Ícone do site Olhar Turístico

Gonçalves – Hospitaleira e com Gastronomia invejável

Bairro dos Venâncios

O caminho para esta pequena cidade da Serra da Mantiqueira já é uma atração. A estrada recomendada no inverno é a Rod. Fernão Dias com acesso por Cambuí. São 22 kms de estrada de terra, mas o solo mais seco desta época favorece o trafego até mesmo de veículos de passeio.

Feira de Produtos Orgânicos

A paisagem da entrada da Mantiqueira remete a um ar interiorano, de certa forma, prazeroso de dirigir. São paisagens belíssimas de montanhas e estradinhas bucólicas, em meio a uma floresta de araucárias. Certamente uma cobertura significante de uma mata que já chegou a ser muito maior, desde o sul do país.

Já em Gonçalves, aos sábados pelas manhãs, funciona a Feira de Orgânicos, com farta oferta e variedade de verduras e legumes frescos e sem agrotóxicos. Estamos em uma cidade que valoriza seu meio ambiente e a qualidade de vida. O local da feira é de fácil acesso e estacionamento, onde também funciona um café muito gostoso, feito de uma maneira que realça o sabor do pó. No balcão de madeira também são oferecidos bolos e pães de queijo.

O município tem menos de 5.000 habitantes recebem turistas principalmente de São Paulo, tem clima subtropical de altitude, o que favorece altas temperaturas no verão e baixas no inverno. Aqui é possível encontrar geadas e frio que atinge temperaturas negativas.

Uma boa maneira de se situar na região montanhosa é subindo a Pedra do Forno a quase 2.000 metros de altitude. O carro fica estacionado no Restaurante do Zé do Ovídio, muito agradável por sinal. A trilha dos 2 kms finais é um pouco íngreme, mas o visual vale a pena. Pode-se avistar a região toda em 360 graus, incluindo a Pedra do Baú já em São Bento do Sapucaí.

Se a preferência for por passeios de carro, para apreciar vales profundos e encostas de montanhas, a Serra da Balança é o passeio certo.

A Serra fica no caminho para São Bento do Sapucaí e do lado de Gonçalves já proporciona visual deslumbrante. Trata-se de um antigo caminho de Tropeiros que se transformou numa estrada de muita beleza.

Para chegar lá se atravessa o Bairro dos Venâncios, com casas típicas mineiras e algumas feitas de pau-a-pique com mais de 100 anos. A paisagem que remete há muito tempo atrás, sem nenhuma interferência contemporânea proporciona uma ótima oportunidade para fotos.

Alguns passeios devem ser feitos de 4×4, ou todos, se preferir economizar seu veiculo. A Tribo da Montanha localizada no centro da cidade pode lhe ajudar com dicas de passeios e trilhas 4×4 com visões mais aprofundadas da paisagem.

Além de vários picos e montanhas, a região detém várias cachoeiras de grande beleza e bom acesso para os visitantes. Um bom exemplo é a Cachoeira do Cruzeiro, próxima do Centro, com trilha leve a partir de um quiosque onde se estaciona o carro.

Este local fica anexo à Pousada Trem das Cores. O caminho de aproximadamente 1.000 mts. passa por outras quedas e poços para banhos. A trilha é fácil e de muita beleza e interação com o rio e as pedras. Mas as águas são geladas, principalmente durante o inverno.

Além destes atrativos, várias outras cachoeiras e picos podem ser visitados na cidade e região.

Gastronomia

A natureza de Gonçalves disputa com a gastronomia qual a maior atração da cidade. São muitos os restaurantes de chefs e famílias da região. As cozinhas são diversas, com oferta de comida brasileira, mineira, internacional e de vanguarda.

Como as águas são geladas e o clima incentiva, algumas espécies de peixes são favorecidas, como a truta. Indicamos o Trutário Lago Azul, onde se pode acompanhar a cultura de trutas em seus vários estágios de crescimento. O processo é 100% natural e isso se traduz no sabor do peixe. O local dispõe de restaurante especializado em? Trutas, claro, comandado por Dona Maria.

Quem cuida do trutário é o Sr. Aldair que explica aos visitantes todas as etapas do cultivo das trutas, desde a desova até a engorda e o uso culinário deste peixe de carne branca e macia.

No restaurante, localizado de frente para um belo lago com paturis que visitam o local somente na época do inverno, o pequeno e aconchegante salão com lareira é perfeito para apreciar o sabor diferenciado de um peixe tão saboroso, com a certeza de sua procedência desde sua concepção. O cardápio inicia com a oferta de uma entrada inusitada e surpreendente, o Sashimi de Truta. O peixe dispõe de boa consistência e sabor mesmo em estado não cozido. Acompanha molho de soja e wasabi. Você vai se surpreender. Mas as formas de trabalhar o peixe estão espalhadas por todo o menu.

Outra entrada curiosa é a Casquinha de truta que pode ser de truta fresca ou defumada. Apesar da sensível diferença de sabores, as duas são recomendáveis.

