Ícone do site Olhar Turístico

KLM utiliza arte tradicional a serviço do turismo

A partir de novembro, a empresa aérea mais antiga do mundo com denominação original, a KLM utilizará a técnica Delft Blue, típica da cidade de Delft na Holanda.

Azulejos pintados holandeses e a comisária de bordo da KLM

 

A técnica de pinturas em azulejos e outros objetos é usada pelos artesãos desde o século XIV, difundida pelo mundo a partir de meados de 1600.

Esta arte tradicional aliada a técnica de cinema stop motion, serão utilizadas nos videos de instrução de segurança dos vôos a partir de Amsterdam. Por ser líder em segurança de aviação, a companhia se preocupa com cada mínimo detalhe de seus voos, apresentando instruções claras a bordo sobre procedimentos de segurança.

Feito para atrair a atenção de todos os passageiros e, ao mesmo tempo, fazê-los sorrir, o novo vídeo da segurança da KLM apresenta mais de 1000 azulejos Delft, que foram especialmente desenhados, pintados e animados para valorizar cada detalhe de segurança. A comissária de bordo que serviu de modelo para os artesãos é realmente uma comissária de bordo da KLM e é a voz dela que se ouve durante a animação.

Mas foram necessários muitos esforços e diferentes habilidades antes que a comissária ganhasse vida no vídeo. Todo o roteiro obrigatório de segurança foi transformado em uma série de ilustrações Delft Blue feitas manualmente. A técnica de animação stop-motion foi então usada para filmar as instruções de segurança de voo da KLM, azulejo por azulejo.

Assim como no novo filme de segurança de vôo, a restauração da Classe Econômica da KLM seguiu o novo conceito “Tasty Blue”, também inspirado pelo design Delftware. Os carrinhos, os talheres e os copos apresentam detalhes ou elementos Delftware. Isto está em perfeito acordo em casas em miniatura da KLM, que foram introduzidas aos passageiros da World Business Class desde os anos 1950.

Assista ao vídeo: http://flightsafety.klm.com/

 

Sair da versão mobile