Ícone do site Olhar Turístico

Zaatar – tempero Árabe que pode mudar seu café da manhã

O Zaatar consiste numa mistura de especiarias (condimento) original do Oriente Médio. É popular em todo Magreb e é utilizado na culinária árabe desde a época medieval.

Assim como os temperos e masalas, o zaatar também tem suas variações, a partir da manjerona e do tomilho de onde se derivou o nome em árabe.

Tomilho

Outros componentes podem ser o orégano, tomilho, coentro, gergelim torrado, cominho, sal e sumagre (especiaria usada na culinária para dar acidez aos pratos e pode até substituir o limão).

O tempero é utilizado em diversas formas na cozinha desta região, misturado a queijos, massas de pão e azeites. Ele é utilizado em receitas traicionais como o queijo Chanclich e com queijo Labneh.

Em São Paulo, com uma enorme comunidade árabe de descendentes e imigrantes, esta mistura pode ser encontrada para venda em várias lojas especializadas e até supermercados.

O zaatar é feito em muitos países e em cada um ele sofre variações de ingredientes.

Restaurantes de Culinária Árabe em SP

Nos restaurantes o tempero geralmente cobre esfihas em casa de culinária árabe.

Mas uma das formas tradicionais de utilizar o zaatar é no café da manhã, com pão sírio. O Mana’eesh ou Manakish consiste em pão sírio regado de azeite e polvilhado de zaatar e é um dos mais populares itens de um café da manhã árabe.

Sugestão de café da manhã com zaatar:

– Fatie um queijo de sua preferencia e espalhe sobre a superfície de um pão sírio aberto;

– Polvilhe zaatar sobre o queijo

– Regue a cobertura com azeite de qualidade

– Aqueça por alguns minutos, até que o queijo derreta

 

Pronto!

Sair da versão mobile