Ícone do site Olhar Turístico

O melhor de Curitiba – Durski e o Banquete Eslavo

A imigração de povos Eslavos marcou a colonização da cidade de Curitiba e até hoje segue forte com algumas marcas e ícones da cidade.

Exemplo são os parques que preservam a arquitetura e um pouco do modo de vida destes imigrantes. Mas também na gastronomia local a cultura da mesa Ucraniana e Polonesa principalmente é percebida. No caso do Durski, da melhor maneira possível.

Junior Durski, o empresário e fundador do restaurante é de Prudentópolis, região do Paraná com uma colonia extensa de imigrantes Ucranianos, como sua avó, com quem aprendeu a cozinhar.

O restaurante fica localizado próximo do Centro Histórico da cidade, em uma praça pacata e cada vez mais povoada de novos empreendimentos de alimentação. A entrada charmosa anuncia um exclusivo salão de serviço que é ocupado por uma quantidade pequena de mesas e a decoração é clássica de Kethlen Ribas Durski, com direito a poltronas Luis XV,, papéis de parede, cortinas de linho e veludo e lustres de cristal. O clima sóbrio e sofisticado é de exclusividade e atendimento personalizado.

Salão de decoração clássica

Os pratos são servidos em mesas cobertas de toalhas de linho egípcio, louças e os talheres de prata Christofle, que podem ser gravados com  o nome dos clientes e ficam guardados em um móvel que ocupa parede do recinto do bar de espera.

Talheres exclusivos

Talheres de prata gravados com o nome dos clientes

Daí se faz o acesso às adegas. Isso mesmo, mais de uma adega que é considerada a maior do Brasil. O Durski tem uma das maiores coleções de vinhos em restaurantes no Brasil, com 70 safras de mais de 20 países, aproximadamente 2.300 rótulos disponíveis de vinhos que podem chegar a dezenas de milhares de reais a garrafa. A Adega mais vistosa é a que divide o Durski do Madero, também do mesmo proprietário. As outras são como cofres de banco com prateleiras repletas de verdadeiras jóias engarrafadas sendo a mais antiga de 1780.

A maior adega do Brasil

O Sommelier da casa pode levar os clientes a uma experiência de harmonização realmente diferenciada com tantos aromas e sabores disponíveis. Tanto que a carta de vinhos da casa é um livro de peso considerável impresso constantemente para atualizar as incríveis possibilidades enológicas do Durski.

Compõem o festejado Couvert do Banquete algumas iguarias não encontradas em outros locais. O Couvert aliás que concorre como o melhor das mesas Curitibanas por conta de seus ingredientes e elaboração impecável.

Dentre as iguarias está a Broa de Banha que é uma receita antiga da avó de Junior Durski, o fundador do restaurante. Os delicados pães de queijo também são fabricados lá e o sabor comprova o cuidado na elaboração. Além dos pães, o tradicional prato do Leste Europeu Goulash e o creme de raiz forte com beterraba também são servidos de entrada.

Broa de banha e Goulash

O Banquete compreende uma série de pratos que são servidos na sequencia na mesa, alguns inclusive com o uso de coberturas de metal, como era de costume em banquetes.

A sequência de delicias eslavas inclui a Salada Russa também de receita da avó de Junior Durski, Galantyna de Leitão, Platzki que são mini panquecas de batatas, sopa Borscht feita de Beterrabas, o tradicional Pierogi com molho de carne e linguiça defumada, frango Kiev, Holopti ou charutinhos de repolho com costelinha defumada, Filet Mignon com cogumelos e de sobremesa da Chef Pâtissier Laysa Durski, o Kutiá, doce feito com trigo sarraceno cozido com frutas secas e mel.

Platzki, panquecas de batatas

Pierogi com carne e linguiça

Filet Mignon com Cogumelos

Ao final o charme das delicadas louças para servir o café de fechamento com mais docinhos. Um lugar especial para ocasiões e companhias especiais. Uma experiência gastronômica incrível, com pompas e sabores exóticos e que remetem a celebração da gastronomia.

Serviço

Restaurante Durski

End.: Av. Jaime Reis, 254 – São Francisco, Curitiba – PR

Fone: (41) 3225-7893

http://durski.com.br/2015/

.

Oferecimento:

viacaocometa.com.br

Sair da versão mobile