Ícone do site Olhar Turístico

O que beber em Ribeirão – Pinguim, 80 anos de Chopp Gelado

A casa mais tradicional de Ribeirão Preto e um dos  locais que fizeram nome com sua proposta é o Pinguim, fundado em 1936, no mesmo prédio há 80 anos. Tamanho sicesso foi conquistado com a proposta de servir chopp na temperatura gelada.

Durante muito tempo nutriu-se  a lenda de que a serpentina que serve a chopeira do salão viesse da fábrica da Antarctica que fica a 500 metros do local, o que garantiria a qualidade e o sabor do líquido dourado.

Na verdade, além de descansar durante 1 dia na câmara fria, o chopp é levado às torneiras da chopeira por uma serpentina com vários metros, de forma a dar várias voltas no gelo, que por sua vez, ao bater do sino é mexido, limpo e reposto constantemente para manter a temperatura.

salao-com-pegada-de-anos-30-e-40

loja-de-souvenirs-exclusivos

A casa já está na terceira geração, com unidades em Shoppings de Ribeirão Preto, Brasília e Belo Horizonte, continuam a expandir seu conceito. O endereço original foi renovado para realçar os anos 30 e 40 e ganhou loja de souvenirs exclusivos.

O Chopp é servido geralmente por garçons com mais de 30 anos de casa, em tulipas finas com base de rabo de peixe, ou canecas geladas e preza pelo colarinho (camada superior de espuma) para manter o sabor e temperatura da bebida.

Apesar da ampla preferência pelo Chopp Claro Tradicional, no Pinguim ainda pode-se encontrar o Chopp Direto (creme do chopp claro), o Fantástico (creme do chopp claro com creme do chopp escuro), o Ferrugem (chopp claro com gotas de chopp escuro), o Pingado (chopp claro com chopp escuro), o Sexual (creme de chopp escuro) e o Shortinho (3 dedos de chopp claro com creme de chopp claro). No cardápio constam pratos tradicionais, grelhados e pizzas, além das porções quentes e frias, tábuas, entradas e saladas e os sanduíches.

tirado-com-colarinho

garcons-das-antigas

Destaque para o Sanduíche Psicodélico de inspiração nos frios, cortado em formato aperitivo leva presunto, picles, salsichão de frango, rosbife, salsichão, mortadela, mussarela, lombinho, azeitona chilena e tomate no pão francês.

sanduiche-psicoldelico

Dentre as dezenas de porções, a de Carne Seca Acebolada parece ter sido criada para acompanhar  o chopp, assim como os Bolinhos de Bacalhau e os Croquetes de Picanha.

porcao-de-carne-seca-acebolada

Serviço

Pinguim

End.: R. Gen. Osório, 389 – Centro, Ribeirão Preto – SP

Fone: (16) 3610-8258

http://www.pinguimochopp.com.br/

.

Oferecimento:

viacaocometa.com.br

Sair da versão mobile