Ícone do site Olhar Turístico

Os principais assuntos do mundo fotográfico foram discutidos durante a Press Conference do HIPA 2015 em Dubai

Debatedores durante a Press Conference HIPA 2015

A imprensa internacional presente no evento HIPA 2015 teve a oportunidade de ouvir opiniões de algumas das principais personalidades presentes durante a Press Conference, dois dias após a Cerimônia de Entrega dos Prêmios Fotográficos, em Dubai.

O evento foi realizado no The Oberoi Hotel e contou com jornalistas dos cinco continentes e representantes de entidades ligadas a fotografia.

Um dos convidados especiais foi o Reza, um dos maiores fotógrafos do mundo, com reconhecimento pelo trabalho humanitário desenvolvidos em inúmeras áreas de conflito e abrigo de refugiados.

REZA e Juliana Bruder

A seguir os principais temas debatidos pelos convidados.

Painel 1 – HIPA + New Season

  1. His Excellency Ali bin Thalith – HIPA Secretary General
  2. Sahar Al Zarei – HIPA Assistant Secretary General
  3. Henry Dallal – HIPA Board member

Ficou claro durante a abertura da conferência para a imprensa, os benefícios do Prêmio HIPA para fotógrafos de toda a região dos Emirados Árabes, considerada nova em fotografia em relação ao Oeste, durante os últimos 3 anos. Não existem muitas referências bibliográficas sobre fotografia disponíveis na língua árabe, por isso o HIPA vem criando uma biblioteca para esse suporte. Desde a fundação do Prêmio HIPA, fotógrafos árabes tem conquistado prêmios internacionais e vêem formando o necessário banco de imagens para participação em outros concursos. Também foi apontada a importância da realização de workshops durante o evento HIPA, que ajudam os fotógrafos dentre outros aspectos técnicos, a selecionar suas melhores imagens.

Como diferenciais do Prêmio HIPA estão também o rodízio constante de jurados por todo o mundo, a cada edição, e os prêmios especiais de reconhecimento aos maiores fotógrafos.

O fomento ao Prêmio HIPA vem contribuindo com o objetivos de imortalizar a cidade de Dubai através da arte fotográfica.

Sobre a nova edição do Prêmio HIPA “Happiness” foi ressaltado que os fotógrafos devem ler sobre felicidade e entender que fotos que parecem normais ou tristes podem mostrar felicidade.

 

Painel 2 – O que um fotógrafo precisa

  1. His Excellency Ali bin Thalith – HIPA Secretary General
  2. cott Kelby – American photography author and publisher
  3. Hussein Daghiri – Saudi photographer and journalist
  4. Martin Grahame-Dunn – British Photography trainer
  5. Salah Haider – Iraqi photographer and Critic.

Painel 3 – Tecnologias fotográficas e as novas mídias / Como se profissionalizar

  1. Sahar Al Zarei – Assistant Secretary General HIPA
  2. Yahya Massad – Jordanian photographer
  3. Majid Sultan – Kuwaiti photographer
  4. Martin Grahame-Dunn – British photography trainer

 

 

Durante os intervalos dos debates, o momento foi ideal para coletar autógrafos na Revista Especial confeccionada com as fotos vencedores. Todos os artistas estavem presentes e orgulhosos de estarem fazendo fama internacional, derivada de sua perseverança e paixão pela arte fotográfica.

Sair da versão mobile