Fotos Vencedoras do HIPA AWARD de Dubai, Prêmio Fotográfico Internacional com premiação recorde

Prêmio Fotográfico de Dubai obteve mais de 60 mil imagens inscritas
Prêmio Internacional de Fotografia – Dubai durante a Cerimônia do maior prêmio fotográfico do mundo

Fotos Vencedoras do HIPA AWARD de Dubai, Prêmio Fotográfico Internacional com premiação recorde

Hipa 2015 Exposição

Exposição das imagens premiadas, HIPA 2015

Fotos Premiadas no HIPA Award de Dubai, com premiação recorde

Em 16 de Março de 2015 aconteceu a Cerimônia de Entrega dos Prêmios do HIPA – Hamdan Bin Mohhamed Bin Rashid Al Maktoum, o maior prêmio fotográfico do mundo com um total de US$400 mil em todas as categorias.

Veja como foi a Cerimônia de Premiação

O tema da edição 2014-2015 foi “Life in Colour” e os prêmios foram concedidos aos seguintes artistas em suas respectivas categorias:

Categoria Life in Colour

Grande Prêmio                $ 120 mil

Nome:                 Anurag Kumar

País:                     Índia

GRAND PRIZE - Anurag Kumar - India

Descrição:

A cada ano, a Índia testemunha uma onde sem precedentes de vibração e cores durante a HOLI, o festival das cores, celebrado por todo o país. A foto poderia estar restrita à poeira vermelha e amarela, não fosse por um homem arremessando um punhado de pó azul, o que fez toda a diferença. Os participantes sentados parecem deixar a camada de cores assentar-se sobre eles, o que adiciona aspecto único a esta fotografia.

 

1º Lugar               $ 25 mil

Nome:                 Arna Bhat

País:                      Índia

1st Place - Aruna Bhat - India

Descrição:

Esta fotografia foi tirada no Ki Gompa, um monastério de Budistas Tibetanos no Himalaya Indiano. Todas as tardes, os jovens monges do templo tem tempo livre para brincar numa área próxima. Estes jovens monges, em seus roupões coloridos manifestão o verdadeiro significado de entusiasmo e alegria, diferente da muralha cinza atrás deles.

 

 2º Lugar               $ 20 mil

Nome:                  Zhang Xiangli

País:                      China

2nd Place - Zhang Xiangli - China

Descrição:

Esta imagem dos “flycatchers”do paraíso asiáticos foi captada na Vila de Sha Tin, província de Jiangxi, China. Mostra dois adultos (macho e fêmea) “flycatchers”do paráiso alimentando seus filhotes em um pequeno galho de árvore. Os levemente coloridos filhotes são vistos vulneráveis e fracos enquanto os adultos asseguram vida e esperança traduzindo “Life in Colour”.

 

 3º Lugar               $ 15 mil

Nome:                 Zeki Yavuzak

País:                     Turquia

3rd Place - Zeki Yavuzak - Turkey

Descrição:

Em Aydin, na Turquia, pimentões, berinjelas e abobrinhas são postar para secar no verão, como preparação para os meses gelados de inverno. Mulheres, jovens e crianças trabalham nesta delicada e cuidadosa tarefa, como uma maneira de receber dinheiro extra no verão, uma prática comum naquela parte do país. A garota na fotografia é uma estudante local do ginásio e que trabalha nesta atividade como um meio de ajudar sua família, assim como guardar dinheiro para seus estudos futuros.

 

 4º Lugar               $ 12 mil

Nome:                 Mujeeb Kizhakkechalil

País:                     Índia

4th Place - Mujeeb Kizhakkechalil - India

Descrição:

Esta imagem é vibrante por conta dos várias bandeirinhas de reza coloridas alinhadas acima do jovem monge, enquanto ele tenta tocar alguma delas. A foto capta não apenas suas emoções, mas também a vibração das sombras que refletem a inocência na cara do jovem monge. A simplicidade da fotografia encaixa-se com o deleite do jovem monge durante seu tempo de brincar e nos remete a pequenas coisas que nos mantém felizes.

