Ícone do site Olhar Turístico

Travitália, polentas com vista panorâmica

O bairro do Traviú em Jundiaí tem esse nome devido ao morro que pode ser avistado das mesas da varanda do Restaurante Travitália, que uniu o nome local ao da Itália.

Antes dos colonos, os indígenas utilizavam o morro de referencia para não se perder no caminho de volta pra casa.

Em 1893 isso começou a mudar, pois o bairro recebeu famílias de imigrantes vindos de Campinas, mas que eram originalmente do Norte da Itália. As famílias Brunelli, Carbonari, Lorenzon, Tomasetto e Steck adquiriram a Fazenda Traviú.

O restaurante Travitália pertence a uma destas famílias. As famílias vinham do cultivo em fazenda de café e se estabeleceram no Bairro do Traviú que foi mais um bairro colônia formado a partir do Núcleo Barão de Jundiaí, uma estrutura governamental montada para receber os imigrantes italianos na região de Jundiaí. Os imigrantes que vieram para esta região, atualmente na 3a e 4a gerações são em sua maioria do Norte da Itália, já divisa com a Áustria, principalmente do Vêneto e Trento. Os locais afirmam que houve um tempo em que os moradores do bairro não passavam um dia sem comer a polenta, típica receita do norte da Bota.

Gastronomia Italiana

O Restaurante Travitália dispõe de grande estacionamento, iluminação natural em todos os salões e uma vista incrível de parreiras e outras plantações nas fazendas vizinhas do bairro. As verduras e hortaliças utilizadas no restaurante são orgânicas e de procedência local.Para lembrar que estamos no interior de São Paulo, os visitantes são recebidos com uma excelente cachaça disposta em garrafão na entrada do salão. Segundo os proprietários Rui e sua esposa Dinah, a pinga JP é um patrimônio da cidade, há muitos anos oferecendo cachaça com terroir de Jundiaí. De sabor suave e fácil de tomar é a melhor maneira de abrir apetite e esquentar um pouco.


Como forma de manter as tradições do bairro, a especialidade do restaurante são as polentas. O carro chefe da casa é a receita que inclui recheio de mussarela, molho de calabresa defumada e costelinha de porco desfiada e recebe o nome do Monte Traviú. Porém posou para foto a delicada Polenta Vêneto com creme de gorgonzola, funghi secci e shitake.

Polenta Veneto

Além das polentas moles, outra especialidade é a Bruschetta de Polenta, onde depois de fria e mais endurecida, a polenta é colocada na chapa (brostolada) e coberta com tomate picado, manjericão e gratinada com queijo. Ótima opção de entrada baseada na especialidade da casa.

Bruschetta de Polenta

Mas as massas também são muito apreciadas, todas feitas pela irmão de D. Dinah, a Rosa Steck. Uma das criações especiais da casa é o Canelone Travitália feito com massa de espinafre recheada com pasta de abóbora e parmesão com molhos vermelho e branco. O sabor delicado e a qualidade dos ingredientes fazem a diferença neste recanto da Itália no interior de São Paulo.

Canelone Travitália

Steck Bier

O restaurante oferece dentre as bebidas servidas a cerveja artesanal de Jundiaí, a Steck Bier. A cerveja encorpada e de coloração turva amarelo-dourada é fabricada nas versões Pilsen e Weiss.

Este é o local ideal para coroar um almoço de fim de semana com muita história, ingredientes da melhor qualidade e receitas que valerão a lembrança.

 

 

Serviço

Restaurante Travitália
Rua Roberto Carbonari, 135, Jundiaí-SP

(11) 4582-1883

http://www.travitalia.com.br/index.php

 

Os apoiadores do Projeto Jundiaí     

  

 

Sair da versão mobile