Ícone do site Olhar Turístico

O que fazer em Curitiba – Linha Turismo e as atrações de Curitiba

Torre Panorâmica

A Linha Turismo é uma ótima ferramenta para quem visita a capital Paranaense.

São ônibus Double Deck (dois andares) com poltronas no piso superior para que os visitantes possam melhor apreciar a cidade e suas atrações turísticas.

Os veículos circulam pela cidade a cada 30 minutos e percorrem 25 pontos turísticos principais. A proposta de transporte prevê que os viajantes poderão desembarcar em qualquer atração, visitar o local para depois embarcar novamente no próximo ônibus. A volta completa sem desembarque pode durar cerca de duas horas e meia. Os ônibus são equipados com alto falantes que anunciam as atrações e discorrem um breve histórico em três línguas, Português, Inglês e Espanhol.

A seguir o trajeto da Linha Turismo:

A partir das 09 horas da manhã os veículos começam a circular. A partida é feita na Praça Tiradentes, bem no Centro, o marco zero da cidade. Inclusive, nela há um espaço com chão de vidro que permite enxergar o piso antigo descoberto em 2008 durante reforma do local.

Da movimentada praça central o veículo se desloca para o primeiro calçadão do Brasil, a simpática Rua das Flores com alguns prédios mais famosos, como o Palácio Avenida que ostenta o tradicional Coral de Natal de Curitiba. As flores dos canteiros que dão o nome à rua são trocadas a cada estação e dão colorido diferente a esse shopping a céu aberto repleto de lojas e restaurantes, bonde antigo utilizado como local de leitura e a Avenida Luiz Xavier, a menor do Mundo.

Rua das Flores e o Bonde da Leitura

Palácio Avenida

Curiosidades a parte o ônibus segue para a famosa Rua 24 Horas, que embora não tenha o mesmo glamour de anos atrás continua servindo a população em sua proposta diferenciada de serviços e entretenimento.

Dali o percurso passa pela antiga estação ferroviária que se transformou em Museu Ferroviário e está anexo ao Shopping Estação com lojas, restaurantes e teatros.

A atração seguinte vale pelo visual, pois o Teatro Paiol é um paiol de pólvora de 1906, construído de forma circular com traços da arquitetura romana. Foi inaugurado com show de Vinicius de Morais que compôs a música “Paiol de Pólvora” em sua homenagem.

Teatro Paiol

Próxima atração é considerada uma das mais simbólicas da cidade, o Jardim Botânico e Jardim das Sensações. Vale uma parada para caminhar em seus jardins de inspiração francesa e a cúpula metálica que oferece uma paisagem única no país. O local dispõe de lanchonete e gramados para descansar, meditar ou fazer exercícios, como muitos curitibanos costumam fazer aos finais de semana.

O Mercado Municipal fica convenientemente localizado junto à Rodoferroviária da cidade. Ao contrário de muitos Mercados Públicos do país, o de Curitiba tem ares modernos e inovadores. Junto ao Mercado funciona o primeiro Mercado de Orgânicos do país.

Mais à frente o monumento arquitetônico em estilo neoclássico representado pelo pelas instalações da primeira universidade do Brasil, a Universidade Federal do Paraná e o Teatro Guaíra.

O Passeio Público é o primeiro parque da cidade e foi aberto em 1886 graças a um projeto de recuperação de charco. O Memorial Árabe é uma biblioteca especializada cuja abóboda, colunas, vitrais e arcos remetem às edificações mouriscas e se destacam na paisagem.

O conjunto das edificações do Governo do Estado foram construídas em homenagem aos 100 anos de Paraná, celebrados em 1953.

A próxima atração talvez seja a mais visitada atualmente e não é pra menos, o MON como é conhecido o Museu Oscar Neimeyer, o maior e mais moderno museu do Brasil.

Ao lado do Museu começa um bosque muito bonito que leva ao Memorial Polonês e ao também conhecido Bosque do Papa. Casas de troncos encaixados no mais fiel estilo polonês da época da imigração, com artefatos e até capela, que por sinal foi visitada pelo Papa, por isso do bosque ter esse nome.

Cosntruções típicas dos imigrantes Poloneses

Na sequência o Bosque Alemão também homenageia a imigração na cidade e no estado do Paraná. O parque oferece ótima vista da cidade e oferece diferentes atrações sobre a cultura alemã em seu interior.

A Universidade Livre do Meio Ambiente tem uma simbologia das mais importantes e foi fundada com a presença e benção do oceanógrafo Jacques Cousteau. O projeto arquitetônico da universidade foi elaborado com materiais rústicos.

A próxima parada é o Parque São Lourenço, mais um dos muitos na cidade e que também foi construído para recuperar área degradada. Em seu interior antiga fábrica virou centro cultural e carneiros pastam na grama…

A Ópera de Arame é uma das mais famosas atrações da cidade. A casa de espetáculos coberta com estrutura de arame fica junto a uma pedreira que também abriga espetáculos para até 20 mil pessoas!

O Parque Tanguá é parte do projeto de preservação do curso do Rio Barigui e possui uma área de 235 mil metros quadrados.

Mais um parque que compõe o projeto, o Parque Tingui faz homenagem aos índios que habitavam na região de Curitiba e que pertenciam à Nação Guarani. Dentro, o Memorial Ucraniano com cúpula de bronze lembra o centenário da chegada do povo que também compõe o perfil do imaginário Curitibano, o Ucraniano, com construções belíssimas que seguem as normas da religião ortodoxa.

Memorial Ucraniano

Em seguida o Portal Italiano precede o Bairro de Santa Felicidade, colonia de imigrantes formada em 1878 e que atualmente representa o principal eixo gastronômica da capital paranaense.

Próxima parada é o Parque Barigui com 1,4 milhão de metros quadrados, que abriga animais nativos e migratórios além de centro de exposições, teatro e museu do automóvel.

A Torre Panorâmica oferece em seu topo envidraçado, vista de 360 graus da cidade, com mapas que orientam os visitantes e bancos para esperar as luzes do pôr do sol.

A última atração da rota é o Setor Histórico com locais que lembram a antiga Curitiba, com ruínas, ruas de pedras e construções centenárias transformadas em espaços culturais. Lá também acontece a tradicional Feira de Artesanato de Domingo com mais de mil artesãos, ponto de encontro dos Curitibanos.

Paço Municipal

Vale muito a pena utilizar a Linha Turismo e descer para visitar as atrações que mais lhe interessar Um projeto democrático, sustentável e facilitador do turismo na cidade de Curitiba. Nos dias de semana o movimento é menor, o que favorece o transporte tranquilo, com bom espaço para fotografias. Aos finais de semana o movimento a utilização dos veículos é maior e a circulação ocorre a cada 15 minutos.

Ônibus Double Deck da Linha Turismo

Muito eficiente e realmente agregador do ponto de vista turístico, um sistema que deveria servir de exemplo a outras capitais, parabéns ao Convention Bureau e a Urbs.

https://www.urbs.curitiba.pr.gov.br/transporte/linha-turismo

 

Oferecimento:

viacaocometa.com.br

Sair da versão mobile