 

5º Lugar               $ 10 mil

Nome:                 Fabrizio Moglia

Paía:                     Itália

5th Place - Fabrizio Moglia - Italy

Descrição:

A Península Kamchatka, na Rússia tem uma das mais ricas corridas de salmão do Pacífico, especialmente na Reserva Nacional de Vida Selvagem Kurile Lake. Desde a alvorada, os salmão vermelho tem sido a alimentação básica do urso marrom. A foto capta um grande urso russo na hora de sua refeição regular, com os olhos tranquilos e vitoriosos de caçador em contraposição aos olhos da vítima em nítido contraste, o salmão, que se debate assim que encontra seu destino.

 

 

Categoria Geral

 

1º Lugar               $ 15 mil

Nome:                 Harish Chavda

País:                     Inglaterra

1st Place - Harish Chavda - United Kingdom

Descrição:

Apesar de Dwain Chambers (à direita) não ser considerado um dos favoritos nas eliminatórias da Inglaterra para as Olimpíadas em Birmingham, ele definitivamente tinha algo em suas panturrilhas. Assim que Dwain cruza a linha de chegada ele sabe que sua posição de azarão atravessou as expectativas populares.  Seu grito e as marcas de cada músculo seu refletem o triunfo alcançado.

 

 2º Lugar               $ 12 mil

Nome:                 Ali Rajabi Shomali

País:                     Iran

2nd Place - Ali Rajabi Shomali - Iran

Descrição:

A foto foi tirada na 6ª Avenida em Nova Iorque em janeiro de 2014. O fotógrafo capturou os pedestres atravessando a rua em condições climáticas gélidas. Apesar das luzes vermelhas e o tempo frio indicam inatividade, a movimentação dos pedestres indo para seus destinos contrapõe esta ideia.

 

 3º Lugar               $ 10 mil

Nome:                 Antonius Andre Tjiu

País:                     Indonésia

3rd Place - Antonius Andre Tjiu - Indonesia

Descrição:

No reino animal, a batalha da sobrevivência é aparente, para viver é preciso matar. Esta foto foi feita no Sul de Borneo na Indonesia e apresenta uma águia de cores camufladas especialista em caçar serpentes. A cobra na fotografia se contorce na defensiva sabendo que sua melhor chance de sobreviver é atacando a águia.

 

  4º Lugar               $ 8 mil

Nome:                 Yvon Pierre Buchmann

País:                     França

SONY DSC

Descrição:

A foto foi tirada em abril de 2011 em uma estação de trens na cidade francesa de Bollwiller. O relógio da estação simboliza a estática do tempo oposto à passagem do trem que simboliza a velocidade do tempo. O homem parado é captado neste cenário conflituoso que indica que o trem da vida passa para você, se você não atender ao tempo.

 

 5º Lugar               $ 6 mil

Nome:                 Jaime Singlador

País:                     Filipinas

5th Place - Jaime Singlador - Philippines

Descrição:

A imagem mostra as crianças aproveitando a tarde num banho quente na Kawa, cheia de galhos secos e folhas orgânicas, as quais acreditam os locais tem poderes medicinais. Na região oeste das Filipinas, em Visayas existe uma cidade pequena chamada Sitio Tuno onde os locais preparam spas em banheira quentes com plantas medicinais colhidas na floresta das redondezas. A excitação das faces das crianças enquanto se banham combinam comas cores verdes e azuis em volta criando uma imagem pura para esta fotografia.

 

Categoria Faces (Preto e Branco)

 

1º Lugar               $ 15 mil

Nome:                 Rudoi Vladimirovich

País:                     Rússia

1st Place - Rudoi Vladimirovich - Russian Federation

Descrição:

Esta imagem foi tirada dentro de um estúdio e apresenta uma jovem chamada Stella-Maria. Com seu olhar profundo, Stella-Maria é capaz de cativar os apreciadores com sua inocência e juventude, aparecendo em cores preto e brancas. A sombra cobrindo parte da face de  Stella-Maria também adiciona intriga em sua face jovem. Seu rosto natural é um testamento da beleza capturada pela foto.

 

 2º Lugar               $ 12 mil

Nome:                 Kenneth Geiger

País:                     Estados Unidos

NN_25BURMA6

Descrição:

Esta fotografia reflete a inocência, a revolta e a falta de ajuda. Em 1989 a força armada rebelde de Burma juntou até 300 soldados, incluindo 100 mulheres guerrilheiras. Esta imagem foi captada em um dos pontos de vigília deste exército ao final de uma estrada poeirenta, ocupado por esta bela jovem com um rifle M-16 para proteger seu posto.

