Ícone do site Olhar Turístico

Gigetto, a cantina que é parte da história de São Paulo (fechado)


A cidade de São Paulo sempre foi famosa por sua gastronomia, pela quantidade de restaurantes e culinárias diferentes, por sua vida noturna e cultural. Alguns destes tantos restaurantes ficaram marcados na historia por sua participação na dinâmica metropolitana da cidade.

Luigi D’Olivio, o Gigetto e José Enrico Lenci inauguram em 1938, no Centro da cidade o Restaurante Gigetto, com receitas da Toscana. Anos depois, com a mudança para a Rua Nestor Pestana, em meio aos teatros, editoriais de jornais e outros tantos cinemas, o restaurante inicia sua história de apoio ao teatro e a cultura na cidade, seus atores e artistas.

Com todo este tempo de operação e participação direta na cultura da cidade, o Gigetto faz parte da história de São Paulo sendo um dos locais que mais reuniu intelectuais, artistas e a intelligentsia paulistana em meados do século XX.

A mais recente mudança de endereço levou o restaurante para a Rua 13 de Maio, 686, em meio às já tradicionais cantinas do bairro e o Templo da Carne do Bassi. Local privilegiado, nostálgico e boêmio, a cara do Gigetto.

Salão Superior

O local ocupado é um casarão do início do século passado (1929), cuidadosamente restaurado e super bem decorado. Aqui o Gigetto privilegiou espaço entre as mesas e transformou a maior das paredes do restaurante em seu livro dourado de visitas, com depoimentos e mensagens dos vários artistas que prestigiam o tradicional reduto há anos.

Os pratos de sempre ainda estão lá, como o original e ainda muito requisitado Capeleti à Romanesca, uma criação da casa e um dos pratos mais tradicionais da cidade.

O molho saiu da cozinha do Gigetto na década de 1950 e por meio de antigos garçons como Giovanni Bruno, Lellis e Piero que depois comandaram cantinas importantes, a receita foi servida em vários restaurantes de São Paulo.

Mezzaluna de abóbora e brie ao pomodoro e rúcula

O Molho à Romanesca (sem ligação direta com Roma) inclui presunto, cogumelos, ervilhas, manteiga, parmesão e gorgonzola. O calor reconfortante, o colorido dos ingredientes, as massas delicadamente recheadas de carne e o sabor cremoso do molho denunciam o porquê do sucesso do prato até hoje, mais de sessenta anos depois.

As porções podem ser individuais ou para mais de uma pessoa, como toda cantina que se preze. O astral do novo endereço é o de uma nova Rua 13 de Maio, que tem vários de seus antigos sobrados sendo restaurados.

Carré de cordeiro com risotto de parmesão e figo caramelado ao mel e rapadura

Serviço

Gigetto
Rua 13 de Maio, 686 – Bela Vista
Sextas, sábados e domingos: das 11:30 hs às 1:30 hs
Terças, Quartas e Quintas: das 11:30 hs às 16:00 hs e das 18:00 hs às 1:00 hs
Tel.: (11) 3256-9804

Sair da versão mobile