Ícone do site Olhar Turístico

Opções de destinos de viagem para as Festas de Fim de Ano

Nesta época é comum planejar a viagem de final de ano e as férias. São muitos os destinos que desenvolvem algo diferenciado durante este período, tanto no Brasil como no Exterior.

Portanto veja abaixo algumas opções dentro e fora do país para curtir o visual do Natal e a alegria do Ano Novo:

Nos Estados Unidos

A Região da Capital dos Estados Unidos, composta por Washington, DC e os estados de Maryland e Virginia, preparou uma programação especial para a temporada de fim de ano repleta de experiências natalinas típicas do país. São centenas de atividades disponíveis por toda a região que oferecem diversão para todos os membros da família, como patinação no gelo, espetáculos de Natal, comida típica da época e muitas, mas muitas, luzes e decorações especiais!

National Harbor – foto  promocional


Washington, DC
Patinação no gelo
Tem atividade mais característica do inverno americano do que patinação no gelo? A capital do país conta com diversas pistas para a prática da atividade, que atendem a todos os níveis de habilidade. Uma delas fica no jardim da Galeria Nacional de Arte, onde é possível ainda se aquecer com um delicioso chocolate quente no Pavilion Café. No Georgetown Harbor, os visitantes podem se divertir em uma pista de gelo bem ao lado do belo Rio Potomac. Próximo ao Capitol Riverfront, no Canal Park fica uma pista com mais de mil metros quadrados que oferece sessões temáticas, além de aulas de patinação e um bar completo para um happy hour após um dia de muitas atividades.
Para mais informações, acesse: http://washington.org/DC-focus-on/places-ice-skate 
 
Teatro Quebra-Nozes
A versão do Quebra-Nozes do ballet de Washington, DC apresenta uma história encantadora trazendo George Washington, o primeiro presidente americano, como o herói quebra-nozes e o Rei George II da Inglaterra como o vilão Rei das Ratazanas. O espetáculo fica em cartaz entre 03 e 27 de dezembro no Teatro Warner.
Para horários e ingressos, acesse: http://www.warnertheatredc.com/ 
 
Maryland
Lights on the Bay
O Lights on the Bay, em Annapolis, é um espetáculo de luzes à beira da Baía de Chesapeake, onde os visitantes podem passear de carro em meio a mais de 60 obras iluminadas. O Parque Estadual Sandy Point apresenta belas esculturas com temas de Natal e elementos tradicionais de Maryland que encantam a todos os visitantes. A atração fica disponível para visitação entre 1º de dezembro e 1º de janeiro.
Para ingressos, acesse: http://www.lightsonthebay.org/ 
 
Eventos de Natal no National Harbor
A temporada de final de ano no centro de National Harbor é sempre cheia de agito e emoção. Aos sábados, entre 14 de novembro e 19 de dezembro, serão exibidos em uma tela gigante no cetro da Plaza os filmes natalinos favoritos das crianças, como The Muppet Christmas Carol, Frozen Sing-a-long, Elf e muitos outros. E o melhor: as famílias podem desfrutar da atração gratuitamente. Para conferir a agenda dos filmes, acesse: http://www.nationalharbor.com/event/harbor-holiday-movies/ 
Entre 21 de novembro e 03 de janeiro, o Gaylord National Resort & Convention Center apresenta o seu tradicional parque de gelo, esse ano com o tema “Santa Claus is Comin’ to Town”. São mais de 907 quilos de gelo, diversas esculturas e cinco escorregadores mantidos a congelantes -9°C!

Virginia
Natal no Mount Vernon
As tradições Natalinas ganham vida no Mount Vernon, casa do presidente George Washington. Nos fins de semana entre 27 de novembro e 20 de dezembro é possível fazer um tour pela mansão acompanhado da Senhora Washington e ainda desfrutar de deliciosos biscoitos de gengibre, cidra e apresentações de dança e corais natalinos. O Mount Vernon contará com uma decoração especial, incluindo 12 árvores de Natal, que ficará disponível para visitação até 06 de janeiro.
 