 

 3º Lugar               $ 10 mil

Nome:                 Chi Hung Cheung

País:                     Hong Kong

3rd Place - Chi Hung Cheung - Hong Kong

Descrição:

A foto foi trada em uma fria manhã de fevereiro, no ano novo chinês em Huangnan, China.A imagem mostra três mulheres idosas, cada uma carregando sua caneca de chá com manteiga enquanto conversam e riem. O impacto da imagem está no calor do sorriso das mulheres e também o vapor que emana de seus chás, o que parece fortalecer ainda mais sua amizade.

 

4º Lugar               $ 8 mil

Nome:                 Ali Zohari

País:                     Emirados Árabes Unidos

4th Place - Ali Zohari - United Arab Emirates

Descrição:

Esta foto é de uma senhora vietnamita, que vive próxima a uma montanha há muitos anos, vendo os turistas irem e virem.  As rugas parecem ter sido graciosamente posicionadas como caminhos que levam a muitas histórias, muitas preenchidas com simplicidade e sabedoria. A janela por trás mostra que há luz suficiente na sua vida para eu outros caminhos sejam trilhados.

 

5º Lugar               $ 6 mil

Nome:                 Xyza Dela Cruz Bacani

País:                     Filipinas

5th Place - Xyza Dela Cruz Bacani - Philippines

Descrição:

Este retrato informal de uma criança através de um vidro translúcido em Hong Kong se diferencia pela faixa lisa na altura de seus olhos. É nesta faixa que o poder da foto está com os olhos da menina olhando pela primeira vez em sua idade precoce. Seus sinais de curiosidade e inocência contrastam com suas mãos tentando avançar para o desconhecido.

 

 

Categoria Foto Noturna

 

 1º Lugar               $ 15 mil

Nome:                 Peng Li

País:                      China

1st Place - Peng Li - China

Descrição:

Esta foto foi tirada em uma antiga casa chinesa chamada “Diaojiaolou”na cidade de Fenghuang, localizada perto do rio Tuojang na Província de Hunan. Diaojiaolous servem geralmente de hotéis e restaurantes na Província de Hunan, por causa de seu grande charme e beleza. Com o cair da noite, inúmeras lanternas proveem luz dentro do Diaojiaolou, oferecendo uma visão surreal do passado e presente na fotografia.

 

 2º Lugar               $ 12 mil

Nome:                 Ho Sung Wee

País:                      Malásia

2nd Place - Ho Sung Wee - Malaysia

Descrição:

A imagem capta a pesca com fogo sulfúrico, um  método ancestral e sustentável de pesca perto de Jinschan, em Taiwan. Pescadores adicionam água ao súlfur para obter acetileno, que é utilizado para produzir luzes que atraem pequenos peixinhos prateados que pulam fora d’água.

 

 3º Lugar               $ 10 mil

Nome:                  Nguyên Minh Tân

País:                      Vietnam

3rd Place - Nguyễn Minh Tân - Vietnam

Descrição:

 

 4º Lugar               $ 8 mil

Nome:                 Alexandre Buisse

País:                      França

4th Place - Alexandre Buisse - France

Descrição:

A foto foi tirada em janeiro de 2014 em uma escalada no Lau Bij no Gran Paradiso Park, no Vale Aosta na Itália. O maravilhoso  gelo combina muito bem com o flash da fotografia, mostrando a transparência das cores azuis escuros do gelo, assim como a movimentação atlética dos alpinistas. Texturas únicas do gelo com raio de luz azul, com profundidade de campos se comparado a distancia dos alpinistas e a do fotógrafo.

 

 

5º Lugar               $ 6 mil

Nome:                  Daniel Cheong

País:                      França

5th Place - Daniel Cheong - France

Descrição:

Esta foto foi feita do Address Hotel na Dubai Marina. A fachada do prédio é feita de vidro e  por isso e muito reflexiva, cuja vista cria um poderosa “vertigem”. O maior impacto visual desta fotografia é o senso de desorientação para quem vê pela primeira vez. A paisagem em volta e a vista do prédio que dá vertigem cria um senso de confusão na cabeça do apreciador e alguns podem ter de olhar mais de uma vez para entender a imagem.

 

Saiba como foi a Cerimônia de Premiação do HIPA

Conheça as marcas que vestiram os jornalistas em Dubai