Ícone do site Olhar Turístico

Porquê comer peixes no calor?

Porquê comer peixes no calor? Porque nosso sangue deve estar ocupado com nossa derme (pele) trocando calor com o ambiente e assim mantendo a temperatura do corpo estável. As comidas leves e de fácil digestão são aconselháveis durante o período de calor.

Veja abaixo as dicas do nutricionista Marco Quintarelli sobre comer peixes e frutos do mar no verão:

  1. Comer peixes é indicado durante as altas temperaturas do verão?

Resp.: Os pescados são proteínas de alto valor biológico e podem e devem ser consumidos em qualquer época do ano. E sim, pode ser consumido no verão em altas temperaturas.

Os fatores mais importantes para considerarmos sobre os pescados são a origem, a qualidade, a sazonalidade, a armazenagem e a forma de preparação. Considerando os pescados de origem idônea (pescado de locais não-poluídos, fazendas de piscultura), características da qualidade (odor, aparência e textura característico do pescado fresco), ao adquirir ver as condições de armazenagem tanto no adquirir como no consumir os produtos prontos (produtos resfriados, congelados, secos e salgados e enlatados) e as formas de preparação mais adequada ao clima: grelhados, assados, ensopados e no vapor. Evitar os empanados, frituras e frituras de imersão.

Conheça mais sobre os peixes do nosso litoral

  1. Comer frutos do mar é indicado durante as altas temperaturas do verão?

Resp.: Da mesma forma que os pescados, devemos considerar os mesmos fatores de importância para o frutos do mar. Geralmente os fatores mais críticos para estes são sazonalidade (onde se restringe muitas espécies de animais e com pouca oferta no mercado) e a origem, onde a preocupação de se adquirir animais que não venham de locais com alto teor de poluição metais pesados (metilmercurio, bifenilos policlorados).

  1. Quais peixes e frutos do mar são mais saudáveis?

Resp.: Todas as espécies de pescados e frutos do mar permitidos para consumo podemos considerar saudáveis, respeitando os fatores que mencionei anteriormente. São ricos em minerais, vitaminas hidro e lipossolúveis, aminoácidos essenciais e ácidos graxos. Nós nutricionistas, devido a dieta do brasileiro ser pobre no ácido graxo essencial (não produzido no nosso organismo) o ômega 3 (EPA e DHA) indicamos o consumo de peixes oleosos (de preferência os de mar aberto e profundezas que possuem mais ômega 3 que os de cativeiro) e certos moluscos. Os peixes obtém o ômega 3 das algas que eles consomem. Peixes com alto teor de gordura (de 7 a 15%), sardinha, atum, salmão, cavala, arenque, truta, anchova e enguia.

Os frutos do mar também são indicados para comer no calor
  1. Sabe-se das vantagens do atum e do salmão? E os peixes do litoral brasileiro?

Resp.: Conforme mencionei na pergunta anterior, detalhes sobre o atum e o salmão (dando preferência ao de mar aberto e não o de cativeiro).

Os principais pescados do litoral brasileiro são anchova, corvina, dourado do mar, tainha, pescada entre outros. Todos de excelente qualidade.

  1. Quais receitas são mais recomendadas?

Resp.: As receitas mais recomendadas são aquelas que utilize os pescados cozidos no vapor, assados , ensopados ou grelhados. Evitando as frituras.

Sobre o nutricionista: Formado em Nutrição (CRN4- 20.100.945), Marco Quintarelli possui especialização em Nutrição Integrada que é o segmento que utiliza os processos de produção dos alimentos (Nutrição de Produção), desenvolve novos produtos, cuida do preparo e garante a segurança alimentar e os valores nutricionais.

Sair da versão mobile