Uma opção para o tempo frio é o prato de época, composto de Filé de Truta com Molho de Pinhão. Este prato é servido até o dia 10 de agosto, quando alguns dos ingredientes já não estão mais disponíveis na região. O prato mais pedido da casa é o Filé de Truta com Molho de Amêndoas. Mas Dona Maria já está desenvolvendo a Truta na Moranga e o Strogonoff de Trutas. Importante ressaltar que aqui se vai para comer trutas, pois não são servidos outros pratos no restaurante.

São pratos realmente diferenciados, feitos com muito carinho e servido pela própria família. Este restaurante é um exemplo do empreendedorismo, vontade, hospitalidade e competência. Muito recomendado.

Para degustar a cozinha internacional, recomenda-se o estrelado Le Gourmet Bistrot localizado em frente a cachoeira do Simão, por trás de pequena faixa de mata. Se pode ouvir as águas das mesas e o visual da natureza invade o restaurante.

Do salão envidraçado, com uma lareira central pode-se acompanhar a movimentação dos jovens chefs “gêmeos” Juliano e Fernando, que apesar da pouca idade já detêm prêmios internacionais. Com carreiras bem conduzidas iniciadas com o Chef Laurent, eles são formados em cozinha brasileira, experiência na cozinha francesa e pós-graduação em cozinha espanhola.

Depois de operar em Arraial D’Ajuda na Bahia durante anos, o Le Gourmet Bistrot veio para as serras verdes do sul de Minas oferecer todo o talento destes jovens chefs brasileiros.

A entrada mais pedida é a Frigideira (salteado de cogumelos frescos tipo Paris e Portobello com tomates cereja). A entrada é servida com cesta de pães feitos na casa. São massas diferentes, leves e os pães chegam quentinhos à mesa.

Os itens mais destacados do menu são indicados por Beth, a mãe dos jovens chefs, que aborda os clientes em cada mesa para se certificar de eles tenham o maior prazer durante sua refeição.

Um dos pratos mais originais do menu é o Ravioli de Urucum do Cerrado, recheado de Ragout de Marreco, Molho Bechamel, alho porró e cogumelos. Trata-se de comida artesanal, delicada e degustativa.

Como a preferência por trutas na região é grande, os gêmeos desenvolveram uma viagem por sabores no Filé de Truta com molho de tangerina, pimenta rosa, batata assada, acompanhado de arrozes Basmati e Selvagem com amêndoas. Sofisticado e balanceado.

Para adoçar o paladar, a sobremesa Montecchio e Capuleto traz Profiteroles recheados de sorvete de queijo minas sobre calda de goiaba. Bonito e delicioso. À noite, o salão intimista é um oásis em meio ao frio intenso da montanha. Um restaurante imperdível para quem vai a Gonçalves.

Para almoçar, a opção mágica da cidade vai para o Restaurante Kitanda Brasil. O talento e simpatia de Tânea Romão conquistam os visitantes desde a recepção. Aqui almoçar significa passar a tarde num quintal dos sonhos, com mesas ao ar livre coberta por arvores frondosas o suficiente para deixar o ambiente natural, fresco e aconchegante.

O cardápio consiste em menu degustação com elementos frescos e de qualidade disponíveis a cada semana. Atualmente Tanea proporciona uma viagem pelo estado de Minas Gerais, garimpando sabores e elementos da cultura mineira. O ritual consiste numa seqüência de delicias trazidas pausadamente e com apresentação previa das agradáveis garçonetes:

E assim segue a refeição como uma seqüência compassada de novidades, aromas e cores…

Enfim a sobremesa! Sopa de Queijo Minas com Doce de Leite, Flor de Alfazema, Açúcar e Canela

O café vem à mesa para que o visitante coe o seu próprio pó, deixando-o mais forte ou fraco.

Na saída fica um armário cheio de potes de conservas, fruto das pesquisas de Tânea em ingredientes brasileiros. Realmente uma experiência diferente que traz a cultura culinária mineira sob ponto de vista sofisticado, criativo e magicamente saboroso! (Obs, Mudou para cidade de Tiradentes)

O estabelecimento com cara de Bar e Boteco da cidade é o Janela com Tramelas. Costuma ter shows ao vivo em seu pequeno palco durante as noites de sexta e sábado. Conta com salão com decoração colorida, bar iluminado e telão para transmissão de shows internacionais e Tv a cabo. Pratica cozinha brasileira, porem à noite, a pedida são os petiscos que nunca deixam o cardápio.

O “Borná do Mineiro” consiste em Caldinho de Feijão, Torresminho, Lingüiça, Pastelzinho de Angu, Pão de Torresmo, Queijo Minas e Pão de Queijo sobre réchaud para manter aquecido.

Acompanha vinho, por ter fortes sabores. A pedida é 100% Malbec Mitus, safra 2009.

Para sobremesa os imperdíveis Doces de tachos que são feitos na casa, como Mamão Verde, Goiaba, Abóbora e Doce de Leite.

O cardápio dos pratos principais da culinária brasileira, muda a cada seis meses e representam cada região do país. O restaurante também tem a vantagem de estar no centro da cidade.

