Ícone do site Olhar Turístico

Restaurante Windhuk – Cozinha clássica alemã e uma história que se confunde com a imigração alemã para São Paulo

Um dos mais tradicionais restaurantes alemães da cidade chama-se Windhuk, localizado em uma bonita esquina do bairro de Moema e que serve uma cozinha clássica em ambiente que remete a um chalé alpino, repleto de fotos da Alemanha, de antigos frequentadores e imagens do navio de mesmo nome.

O Windhuk foi um navio alemão que aportou em Santos em 1939, vindo da África. Seus passageiros, em sua grande maioria, permaneceram no litoral até 1942, quando foram presos por conta da II Guerra Mundial. Em 1945, com o fim do conflito, foram soltos e um de seus ex-tripulantes fundou o Bar Windhuk em 1948.

O simpático e atencioso Walfrido Krieger, filho de alemães, vindo de Santa Catarina, começou no Windhuk em 1964 e em nove meses já era o proprietário. Atualmente o restaurante celebra mais de 50 anos de tradição, com uma clientela ávida por suas porções fartas e pratos clássicos da culinária germânica.

As entradas são marcadas pelos canapés, uma especialidade da casa, com lingüiça Blumenau (somente o miolo, pois não é fatiada, moderadamente temperada e levemente defumada) e outros de queijo e frios. Outra entrada famosa é o Steak Tartar, bolo carne crua, servido com ovo e finalizado com a mistura dos temperos à mesa.

Os pratos da casa vão dos conhecidos Eisbein com Chucrute (que pode ser cozido assim como as batatas ou frito com batatas souté) e Páprika Schnitzel (filé suino ou bovino com molho de páprica, servido com knödel – bolinhos de pão e batatas), até os menos conhecidos Pato Hamburguês (ao molho madeira, servido com batata sauté e um repolho roxo inesquecível (este acompanhamento é feito com maça, ameixa e cravo, provocando um sabor adocicado que complementa harmoniosamente o prato) e a Truta a Windhuk, servida com molho de manteiga, alcaparras e amêndoas e acompanhada de batatas cozidas.

Sobremesa, claro, Apfelstrudel com chantili (folhado de maça), conhecido doce muito consumido em países que fizeram parte do Império Austro-Húngaro, como o sul da Alemanha, a Croácia, a Hungria e outros.

Estes pratos representam várias regiões da Alemanha e suas tradições culinárias e são servidos por garçons em sua maioria, antigos de casa, assim como os funcionários da cozinha. Todos muito receptivos e agradáveis, o que confere um atrativo a mais ao restaurante.

Serviço

Windhuk
Al. dos Arapanés, 1400, Indianópolis
São Paulo – SP
www windhuk.com.br

Sair da versão mobile