Saúde e no bairro da Liberdade, com decorações típicas nas ruas e comercio voltado para esta cultura. Lá estão muitos dos restaurantes japoneses, principalmente para atender a colônia que não deixa seus costumes, além do povo da cidade que adotou esta gastronomia e a espalhou por todas as regiões.

Wasabi e gengibre

A culinária japonesa é fruto de processos de adaptação seculares, desde o período chamado de sakoku, quando o Japão vivia isolado, até a idade moderna em que outros ingredientes vieram principalmente do Ocidente e foram manuseados de forma própria no país. Exemplo é o tempurá, ao que tudo indica introduzido pelos portugueses, que fritavam suas iguarias em têmporas. E assim foi também com vários ingredientes chineses.

Normalmente, as refeições tradicionais japonesas são formadas por cinco pratos, cinco preparos diferentes e cinco texturas diferentes. Os principais pratos desta culinária estarão divididos em frituras, grelhados, cozidos em vapor, carnes ou peixe cru e bolinhos de arroz temperados (sushi).

A montagem e apresentação dos pratos, como marca patente da gastronomia nipônica também é apresentada na cidade, em suas mais variadas versões. Embora o Japão seja dividido em duas principais regiões gastronômicas, em São Paulo podem-se escolher os restaurantes por tipos definidos de manuseio e ingredientes.

 

Temaki

Nos ingredientes se destacam o arroz (principal elemento da cozinha nipônica), peixes e os frutos do mar (o consumo da carne de aves, porco e boi foi proibida por quase 1.200 anos), mas também são encontrados verduras e legumes, alem de massas em muitos pratos.

Saint Peter

As sopas também tem grande tradição no Japão, assim como as massas vindas da China. Para as refeições é utilizado um instrumento próprio e tradicional chamado hashi (os famosos pauzinhos japoneses) e foi somente ao final do século XX que as mesas e cadeiras se fizeram mais presentes do que os tatames e bandejas tradicionais japoneses.

Utiliza-se em todas as refeições temperos e acompanhamentos, como o shoyu e o vinagre, o wassabi e o gengibre, por propriedades antibacterianas.

 

Restaurantes Japoneses em São Paulo:

Honkê, pratos contemporâneos inspirados na cozinha oriental

O Honkê tem uma estrutura excelente, com salões que oferecem bons espaços, luz natural, varanda e espaços privados. Um dos espaços apresenta configuração tradicional japonesa, com […]

O tradicional Café da Manhã Japonês no Restaurante Tarsila, no Hotel InterContinental

É sabido da grande colônia Japonesa presente na Cidade de São Paulo, assim como a presença assídua de muitos japoneses visitando a cidade, a lazer ou […]

Rodízio japonês, uma invenção da cidade – Aoyama, muito bem conceituado

O sistema rodízio foi na verdade inventado na cidade de São Paulo e se desenvolveu acompanhando o crescente interesse por esta gastronomia na cidade desde a […]
Sair da versão mobile