Ícone do site Olhar Turístico

Sauro d’Itália é a nova marca de Pães Artesanais da cidade

Degustação de Pães

O empresário Sauro Scarabotta, proprietário do Friccó Restaurante na Vila Mariana lança linha de pães e salumeria, composta de 40 produtos gastronômicos com forte inspiração na cultura Italiana (dentre eles a Massa feita com Pão Artesanal acima) que remete aos produtos consumidos por sua família há gerações. Agora anexo ao restaurante que faz sucesso há 20 anos está a Sauro d’Itália Pane & Salumeria.

Uma das principais características do consumo de pães entre os Paulistanos é a preferência pelo Pão Italiano. Devido à forte imigração dos “oriundi” para a cidade, que chegou a ter mais de 50% de sua população desta origem no início do século passado, o costume de consumir o filão de pão mais rústico de sabor azedinho, próprio até para raspar o molho de macarrão do prato, como é comum nas inúmeras cantinas de São Paulo, se consolidou.

Após muitas investigações e estudos desde 2010, Sauro que é nascido em Gubbio, na Úmbria produz pães artesanais inspirados naqueles que comia na infância, com fermentação natural que pode durar até 24 horas. Além dos tradicionais Italianos, desenvolveu também o Pão de Café e o Pão de Malte de Cevada duas paixões nacionais.

Para garantir a qualidade dos produtos, Sauro se assegura que todo o processo e artesanal e que os ingredientes sejam os melhores, como é o caso da Farinha Italiana que garante sabores únicos e saudabilidade.

Sauro assume estar apto no controle sobre todas as dificuldades que apresenta o Fermento Natural.

Dicas do Sauro:

Como reconhecer um pão feito 100% com fermento natural

É importante que o consumidor atente para alguns detalhes: “Sauro explica que são várias as características que este tipo de fermentação traz ao pão, sobretudo quando é feita em um tempo longo”. De 16 horas até no máximo 48, para os pães e até de 72 horas para o panettone. A casca crocante, coloração irregular sabor agradavelmente azedinho, elasticidade gostosa do miolo, a durabilidade sem perder qualidade. O Prazo de validade é  7 dias em refrigeração e 30 dias em congelamento, sem perder a qualidade, sabor e a saudabilidade.

Para regenerar, basta aquecer em calor forte, em forno elétrico, normal ou torradeira. A casca ficará bem crocante e o miolo úmido, como se acabasse de ser feito.

 

Fermentação natural e saúde

Além do processo de produção artensanal, natural elaborado comfarinha de primeira qualidade, importada da Itália, Sauro destaca um ponto importante: “o pão de fermentação natural faz bem. O processo milenar é muito mais saudável para o ser humano porque seus componentes fazem durante a fermentação, a quebra de muitas substâncias contidas nas farinhas e no pão deixando o produto mais facilmente digerível pelo nosso organismo. A fermentação natural também deixa o pão com um índice glicêmico muito inferior aos outros pães que tem no mercado. As farinhas italianas são muito superiores por vários motivos, explica o chefe.” Um dos principais é ligado a cultura gastronômica do país, o pão, a pasta e outros derivados de farinha, tem na Itália um destaque enorme no dia a dia da alimentação. Isso remonta às suas origens, muito anteriores ao próprio nome de ITALIA!! O trigo é selecionado, ele passa por rigorosa seleção para cada uso específico, dependendo das características exigidas. Os diferenciais tanto na matéria prima quanto no processo de moagem, criam produtos específicos para cada uso e que fazem do nosso pão um dos melhores do Brasil, diz”.

 

E as vantagens ao consumidor deste tipo de pão?

Para o chefe são inúmeras. “O pão passa a ser um alimento saudável interagindo e reforçando a nossa flora intestinal, devido às enzimas que ele desenvolve durante a fermentação. Índice glicêmico muito menor, porque a fermentação natural é longa e deixa a farinha mais pobre em açúcares que foram consumidos pelas leveduras e fungos que compõem o fermento natural. Outro aspecto é a durabilidade de vários dias que proporciona uma economia de tempo no dia a dia. A regeneração é outro ponto positivo, aquecido ao forno ele volta ao seu estado natural, como se estivesse fresco. O sabor levemente azedinho é uma sensação de leveza, depois de ter comido várias fatias. No pão integral melhora a absorção das fibras, componente que esta farinha tem, porque este tipo de fermentação elimina os fitados (fatores antinutricionais contidos neste tipo de farinha),” diz Sauro.

Massa feita de Pão Artesanal

Compõe a linha de pães com fermentação natural Sauro d’Italia:

 

 

Degustação de Pães

Serviço:

Espaço Gastronômico: Pane & Salumeria Sauro d’Itália

Rua Cubatão- 831- Vila Mariana – São Paulo

Tel.: (11) 5084-0480/0415

Horários:

3ª feira, 4ª feira e Domingo: das 11 às 17 horas.
5ª feira, 6ª feira e Sábado: das 11 às 22 horas
Email: contato@sauroditalia.com

https://www.youtube.com/watch?v=UpGs_vJykxE&feature=youtu.be

O Chef Sauro Scarabotta ministra cursos de salumeria e pães com fermentação natural para o público em geral e profissionais. Acompanhe a programação no site.

 

Sair da versão mobile