Mas nem só de inovações culinárias vive a Gastronomia de Gonçalves.

 

O Restaurante da Vilma próximo ao Bairro dos Venâncios oferece um prato centenário em seu fogão à lenha. Este restaurante representa a cozinha local de tradição, portanto situado em uma propriedade com cara de fazenda, cercado de hortas, cavalos, galinhas, vacas…

O prato mais característico desta região é o Porco na Lata. Esta iguaria foi passada de geração para geração desde sempre na família de Dona Vilma. Por se tratar de um prato de influencia portuguesa, presume-se que vem de longe esta tradição, que aqui é bem mineira.

O Porco na Lata é assim conhecido por passar por processo de cozimento, conservação e armazenamento em sua própria banha. Este processo é capaz de manter a carne durante longos períodos e retira o excesso de gordura.

Quando disposta no fogão à lenha, o pernil está sequinho e macio como poucos encontrados. Muitos dos pernis encontrados na cidade de São Paulo deveriam seguir este processo, pois realmente este prato provoca sensação de carne leve.

O fogão também dispõe de Tutú à Mineira, Couve, Farofa, Batata Doce e outros pratos típicos. Vale a pena conhecer esta culinária antiga e preservada de forma a manter o sabor que conquista os mineiros há séculos.

Antes de deixar a cidade, passe no Café com Verso. Um lugar com café gostoso, bons salgados, salas de leitura e loja de livros e DVDs. Se não tiver pressa, sente-se em uma mesa do andar superior, próxima da janela, aprecie a natureza exuberante em volta, enquanto toma um café e folheia livros dos mais variados títulos, com destaque para gastronomia.

Hospedagem

A hospedagem indicada é a Pousada Riacho das Pedras, localizada no Centro e que oferece conforto, energia solar, café da manhã e chá da tarde. Além de Tvs e vídeos nos quartos há uma lareira por acomodação e equipamentos de cozinha, como microondas e frigobar e utensílios domésticos.

O Café da Manhã é servido no salão do ultimo andar a pousada, de frente para uma vista tranquila e natural e aquecido em fogão a lenha.

O atendimento é excelente e personalizado desde os proprietários as simpáticas moças do café da manhã. Outro diferencial da pousada é a preocupação de disponibilizar uma suíte para Portadores de Necessidades Especiais, com equipamentos de ultima geração afim de proporcionar conforto aos visitantes.

Exemplo é o aparelho telefônico para deficientes auditivos de ultima geração.

Compras

Encontram-se pela cidade varias lojas de artesanato e artes em materiais alternativos. A principal surpresa é a loja A Senhora das Especiarias, com mais de 400 tipos de conservas, molhos e cremes para degustar e cozinhar.

 

A Senhora das Especiarias

Geléias Exóticas
Chutneys
Conservas
Temperos
Gourmet
e mais…

Oficina de Tramas

Virginia Pinto Coelho produz arte a partir de trabalhos com vários assentamentos pelo país.

Material de muita qualidade, que segunda a artista plástica, já resolveu problemas de reciclagem
em alguns municípios.

E ainda tem a Trem das Artes, produção de toda uma família, além de produtos de artesãos e artistas locais e a Papegila, arte feita de papel e argila.

Serviços

A Senhora das Especiarias
R. Capitão Antônio Carlos, nº 195 – Centro – Gonçalves – MG
Fone: 55-35-3654-1450
www.asenhoradasespeciarias.com.br

Café com Verso
269, – R. Mst Herculano, 111, Gonçalves – MG,
Fone: 55-35-3654-1241

Janela com Tramelas
R.Coronel João Vieira, nº 65 – Centro – Gonçalves – MG
Fone: 55-35-3654-1259

Kitanda Brasil
R. Antônio Caetano Rosa nº 217 – Centro – Gonçalves – MG
Fone: 55-35-3654-1417 (mudou-se para a cidade de Tiradentes)
kitanda-quitandasequitutes.blogspot.com

Le Gourmet Bistrot
Estrada dos Venâncios, nº 10 – Cachoeira do Simão, Bairro dos Venâncios – Gonçalves – MG
Fone: 55-35-3654-1240

Oficina de Tramas
R. Av. Francisco Tertuliano Ribeiro Neto – Gonçalves – MG
Fone: 55-35-3654-1197

Papegilla
Fone: 55-35-3654-1466
papegilla.blogspot.com

Pousada Riacho das Pedras
R. João Carlos da Silva, nº 370 – Centro – Gonçalves – MG
Fone: 55-35- 3654-1343

Restaurante da Vilma
Bairro dos Venâncios – Gonçalves – MG
Fone: 55-35-9837-0896

Trem das Artes
R. Capitão Antônio Carlos, nº 205 – Centro – Gonçalves – MG
http://tremdasartesgoncalves.blogspot.com

Trutário Lago Azul
Estrada Sertão do Cantagalo, Km 13 – Bairro Monte Azul – Gonçalves – MG
Fone: 55-35-9982-5498
pousadalagoazul.blogspot.com

Sair da versão mobile