Ícone do site Olhar Turístico

O Mundo do Vinho (II)

A videira é compatível com clima temperado e pode ser encontrada em diferentes partes do mundo. Essencialmente cultivada na Europa a vitis vinifera (espécie de videira usada para a produção de vinho) está presente em todos os continentes.

O clima temperado varia de acordo com a umidade relativa e temperatura durante as estações do ano. E desta variedade resultam vinhos de grande qualidade, porém diferentes.

Na Europa produz-se vinho em quase todos os países, com destaque para França, Itália, Portugal, Espanha e Alemanha. No Oriente, desde o Egito, Libano e Israel, passando pela Turquia e Chipre e o longínquo Japão. Na Oceania também se produz vinhos de muita qualidade.

As Américas cultivam o vinho no norte (Canadá e Estados Unidos) e no sul (Brasil, Chile, Argentina e Uruguai), assim como na África ao norte cultiva-se nos países mediterrâneos (Marrocos, Tunísia e Argélia) e ao sul na África do Sul.

As uvas cultivadas são originárias da França, da Alemanha, da Espanha e de Portugal principalmente e se adaptam mais ou menos em cada região, produzindo melhores ou piores vinhos. Por exemplo, a Malbec francesa encontra na Argentina um local ideal, sendo considerada a uva do país. O Brasil tem produzido ótimos vinhos espumantes, devido às condições climáticas específicas do sul.

Mas de uma forma geral as regiões vinícolas da Europa têm menos calor para madurar a uva precocemente, provocando amadurecimento mais pleno da safra e consequentemente mais equilíbrio. No Novo Mundo as temperaturas atribuem mais álcool às uvas, com excessão de áreas mais frescas próximas ao Pacífico, resultando em menos elegância.

Sair da versão mobile