100 Miles of Lights
A partir de 26 de novembro, os 160 quilômetros que ligam Richmond a Virginia Beach, passando pelas cidades de Williamsburg, Yorktown, Newport News, Hampton, Norfolk e Portsmouth, serão tomados pelo espírito de Natal com milhões de luzes e centenas de eventos especiais durante a temporada – que vai até 3 de janeiro.  Em Virginia Beach, é possível dirigir pelo calçadão para apreciar a McDonald’s Holiday Lights at the Beach, onde o Papai Noel iluminado pode ser visto juntamente com uma árvore de Natal de 12 metros de altura, além de peixes e golfinhos feitos com luzes coloridas. Essa é única época do ano na qual é permitida a entrada de carros no calçadão.
Para mais informações, acesse: http://www.virginia.org/100MilesofLights/

Nova York

Quem ainda não foi, sabe pelos filmes que em Nova York, nos Estados Unidos, o Natal é imperdível até para quem não é católico. Além das casas ficarem todas decoradas com luzes de todas as cores e árvores gigantescas, tem as famosas vitrines de Natal, como a das lojas Macy’s, uma verdadeira atração à parte. A árvore de Natal do complexo comercial Rockefeller Center, com a popular pista de patinação, é outra atração imperdível. Não bastasse tanta beleza, o Central Park nessa época fica todo revestido pela neve, o que dá toda uma bossa para NY ser um destino para a lista dos amantes dessa festa. No dia 25 muitas pessoas jantam fora, então se a ideia for essa, é bom reservar com antecedência. Reunir a família para trocar presentes em casa, que nem aqui, também é tradição por lá.

Disney

A Disney é um mundo paralelo em qualquer época do ano, mas no Natal é tomada pelo clima natalino em cada detalhe. Desde os desfiles de personagens, a decoração e a música ambiente. Cada detalhe é bem planejado e temático para celebrar a data. O cardápio de atrações é muuuito farto. O Frozen Holiday Wish, no castelo da Cinderela, é um show de iluminação combinado com música realizado no parque Magic Kingdom. Lindo e imperdível para os pequenos e também para os papais babões. Ainda tem um showzinho com a Anna, Elsa e os outros personagens do filme. Em frente ao pavilhão dos Estados Unidos, no Epcot, tem o Candlelight Processional, um coral de natal. As atrações fazem parte do “Mickey’s Merry Christmas Party”, a verdadeira festa de natal da Disneylândia. (Foto de Divulgação)

Em outros países

Terra Santa, Israel

Nada mais encantador do que passar o natal onde a história aconteceu de verdade, não é mesmo? E por lá, na Terra Santa, especificamente nas cidades de Nazaré, Jerusalém e Belém, as atrações turísticas são mágicas para comemorar a data. Os presépios em tamanho real, feitos artesanalmente na Itália e esculpidos em madeira, impressionam com a reprodução de Jesus recém-nascido na manjedoura. O roteiro turístico começa em Nazaré, onde Maria recebeu o aviso do Anjo sobre a chegada do menino Jesus. Em Belém, oficialmente na Cisjordânia, fica a Basílica da Natividade, onde é rezada a Missa do Galo no dia 25. Nessa mesma Basílica há uma estrela onde indica o local exato do nascimento do menino Jesus. A estrutura turística ainda oferece boas opções de restaurantes e lojinhas. É um destino e tanto para passar o natal.

