Ícone do site Olhar Turístico

MAIFEST no Brooklin, tradicional festa de rua alemã em São Paulo

O tradicional evento apesar de gastronômico, pois apresenta barracas com comidas de várias cozinhas internacionais, também tem tradição de trazer apresentações culturais como forma de melhor contextualizar a festa.

É sempre uma experiência diferente e divertida as festas alemãs do Brooklin, apesar de não ser tão fácil parar o carro. Claro que para quem puder não vá de carro próprio.

No aspecto gastronômico o MAIFEST oferece boa variedade de receitas alemãs, com preços razoáveis. Os visitantes comem de pé e dependendo do horário vai enfrentar longas filas.

Haverá grande variedade de pratos alemães como o currywurst, einsbein, salsichões, entre outros, assim como acarajé, nhoque, yakisoba e muito mais, que farão as pessoas se sentirem como se estivessem viajando ao redor do mundo.
Os amantes de sobremesas também não ficarão desapontados, pois poderão saborear “pastelninho”, sorbets (doce gelado à base de água indicado para veganos), schokoladenkuchen, para citar apenas alguns.

No local são montados os restaurantes fechados, com mesas, que são admnistrados por uma entidade beneficiente (SOBEI) e tem sua renda revertida para ações sociais.
O cardápio da SOBEI inclui seis pratos, dentre eles estão: Kassler, o qual vem com chucrute; Eisbein, joelho de porco assado à pururuca com chucrute; Salchições; Frango e cupim recheados acompanhados de farofa, todos os pratos citados acompanham salada de batatas. Além do pratos, é servido ainda porções de linguiça, cupim ou salsicha e chopp Ashby, a bebida oficial da festa.

No Rei do Joelho terá a famosa churrasqueira giratória com joelho de porco assado e joelho no pão francês, pernil no pão, ambos com vinagrete, porção de joelho picado, Schlachtplatte, prato tamanho família que acompanha 1 joelho inteiro, 4 salsichões, 2 bistecas, salada de batata e chucrute.

Outros points muito visitados são as tradicionais barracas dos salsichões grelhados da Berna, as quais disponibilizam: Cervela, elaborada com carne bovina e gordura suína. O produto não é feito com corantes, sua coloração acontece naturalmente através da defumação. A Kalbsbratwurst tem na composição carne de vitelo, que é mais clara, e por não levar conservante se mantém com a coloração branca. Outra opção é a barraca de especialidades com Kartoffelpuffer, batata alemã com coberturas de purê de maçã, requeijão ou geleia de morango, entre outros.

Quem quiser saborear outros pratos e mais petiscos pode ir ao bar germânico Zur Alten Mühle e experimentar canapés de linguiça no pão preto, o bolinho de carne e linguiça com recheio de queijos ou o prato Chucrute Garnie composto de joelho de porco, kassler, salsichas e batata sauté, o qual pode servir até 4 pessoas.

Calçada do Zur Alten Mühle

Conheça aqui o Zur Alten Mühle

E a Panya Brasil deixará o evento mais gostoso com suas sobremesas, como o Bienenstich, bolo com cobertura de caramelo com amêndoas e Schokoladenkuchen, bolo de chocolate amargo, úmido e macio.

Serviço:

XVIII MaiFest
Dias: 27 e 28 de maio
Local: Quadrilátero das Ruas Joaquim Nabuco, Barão do Triunfo, Princesa Isabel e Bernardino de Campos
Horário: Das 10h às 22h
Entrada gratuita

Mais informações através do site www.aemb.org.br.

Sair da versão mobile