Ícone do site Olhar Turístico

Ilha do Mel, no Litoral Paranaense é preservada e sossegada

Apesar de estar a uma distância considerável de São Paulo, a Ilha do Almirante Mehl – atualmente conhecida como Ilha do Mel, vale cada quilômetro rodado até lá e mais tarde, cada onda transposta no Canal das Galhetas, até atracar na Ilha que fica no litoral de Paranaguá, no estado do Paraná.

O caminho até o mar pode ser feito pela bela Estrada das Graciosas (saída da Rodovia Regis Bittencourt). Uma vez no litoral paranaense, vá até Pontal do Sul. Escolha um dos estacionamentos disponíveis, bem perto do embarque para deixar seu carro.

Não são permitidos automóveis na ilha, sinal de que não se encontra trânsito, nem suas devidas poluições sonora e atmosférica. Ar puro, perfeito para a prática de caminhadas ou pedaladas.

São 25 minutos de travessia até a ilha, com direito a apreciar o canal percorrido pelas grandes embarcações até o porto de Paranaguá. Com sorte e algum cardume por perto, pode-se avistar golfinhos nos arredores das ilhas. Os horários de travessia são realizados de hora em hora.

São muitas as opções de camping, quartos e pousadas na Vila do Farol, onde está o Trapiche da Praia de Brasília. Dos mas rústicos aos mais sofisticados, os estabelecimentos atendem a todos os bolsos.

Os quartos para alugar podem estar em propriedades simples ou em campings. Em geral têm apenas uma cama ou beliche e compartilham o banheiro. Já as pousadas, utilizam materiais e componentes visuais nativos, porém com maiores tratos nos detalhes e conforto.

As ruas da vila são trilhas de areia, que permeiam o povoado e conduzem à Praia Grande, Praia de Fora, Praia do Farol e o próprio Farol das Conchas, este com todo seu romantismo desde 1872, com torre de ferro de aproximadamente 18 m. trazida da Inglaterra. Ao todo são aproximadamente 2.000 metros de trilhas no povoado, onde se encontram mercearias, restaurantes e lojas para conveniência dos turistas.

Todas as trilhas da ilha valem a pena e podem ser percorridas com bicicletas de aluguel ou a pé. O terreno é plano, portanto não existem trilhas de grande dificuldade. Próximo à Vila do Farol está o istmo, que vem encolhendo a cada ano. Ele une as duas extremidades da ilha e conduz à Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres.

A fortaleza foi construída no séc. XVIII para proteger o Brasil dos espanhóis, mas seus canhões foram utilizados pela primeira vez com a ajuda de moradores da ilha, contra embarcação britânica na baía de Paranaguá, (1850) quando havia tráfico negreiro.

Mais tarde, como pode ser visto no mirante da fortaleza, foram trazidos canhões britânicos do início do séc. XX, para modernizar a artilharia. As praias e paisagens são de uma beleza memorável. São 4 quilômetros, portanto, vá cedo e almoce por lá. Existem bares e pousadas com opções de petiscos e refeições. Vá pela praia e volte pela trilha interna, com mais sombra e uma exuberância de bromélias.

Outra opção de trilha é para Encantadas, passando pela Praia Grande e do Miguel, a Ponta da Nhá Pinha e sua capela, a Praia da Bóia e a Gruta das Encantadas. Atravesse a ilha pela trilha ao lado da praça de alimentação na Praia do Miguel e estará na Vila das Encantadas, a Praia das Encantadas e o outro trapiche. São várias as opções de alimentação, lojas e conveniências. Para voltar, pegue um barco que estiver retornando para o trapiche de Brasília e consiga uma parada na Praia do Belo.

Isolada, selvagem, de frente para o continente, com certeza a Praia do Belo irá te surpreender. Não há estrutura de alimentação e a trilha de volta para a vila é maravilhosa, com bromélias diferentes.

Não perca o pôr do sol do istmo, o luar no Farol das Conchas e as belas paisagens do alto dos poucos morros existentes. Para os amantes do surf, Praia de Fora ou Praia Grande proporcionam as melhores ondas.

Leve repelente, bloqueador solar, creme hidratante e chapéu, pois o sol não perdoa. Não existem bancos ou caixas eletrônicos na ilha, mesmo assim, muitos estabelecimentos não aceitam cartões, portanto é melhor levar quantia suficiente de dinheiro. Na ilha também não existem farmácias, mas conta com posto de saúde.

Enfim, a Ilha do Mel é um paraíso com vilas de pescadores nativos, praias selvagens e paisagens paradisíacas, com Estação Ecológica e em Parque Estadual.

Como chegar:

De Curitiba, para quem não viaja de automóvel próprio, um dos meios mais práticos e confortáveis para se chegar na Ilha do Mel é o ônibus executivo.

Da estação rodoviária de Curitiba partem os veículos da Viação Graciosa, que percorre a distância da capital ao litoral em aproximadamente 2 horas. As estradas são ótimas, portanto a viagem é tranquila e confortável.

foto divulgação

O ônibus vai desembarcar no Pontal, onde é feito o ingresso nos barcos é realizado. De lá saem os barcos que fazem a travessia do Canal das Galhetas para as duas povoações da Ilha, a Encantadas e a Brasília.

São várias empresas que fazem o transporte, como por exemplo a Barca da Ilha que conta com barcos seguros e profissionais experientes para proporcionar uma travessia tranquila.

Uma das melhores opções de hospedagem na Ilha do Mel fica na Praia das Encantadas. A Pousada Fim da Trilha possui infraestrutura encrustada na natureza, com suítes e restaurante em meio à vegetação.

Local para relaxamento na pousada

Os quartos são espaçosos e equipados com ar condicionado, frigobar, TV LCD 32″, canais SKY, cama box, cofre, ducha a gás ou elétrica e secador de cabelo.

foto divulgação

O café da manhã é uma atração a parte, com vários itens e receitas feitas na hora, em salão totalmente cercado de pássaros e natureza.

foto divulgação

A praia fica a 100 metros da Pousada. O caminho são ruelas de areia que passam por outras propriedades e pela natureza exuberante até as praias da Gruta ou da Enseada. A pousada também fica próxima às únicas lojas e mercadinhos disponíveis na Ilha.

A Fim da Trilha também é considerada um dos melhores endereços para comer na Ilha com pratos diferenciados em local agradável.

foto divulgação

A pousada fornece cadeiras e guarda sol para comodidade dos hóspedes.

A Ilha do Mel não possui caixa eletrônicos, nem hospitais, portanto se planejar e levar tudo o que precisa é uma boa ideia, mas apesar da precariedade da estrutura da Ilha, o clima de sossego e paz vale a pena.

Nossa experiência nessa viagem foi a melhor possível. Nada deu errado e mesmo que o tempo esteja adverso durante sua visita a Ilha do Mel oferece momentos de sossego e possibilidade de relaxamento em praias semi desertas, ruas de areia e casinhas de madeira, barcos e cachorros que fazem amizade rapidamente com os visitantes.

A Ilha do Mel preserva sua paz.

 

Serviço:

Viação Graciosa

R. Jóquei Club, 188 – Prado Velho – Curitiba

(41) 3213-5511

http://www.viacaograciosa.com.br/empresa/index.htm

 

Pousada Fim da Trilha

Encantadas – Ilha do Mel, Paranaguá – PR

(41) 3426-9017

www.fimdatrilha.com.br/

Sair da versão mobile