Vaticano

Quem sabe não é a hora de sair do sofá, fazer as malas e assistir a Missa do Galo no Vaticano ao vivo e a cores esse ano? Para acompanhar a solenidade, realizada na noite do dia 24, no interior da Basílica São Pedro, é preciso entrar no site do Vaticano, preencher um formulário, e encaminhá-lo por fax. O site possui versão em português. É gratuito, mas muito concorrido. Se o Vaticano não responder, o jeito vai ser assistir na Praça São Pedro, ponto de encontro muito tradicional de turistas do mundo todo, principalmente em dias de pronunciamento do Papa. Na hora da comunhão vários padres saem para atender aos fiéis. No dia 25 o Papa Francisco aparece no balcão central da Basílica de São Pedro para dar a benção natalina em 60 idiomas. Um momento simbólico e histórico para guardar para sempre na memória e no coração.

Fátima, Portugal

Fátima é o principal destino religioso de Portugal e um local imperdível para viver o Natal intensamente. No dia 24 de dezembro, na Basílica da Santíssima Trindade, quarto maior templo católico do mundo em capacidade, é celebrada às 23h a Vigília Natalícia, “Missa do Nascimento de nosso Senhor Jesus Cristo”.  No dia 25 é no Santuário de Fátima, igreja onde Nossa Senhora apareceu para os fieis, que ocorre a “Solenidade do Natal do Senhor”. A Capela das Aparições, onde tem o Pedestal com a imagem de Nossa Senhora, também é um santuário que vale a visita.

 Lapônia, Finlândia 

E que tal passar o Natal na terra do bom velhinho? A Lapônia, cidade da Finlândia, conhecida como a terra natal do Papai Noel, resume o que há de melhor no natal. Muita neve, renas, luzes, pinheiros e personagens vestidos com as tradicionais roupas vermelhas. A região que faz fronteira com a Noruega, Suécia e Rússia, é rica em beleza natural com florestas, planícies brancas e auroras boreais. Ainda há o Sant Park – considerado o maior parque natalino do mundo – com oito mil metros quadrados, construído no interior de uma caverna. Trenzinhos, carrosséis e brinquedos típicos de todo parque de diversões fazem a alegria dos visitantes que ainda podem conhecer a cozinha da Mamãe Noel, um globo de neve gigante e a Escola dos Elfos, entre outros atrativos.

San Miguel de Allende, Mexico

A arquitetura colonial conservada de San Miguel Allende, a 275 km da Cidade do México, se enche de luzes, procissões, música ao vivo e queima de fogos para celebrar o nascimento do menino Jesus. A festa começa no dia 16 de dezembro com as tradicionais paradas públicas com comidas, música, carros alegóricos, entre outros festejos populares. No dia 24 muitas pessoas se vestem como Maria e José e passeiam pelas ruas.  É fácil ver projeções de desenhos animados de Natal tanto no dia 24 quanto no dia 25, em vários pontos de San Miguel de Allende.

Quebec, Canadá

O Natal em Quebec, província do Canadá, além de lindo, é sustentável. Uma grande árvore feita de materiais reciclados, e as luzes da decoração sobressaem na neve e no frio que costuma ser bem rigoroso. As construções do século 16 fazem um lugar perfeito para passar um Natal vintage. A hospitalidade dos habitantes combinada com a culinária que oferece salsichas e castanhas assadas ajuda a combater o frio encantam turistas do mundo inteiro.

No Brasil

Gramado, Rio Grande do Sul

O Brasil é o país com mais católicos fora da Europa. Não à toa boa parte da população adora o Natal e programa uma grande celebração em família para celebrar a virada do dia 24 para 25 de dezembro. O Natal Luz em Gramado é o principal destino do país para celebrar em grande estilo. A cidade exibe desfiles com alegorias, shows de música, dança e fogos de artifício. Como a programação é intensa, a dica é olhar o site do evento e fazer um roteiro para curtir em família. A festa já começa no dia 30 de outubro e em todas as noites, sempre às 21h, a cerimônia Show de Acendimento das Luzes é um espetáculo à parte. É uma cerimônia emocionante de som e efeitos sincronizados de iluminação na grande árvore de natal local. A Vila de Natal na Expogramado e a Exposição de renas decoradas, no Centro da cidade, também são programas tradicionais e imperdíveis. Quem for passear por lá, não pode deixar de se deliciar com o café colonial e rodízio de fondue, oferecido aos montes nos restaurantes da região.

foto promocional

 

Maceió, Alagoas

Jatiúca Resort, empreendimento referência em lazer e diversão anuncia atrativos pacotes para aa férias e a festa de Réveillon.

