Ícone do site Olhar Turístico

Onde comer no Dia do Macarrão

massa-spaghetti-com-camaroes-e-lulas

Com tanta influencia e presença italiana na cidade de São Paulo, não será difícil comemorar o Dia do Macarrão, no dia 25 de outubro próximo.

Mas não apenas nos italianos pode-se apreciar a massa, os chineses, japoneses, argentinos, brasileiros, enfim praticamente o mundo adaptou e criou receitas elaboradas e típicas com a massa, inventada no oriente e reconhecida internacionalmente. Existem cerca de 600 formatos diferentes de macarrão no mundo todo.

Entre os mais conhecidos estão espaguete, parafuso, gravata, lasanha, penne, ninho entre outros. Além da forma em si, as massas também se diferenciam pelos tipos e ingredientes: secas, de grano duro, à base de ovos ou não, integrais, coloridas com adição de vegetais, frescas e instantâneas. Com tantas opções é impossível cair na monotonia alimentar. Temos mais de 40 tipos de macarrão produzidos no Brasil.

Fusilli mais antigo de São Paulo, na Cantina Capuano

O macarrão pode ser servido quente, frio, em sopas, saladas, como prato principal, acompanhamento e até como sobremesa. Massas para rechear são um bom exemplo de refeição completa feita apenas com macarrão. Com um molho simples, à base de tomate, alho e óleo, pode acompanhar uma carne assada, frango ou peixe. Como protagonista da refeição, pode ser feito com receitas elaboradas como uma lasanha, por exemplo.

Massa artesanal, o Garganelle do Brasiliani

Como regra básica, os molhos mais cremosos e viscosos são adequados para os macarrões mais grossos e de formatos curtos como penne e parafuso. Como têm formato cheios de curvas e buracos, eles capazes de capturar os pedaços e o suco do tempero. Já os molhos mais líquidos, à base de azeite, alho e tomate, ficam melhores com macarrões mais finos e compridos como o espaguete.

As massas secas (industrializadas) absorvem bastante o tempero. Por isso, vão bem com molhos marcantes como tomates, azeite, alho, ervas, frutos do mar e tudo o que dê personalidade a elas. Já as massas frescas, aquelas feitas com ovos, ficam melhores com molhos suaves, legumes ou simplesmente com manteiga. As recheadas, como ravióli, canelone e rondelle, tornam-se ainda mais gostosas se preparadas no forno e vão bem com molhos sugo, bolonhesa ou outros à base de queijo.

Japchae Coreano do Portal da Coreia

Alguns exemplos de uso:

– Espaguete: vai bem com molhos líquidos, que envolvem bem os fios, como ao sugo, bolonhesa, alho e óleo, molho de carne e de soja com vegetais.

– Parafuso, penne, fettucine, ravióli e capeletti: combinam com molhos mais fortes e condimentados, como pesto ou bolonhesa, e cremosos à base de queijo.

– Gravatinha e conchinha: excelentes opções para molhos de carnes e de vegetais. Ficam ótimos também servidos frio, como salada, ou com molho à base de iogurte ou rosê (neste caso o formato parafuso também pode ser utilizado).

– Talharim: molho bolonhesa ou outros tipos mais concentrados são ótimas opções.

– Cabelo de anjo: para os dias de frio são as melhores combinações para sopas.

Onde comer ótimas massas em SP:

Tahiti Restaurante Pizza Bar
Avenida Marechal Deodoro Da Fonseca, 367 – Pitangueiras – Guarujá
(13) 3387-2272

Restaurante Brasiliani
Rua Marco Aurélio, 102 – Vila Romana
Tel: 3875-3915
www.brasiliani.com.br

Restaurante Capuano
R. Conselheiro Carrão, 416, Bixiga
Fone: (11) 3288-1460
http://www.cantinacapuano.com.br/

Portal da Coréia
R. da Glória, 729 – Liberdade, SP
Tel. (11) 3271-0924

Sair da versão mobile