Ícone do site Olhar Turístico

Travel South USA – Louisiana, cultura única, música original e gastronomia própria

Primeiramente conhecido como Território de Orleans, o nome Louisiana é em homenagem a Luis XIV, pois foi um francês que primeiro chegou ao território pelo Rio Mississipi, que cruza o Estado de alto a baixo terminando em uma enorme foz na cidade de New Orleans. Depois de posses Espanholas, Inglesas e Francesas o Estado foi comprado de Napoleão pelos Estados Unidos, que no início do século XIX mais que dobrou de tamanho.

Por sua colonização notadamente católica, o Estado é o único dividido em Parishes ou Paróquias ao invés de Condados como os outros Estados Americanos.

Louisiana é conhecida como o mais feliz Estado Americano, por conta de seu rico passado multicultural, sua música e sua gastronomia, que podem ser conhecidos por meio de uma variedade de atrações.

Na região da capital do Estado, Baton Rouge, o maior rio Norte Americano é pontilhado de Plantations ou Propriedades Rurais onde se cultivavam principalmente algodão e açúcar. Fortunas com a agricultura foram comuns nesta região antes da Guerra Civil Americana. Atualmente os proprietários destas terras restauraram a estrutura para receber visitantes e apresentar como eram a vida de proprietários e escravos que viviam ali em meados do século XIX.

Plantation

O território Cajun ocupa muito do litoral do Golfo do México e surgiu de um grupo etnológico formado por descendentes de Franceses expulsos do agora território território leste do Canadá. Muito locais ainda falam o dialeto Cajun e a sua culinária é distinta e única no Mundo, pois contem influência dos povos nativos da região.

Seafood Gumbo ©Lafayette Convention & Visitors Commission

No centro do Estado pode ter contato com outra referência étnica, os Creoles, nome dado para diferenciar os locais dos Espanhóis e Franceses que ocupavam o território. Estes grupo pode ter além de descendentes Europeus, os Africanos e Nativos em seu sangue. Sua culinária mescla a cozinha Cajun com a culinária Sulista Americana. Por isso Louisiana é também conhecida como Creole State.

Cultura Cajun

O norte do Estado tem uma colonização mais Anglo Saxônica e até mesmo o sotaque pode ser bem diferente. A cultura e a culinária também serão diferenciadas e muito mais parecidas com outros locais do Sul dos Estados Unidos.

A região de New Orleans é conhecida pelo nativo Jazz, que ecoa em todas as ruas da festiva cidade, onde além do ritmo popular também cultua o Mardi Gras, festa similar ao Carnaval. Seus quarteirões são repletos de arquitetura, história e museus que retratam a feliz mistura e excelente diversidade da cidade que está abaixo do nível do mar. Nesta região também são encontrados os pântanos do Estado.

Na gastronomia o Estado, além de ser a sede da Tabasco também é o maior produtor de Crawfish (uma espécie de lagostim muito utilizado na culinária local) e um dos maiores processadores de ostras da América. Boa parte de sua cozinha vem do Golfo do México com influências Caribenhas.

Crawfish

 

Informações turísticas:

www.louisianatravel.com

 

 

 

 

 

 

Sair da versão mobile