Na festa de réveillon que terá como inspiração os musicais da Broadway, o grupo teatral Chiquita Bacana será a atração principal da noite da virada. Conhecido pelas alegres atuações artísticas, o grupo interage com o público todo o tempo, fazendo de cada apresentação um espetáculo único. A segunda parte da noite será animada por Manu Toledo e Banda. “Estamos preparando uma grande estrutura para receber a todos de maneira muito especial. Com certeza, será uma festa de Réveillon inesquecível”, afirma a gerente de marketing, Ana Claudia Nobile.  

Piscina central – foto promocional

Atrações para toda a família

Áreas de esporte, bem-estar, kids e gourmet. Bem-vindo ao universo Jatiúca!

Todas as acomodações do resort, 96 ao todo, dispõem de: fechadura eletrônica, que também abre com as pulseiras de identificação (mesmo sistema usado na Walt Disney), TV de plasma, cama king size, internet wi-fi, telefone com discagem direta, secador de cabelo e cofre. No ambiente, decoração e móveis de elementos naturais que proporcionam o máximo de conforto com o luxo da simplicidade na hora do descanso.

Em seus 62 mil m2 metros quadrados, o Jatiúca Resort oferece inúmeras áreas de lazer, duas piscinas, deck com vista para a praia, circuito de arvorismo e tirolesa. Para a criançada, uma área exclusiva de recreação – Espaço Kids e o Clubinho do Jacaré que recentemente ganhou cara nova com ilustrações exclusivas criadas pelos artistas “Os Gêmeos”. Equipadas com várias atividades e atrações recreativas para os pequenos, o espaço está localizado próximo às quadras e o playground. Tudo sob a supervisão e acompanhamento de uma equipe de recreadores altamente qualificada. 

Gastronomia

Na Ceia de Réveillon terá um buffet de saladas, estação de culinária oriental com sushis e sashimis, display de frios e uma farta variedade de pratos quentes e frios, com destaque para o Bobô de Camarão e Atolado de charque com purê de mandioquinha e queijo coalho grelhado, um dos pratos mais pedidos no restaurante do hotel. Além do cardápio completo de sobremesas e open bar (água, refrigerante, cerveja, vinho, espumante e whisky).

O complexo gastronômico do Jatiúca Resort conta com dois restaurantes que mesclam os sabores e aromas dos ingredientes regionais com a técnica e receitas da cozinha internacional. O contemporâneo Canoas, oferece um buffet completo composto por várias opções de saladas, carnes e sobremesas, bem como estações gourmet que preparam receitas gastronômicas personalizadas e estações de massas, risotos e grelhados preparados na hora. Todas as noites o buffet traz cardápios de diversas partes do mundo fundida com a culinária regional. O pudim de leite condensado é uma das sobremesas mais requisitadas. Um bistrô com capacidade para 80 pessoas, também aberto ao público externo, o Alagoas by Wanchako. Parceria entre resort e o aclamado restaurante peruano Wanchako, comandado pela chef Simone Bert, ganhadora por quatro vezes do prêmio de melhor chef do ano pela revista “Veja Maceió”. “A gastronomia está cada vez mais em voga e é parte fundamental de um hotel. O Jatiúca, que sempre prezou pela alta gastronomia, não poderia ficar de fora dessa tendência. Estamos muito felizes com a parceria”, diz o gerente de alimentos e bebidas, Diogo Aragão.

http://www.hoteljatiuca.com.br/

Sair da versão mobile